Blog

Olá, marujos! Sejam bem vindos ao Blog “Nau dos Loucos”!

Essa parte do site é dedica aos artigos que escrevo. Aqui, você encontrará textos que vão te ajudar a conhecer ou entender Filosofia de um jeito novo. Cada categoria tem sua missão, e todas convergem para te mostrar que Filosofia é legal e essencial para a humanidade!

Filosofia Descomplicada: aqui você aprenderá alguns temas da Filosofia de uma forma descomplicada. Os textos têm uma linguagem simples, que dialogam com você. Com vários exemplos e algumas indicações para outras mídias, a ideia é que você consiga aprender de uma vez por todas as grandes teorias filosóficas. Ah! Se mesmo assim você não entender, pode deixar lá no comentário sua dúvida que eu respondo. 😉

Filosofia Lúdica: a base da Filosofia sempre foi texto (leitura e interpretação) ou ensinamento oral. Acaba que as aulas de filosofia podem ficar muito repetitivas e chatas se sempre forem desse jeito. A proposta dos artigos dessa categoria é mostrar formas de ensinar alguns temas filosóficos de uma forma diferenciada, através de um jogo, uma dinâmica, um trabalho em grupo ou qualquer outra forma que encontrarmos de sair do tradicional “cuspe e giz”!

Reflexões Nerds: eu me considero nerd e sempre defendi que os conteúdos que consumo (por exemplo, filmes, séries, desenhos/animes, quadrinhos/mangás, jogos etc.) podem nos levar a reflexões. Algumas muito filosóficas, outras um pouco menos. Algumas que se assemelham a teorias filosóficas já existentes, outras com propostas novas. Seja qual for o caso, é possível refletir através de um conteúdo nerd. Essa é a proposta dessa categoria: ver várias reflexões filosóficas inspiradas na cultura nerd.