Ensinando Falácias através de Gamificação: Jogo das Falácias

Ensinando Falácias através de Gamificação: Jogo das Falácias

Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar ensinando sobre falácias através de uma gamificação. Nessa proposta, os alunos irão ler conceitos e exemplos de falácias e tentar encaixar com os nomes delas. A intenção é que eles raciocinem para relacionar todas as informações, tendo o auxílio do professor para ajudá-los quando for necessário. Vamos lá!

Ensinando Falácias através de Gamificação: Relembrando o Conceito

Falácias são os raciocínios não válidos, ou seja, raciocínios que possuem alguma falha de argumentação a qual impede que a conclusão seja alcançada logicamente pelas informações dadas previamente.

Esses raciocínios podem ser inválidos sem querer (e aí podemos chamar de paralogismos) ou propositalmente (e aí podemos chamar de sofismas).

As falácias também podem ser divididas em falácias formais porque as invalidades estão na forma como o raciocínio foi feito ou informais porque as invalidades estão no conteúdo do argumento.

Existem uma série de falácias formais e informais, as quais possuem nomes, definições e explicações do motivo de serem falácias.

Para uma explicação mais aprofundada e descomplicada sobre esse tema, recomendo a leitura do artigo: Falácia Descomplicada: Como não Ser Enganado!

Ensinando Falácias através de Gamificação: Jogo das Falácias

Observação

Eu trabalhei com meus alunos apenas as falácias informais. Por isso, todo o material que disponibilizarei aqui só contém falácias informais.

Caso você queira também trabalhar as falácias formais, não tem problema: é só pegar os arquivos que disponibilizarei e modificar os textos.

No caso das falácias formais, elas ocorrem quando são violadas as regras do silogismo. Então, você pode modificar os termos “Título” por “Regra” e “Definição” por “Erro Cometido” na tabela que criei.

Para essas informações de regras, erros cometidos e exemplos, segue um artigo com todas eles: Silogismo Descomplicado: Lógica Formal Aristotélica.

Apresentação

O jogo que elaborei consiste em fornecer ao aluno uma folha com uma tabela contendo os títulos das falácias e espaços em branco para as definições das falácias e exemplos ilustrativos.

O desafio é preencher essa tabela com fichas que contêm as definições e os exemplos de forma embaralhada.

Segue abaixo uma imagem com a tabela completa e a tabela vazia:

Ensinando Falácias através de Gamificação Jogos das Falácias (Completo)Ensinando Falácias através de Gamificação Jogos das Falácias (Títulos)

Preparação do Jogo em Casa

Você deve imprimir um kit por grupo de trabalho. Eu sugiro trabalhar com uma média de cinco alunos por grupo.

O kit consiste na tabela contendo apenas os títulos – que servirá de base para montar ordenadamente as fichas – e uma outra folha com a tabela completa – da qual você cortará as definições e exemplos que se transformarão nas fichas.

Recomendo colar tanto a folha da tabela quanto as fichas em um papelão fino ou papel cartão para evitar que voem e se percam. Fora, é claro, que garante mais maneabilidade e durabilidade aos kits.

Links para download dos arquivos: Jogo das Falácias (Completo) e Jogo das Falácias (só Título).

Preparação no Começo da Aula

  1. Divida a turma em grupos;
  2. Entregue uma tabela para cada grupo;
  3. Entregue um kit com as definições já embaralhadas e um kit com os exemplos já embaralhados.

Começando a Aula

  1. Explique aos alunos o que são falácias, que elas podem ser cometidas consciente ou inconscientemente e os tipos que existem (formais e informais);
  2. Explique que as falácias podem ser cometidas quando algumas regras não são seguidas (no caso das falácias formais) ou quando os conteúdos da argumentação não sustentam as conclusões dadas (no caso das falácias informais);
  3. Se você for trabalhar com as falácias formais, explique aos alunos que eles possuem uma tabela com as regras que devem ser seguidas para se obter um argumento válido e que eles precisarão compreender e relacionar essas regras com os erros cometidos que geram as falácias formais e com exemplos de cada um desses erros;
  4. Se você for trabalhar as falácias informais, explique aos alunos que eles possuem uma tabela com os nomes atribuídos aos tipos de falácias informais e que eles precisarão compreender e relacionar as definições dessas falácias e relacionar os exemplos para cada uma delas;
  5. Se achar necessário, use a primeira regra/título como exemplo, dizendo qual é a resposta e como os alunos devem posicionar as fichas;
  6. Dê um tempo para a execução dessa tarefa. Acredito que 10-15 minutos sejam suficientes;
  7. Assim que eles acabarem, o professor vai até o grupo e aponta o que está certo e retira da tabela o que está errado. Caso o grupo tenha acertado a combinação de Erro/Exemplo ou Definição/Exemplo, mas a colocou na Regra/Título errado, retire junto a combinação e explique isso ao grupo para que eles não misturem a combinação;
  8. Peça ao grupo para rearranjarem novamente aquilo que estava errado;
  9. Repita o passo 6 e 7 até o grupo acertar tudo. Vá ajudando o grupo a entender porque está errado, fazendo-o ver com outros exemplos ou com outras palavras onde deveria encaixar corretamente cada ficha.

Variação: Em vez de já entregar os kits contendo Erro/Definição e os kits com os exemplos juntos, você pode distribuir primeiro só o kit Erro/Definição e proceder com o passo a passo até acertarem toda essa coluna. Depois, entregue o kit com as fichas de exemplo e repita o passo a passo.

Conclusão da Aula

Quando todos os grupos tiverem acertado as suas tabelas, é esperado que eles tenham compreendido quais são os erros para se cometer uma falácia formal e quais são os tipos de falácias informais. Entretanto, se achar necessário, esclareça eventuais dúvidas.

Se achar válido, pontue com 1,0 ou 2,0 pontos todos que verdadeiramente participarem do jogo. Inclusive, pode-se usar essa atividade como uma das avaliações obrigatórias do bimestre.

Ensinando Falácias através de Gamificação: Interdisciplinaridade

Uma possibilidade de interdisciplinaridade seria com Português / Redação.

Em Língua Portuguesa, é trabalhado o conceito de falácias, mas normalmente se usa o termo sofisma. Com isso, pode-se unir a aula sobre sofisma da disciplina Língua Portuguesa com essa aula de falácias de filosofia.

A correta argumentação é a base para uma boa redação dissertativa. Com isso, o professor de redação pode aproveitar alguns exemplos desse jogo ou até trazer exemplos próprios para mostrar erros cometidos por alunos ao fazerem suas argumentações nas redações e que, consequentemente, irão prejudicá-los.

Segue um link com slides de sofismas da atualidade: Sofismas da Atualidade por Helia Coelho Mello Cunha.

Ensinando Falácias através de Gamificação: Conclusão

Essa proposta de filosofia lúdica é bem simples de ser aplicada e bem eficaz. Ajuda a explicar a matéria de uma forma tranquila e leve e proporciona ao aluno uma posição de pró-atividade porque exige dele pensar e buscar entender as relações necessárias do conteúdo. Nessa atividade, a função do professor é acompanhar e estimular o aluno a pensar sozinho. No final, a aula passa rápido, o professor não se estressa nem gasta sua voz falando alto e os alunos aprendem a matéria de forma mais próxima, já que eventuais dúvidas costumam ser esclarecidas grupo a grupo.

E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

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Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.