Ensinando Pré-socráticos Pluralistas através de Atividades: Vídeo, Bolinhas de Gude e Lego / Tangram

Ensinando Pré-socráticos Pluralistas através de Atividades: Vídeo, Bolinhas de Gude e LEGO / Tangram

Olá, marujos! Hoje, mostrarei como vocês podem estar ensinando os pré-socráticos pluralistas através de várias atividades lúdicas. Como cada pré-socrático pluralista tem uma teoria, considerei que era mais fácil fazer uma atividade para cada explicação e, assim, deixar a aula mais interessante. Após breve recapitulação de quem são os principais pré-socráticos pluralistas e suas teorias, vou explicar cada atividade que desenvolvi. Vamos lá!

Ensinando Pré-socráticos Pluralistas através de Atividades: Relembrando o Conceito

Os pré-socráticos pluralistas foram aqueles os quais disseram que a arché era desde sempre composta por mais de um elemento natural. Ou seja, a matéria primordial já seria mais de uma desde o início. Dessa forma, a origem da diversidade do universo nada mais é do que as diferentes combinações desses elementos primordiais.

Os principais pré-socráticos são:

Empédocles de Agrigento: para esse filósofo, o universo tal como conhecemos surgiu das diversas combinações e separações de quatro elementos primordiais: água, ar, fogo e terra. Logo, para ele, esses elementos eram indivisíveis e podiam se relacionar, gerando tudo o que conhecemos hoje.

Anaxágoras de Clazômenas: para esse filósofo, o universo tal como conhecemos é uma combinação de uma infinidade de homeomerias. Homeomerias seriam partículas indivisíveis e invisíveis que possuem um mesmo tamanho e forma, mas seus conteúdos possuem qualidades diferentes (ou seja, são feitos de “coisas” diferentes). Essas “coisas” seriam um punhado de vestígios de tudo aquilo que encontramos hoje no universo.

Leucipo de Abdera e Demócrito de Abdera: ambos são os principais nomes da chamada escola atomista que, como o nome sugere, propuseram o átomo como o elemento primordial do universo. Porém, diferentemente do átomo que conhecemos hoje, o conceito de átomo desses pré-socráticos era uma partícula invisível e indivisível feita de uma mesma qualidade (ou seja, uma “coisa” única), mas que possuía uma variedade infinita de tamanhos e formas. Da combinação de diferentes átomos, surgem as variações de seres da natureza.

Para entender melhor sobre o tema, recomendo o artigo: Pré-socráticos Descomplicado: Os Primeiros Filósofos.

Ensinando Pré-socráticos Pluralistas através de Atividades: Desenho Capitão Planeta

Capitão Planeta é um desenho dos anos 90 que falava da preservação do meio-ambiente através da história de um super-herói o qual surgia quando os poderes de cinco elementos – água, fogo, terra, vento e coração – eram combinados e lutava contra agressões ao ecossistema.

Atividade Proposta

Exibir um episódio da animação Capitão Planeta. Como sugestão, indico exibir o episódio 1: Um Herói para o Planeta Terra. Porém, se preferir um link já no YouTube, indico o episódio 14: Acidente na usina Nuclear.

De modo geral, o episódio escolhido não faz muita diferença porque em todos eles existe a invocação do Capitão Planeta. A vantagem de exibir o primeiro episódio é que existem mais explicações sobre os poderes e a forma como cada jovem foi escolhido.

Relação com a Matéria

Após exibir o episódio, o professor destacará a utilização dos quatro elementos da natureza (fogo, ar [na figura do vento], terra e água) como as forças primordiais da Terra. Essa utilização, que se repete em várias produções culturais e religiões, tem inspiração na filosofia de Empédocles.

Explicar que, para o filósofo, cada um desses elementos possuía propriedades únicas e, por isso, não poderiam um ser criado do outro (como propuseram alguns pré-socráticos monistas). Sendo assim, seria mais lógico que todos esses quatro elementos existissem desde sempre e formassem a natureza.

Sobre o “poder do coração” da animação, ele não está diretamente ligado à filosofia de Empédocles porque representa mais a força vital, a vida no desenho. Porém, o professor pode mencionar que Empédocles defendia que existiam duas forças chamadas amor e ódio que seriam aquelas que unia e separava os elementos. Dessa forma, podemos fazer uma analogia do poder do coração com a força amor, que une os demais elementos para criar o Capitão Planeta.

Interdisciplinaridade

Biologia/Sociologia: Como toda a temática do desenho gira em torno da ecologia e da preservação do meio-ambiente, os professores de biologia e sociologia podem dar suas contribuições através dos seus conhecimentos de área, destacando a importância e urgência desse tema.

Ensinando Pré-socráticos Pluralistas através de Atividades: Bolinhas de Gude

As bolinhas de gude, para quem não conhece, são uma pequena esfera feita de vidro, pedra ou metal. É um jogo infantil, que possui vestígios históricos desde 2500 a.C.

Existem diversas formas de brincar com elas, sendo a mais famosa o “jogo do mata” (em que cada jogador tenta acertar a bolinha do outro em uma área aberta) e o “jogo do círculo” (em que um círculo é desenhado, um número de bolinhas é colocada lá dentro, e os jogadores precisam jogar suas bolinhas para tirar do círculo as bolinhas apostadas).

Porém, o mais importante aqui é um modelo de bolinha de gude chamada no Brasil de “olho de gato“. Essa bolinha é de vidro transparente e possui rajados de diversas cores e combinações dentro delas, fazendo um efeito muito bonito.

Atividade

O professor deve levar um punhado de bolinhas de gude “olho de gato” para a escola. Todas devem possuir o mesmo tamanho, mas variarem o quanto for possível dos desenhos de seu interior.

O professor deve distribuir uma bolinha para cada aluno e pedir para eles compararem suas bolinhas com as dos outros alunos e dizerem o que existe em comum e o que existe de diferente entre elas.

É esperado que eles digam que de comum é o fato delas terem o mesmo tamanho e serem do mesmo estilo; e de diferente, que elas possuem combinações variadas de cor.

O professor também pode propor um jogo que consistirá em um desafio de encontrar todas as bolinhas de gude que possuem a mesma combinação de elementos ou encontrar todas as bolinhas de gude que possuem variações de elementos.

Nesse caso, o professor deve ter ciência de quantas bolinhas de cada tipo ele está levando, para poder dizer aos alunos que eles precisam, por exemplo, encontrar as quatro iguais ou as quatro diferentes.

Ganharia o jogo os alunos que fizerem a combinação primeiro.

Relação com a Matéria

Após as brincadeiras, os alunos compreenderão que o destaque está na bolinha ser igual em forma e tamanho e diferente no “conteúdo”. Será a partir disso que o professor explicará a filosofia de Anaxágoras, mostrando que essas bolinhas representam as homeomerias e que suas combinações gerariam tudo o que existe.

Interdisciplinaridade

Educação Física: O professor pode propor vários jogos infantis tradicionais com bolinhas de gude para movimentar a turma. Talvez, criando até uma minicompetição. 

Ensinando Pré-socráticos Pluralistas através de Atividades: LEGO & Tangram

LEGO é o nome de uma marca de produtos (mas que acabou também virando o nome popular desse produto) que consiste em peças de plástico de diferentes tamanhos e formas que podem ser encaixadas umas nas outras com uma aderência relativamente forte a qual permite e criação de diferentes figuras. 

Tangram é um quebra-cabeça chinês relativamente popular na educação infantil para estimular a criatividade das crianças e ensinar formas geométricas. Com ele, pode-se criar mais de cinco mil figuras combinando suas sete peças.

Atividade

O professor deverá levar para sala um balde de peças LEGO (ou qualquer outra marca), sendo que é importante todas terem a mesma cor para evitar qualquer confusão na compreensão do conteúdo.

Outra possibilidade é levar vários tangram (novamente, sendo importante as peças terem a mesma cor) para a sala ou até mesmo fazê-los na hora com os alunos.

Utilizando os blocos de montar ou o tangram, o professor pode fazer uma competição entre os alunos, declarando como vencedor o aluno ou grupo de alunos que fizer a figura mais bonita ou mais complexa usando o material disponibilizado.

Relação com a Matéria

A proposta de encaixar ou combinar diferentes formas simples para criar algo mais complexo é exatamente a forma como os atomistas acreditavam que o mundo tal como o conhecemos foi criado. Partindo de uma infinidade de elementos simples – que eles chamaram de átomos (que estão representados pelas peças de LEGO ou tangram) -, o universo se formou da combinação “infinita” desses elementos para criar elementos complexos (que estão representados pelas criações dos alunos).

Interdisciplinaridade

Artes: O professor de artes pode aproveitar para falar sobre estilos artísticos que utilizam formas geométricas para suas produções (como o cubismo) ou pode falar de arte contemporânea, mostrando artistas que fazem esculturas de LEGO.

Química: O professor de química pode apresentar as semelhanças e diferenças entre o átomo pré-socrático e o conceito científico atual de átomo. Ele também pode explorar a natureza complexa das cadeias moleculares, incluindo suas formas e tamanhos, para mostrar as combinações dos átomos e das moléculas para formar o mundo visível.

Ensinando Pré-socráticos Pluralistas através de Atividades: Conclusão

Como podem ver, essa será uma aula bem variada, com muitas coisas a serem feitas e muito conhecimento a ser adquirido pelos alunos. Acredito que será algo bem dinâmico, o qual deixará os alunos bem entretidos durante todo o tempo. No final, creio que todos entenderão as propostas filosóficas dos pré-socráticos pluralistas. 

E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

———————————————————————————————

APOIE NOSSAS VIAGENS!

Faça um PIX de APENAS R$0,10 (dez centavos) 

Ensinando Pré-socráticos Pluralistas através de Atividades: PIX

Chave PIX: contato@naudosloucos.com.br

———————————————————————————————

Posted in Atividades, Filosofia Lúdica and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.