Estoicismo Através de Dinâmica

Estoicismo Através de Dinâmica

Olá, marujos! Hoje vamos ver como trabalhar o estoicismo através de dinâmica. Esse artigo é legal tanto para quem quer ensinar quanto quem quer aprender filosofia, porque a dinâmica ajuda a entender a proposta filosófica. Vou dar uma resumida nos principais aspectos da teoria estoica, explicar a dinâmica, mostrar como aplicá-la e sua ligação com o tema filosófico. Vamos lá!

Estoicismo

O estoicismo é uma das teorias filosóficas que surgiram no período helênico (período em que a Grécia foi conquistada pela Macedônia).  A escola estoica foi fundada em 300 a.C. por Zenão de Cítio em Atenas. O nome “estoicos” vem do local em que a escola foi fundada: o Pórtico Pintado (stoá em grego). Logo, estoicos seriam os “filósofos do pórtico”.

Para os estoicos, o ser humano é um microcosmo, enquanto a natureza é um macrocosmo. Por isso, para o ser humano alcançar a felicidade verdadeira, suas ações deveriam estar em acordo com o fluxo natural das coisas. Para esses filósofos, não existe vida após a morte. Nós nos reintegraremos à natureza e apenas assumiríamos outra forma no macrocosmo.

Como a natureza segue um curso racional, devemos alcançar a ataraxia (paz interior), aceitando tranquilamente os acontecimentos da vida. Devemos, para isso, desenvolver uma fortaleza interior ou a apatheia (uma indiferença a tudo o que acontece). A práxis (união entre teoria e prática) dessa doutrina precisa de um autocontrole e austeridade de vida.

Estoicismo Através de Dinâmica: “O que você faria se…”

Proposta

Os jovens têm grandes indagações sobre a vida e como reagir diante das situações que lhes são apresentadas. Muitos não sabem como reagir e também não sabem pedir ajuda.

Outra característica dos jovens (de todos nós, na verdade) é a curiosidade. Mesmo não passando por uma determinada situação, os jovens gostariam de saber como alguém reagiria diante daquilo.

A dinâmica “O que você faria se…” tem o objetivo de descobrir como alguém reagiria diante de alguma situação, seja cotiana ou banal, seja  inusitada ou extrema. A dinâmica pode ser feita com questões pré-determinadas, mas a proposta aqui é que cada aluno escreva uma questão que será respondida aleatoriamente por outro aluno.

Passo-a-passo

  1. Fazer um círculo com a turma, e pegar uma folha e caneta para cada aluno;
  2. Cada aluno escreve a frase “O que você faria se…” e completa com a sua questão;
  3. Os papeis serão recolhidos, embaralhados e redistribuídos;
  4. Cada um responderá a uma pergunta de outra pessoa;
  5. As respostas serão lidas e debatidas.

Objetivos

O principal ensinamento do estoicismo é a aceitação daquilo que acontece conosco, entendendo que tudo está seguindo um fluxo racional. Quando ouvimos as respostas dadas pelos alunos, especialmente se as questões forem bem provocativas, iremos dialogar com eles se as reações que eles teriam são rações de aceitação ou reações de negação do fato acontecido.

Com isso, indagaremos o porquê deles terem escolhido aceitar ou negar e tentar entender os motivos. Iremos perceber que cada aluno reage diferente do outro, e que alguns fatos são mais fáceis de serem aceitos do que outros.

Enquanto vamos conversando com os alunos, vamos mostrando a teoria estoica. Vamos explicando que a atitude de aceitar concorda com a proposta estoica, enquanto que a atitude de negar o fato vai contra a proposta dos estoicos.

Exemplos Concretos

Quando apliquei essa dinâmica, tivemos algumas perguntas interessantes e respostas bem diversificadas. Seguem alguns casos:

O que você faria se… descobrisse que sua namorada (ou seu namorado) te traiu com seu melhor amigo (ou melhor amiga)?: Aqui teve gente que foi do “paciência, o que eu vou fazer” até “eu vou bater nela / nele”.

O que você faria se… descobrisse que está grávida / sua namorada está grávida?: Aqui teve gente que foi do “vou aceitar e criar a criança” até “vou fazer aborto clandestino / não vou assumir”.

O que você faria se… ficasse tetraplégico?: Aqui teve gente que foi do “vou continuar vivendo e me adaptar” até “preferiria morrer”.

Estoicismo Através de Dinâmica: Interdisciplinariedades

Essa aula pode ser trabalhada em conjunto com os professores de história, competências socioemocionais e psicólogo.

História: o professor pode aproveitar o tema para trabalhar o período histórico do helenismo, explicando como se deu a conquista de Alexandre, o grande.

Competências socioemocionais: uma das novidades da BNCC é o trabalho das competências socioemocionais. Algumas escolas incluíram disciplinas para fazer esse trabalho, como, por exemplo, a Escola da Inteligência do Dr. Augusto Cury. Se a sua escola tiver algum professor específico, seria interessante chamá-lo para essa aula, pois ela tem muita relação com o tema, já que falamos de autocontrole, aceitação, negação etc.

Psicólogo: a presença do psicólogo é muito importante porque pode ajuda a perceber algum aspecto que precisa ser trabalhado no aluno. Dependendo das respostas que o aluno der às perguntas e/ou seu posicionamento diante de outras respostas, o profissional pode perceber a necessidade tanto de intervir na hora para dar um conselho ou apaziguar uma tensão entre os alunos, quanto fazer uma intervenção posterior, em particular, caso veja algo mais sério.

Estoicismo Através de Dinâmica: Conclusão

A palavra chave para o sucesso dessa dinâmica é liberdade. Para aplicá-la bem e tirar bons frutos, deve ser dada total liberdade para os alunos se expressarem, garantindo, obviamente, o respeito. Acredito que essa dinâmica deve ser aplicada desde o começo da aula, porque ela colocará os alunos “no clima” para entender a proposta estoica.

Dependendo do andamento da dinâmica, ela pode ser encerrada e a aula passar para uma explicação mais tradicional dos conteúdos, após ser feita a relação entre aceitar as situações que a vida traz; ou pode-se deixar evoluir o debate, fazendo pontuações precisas do conteúdo durante as intervenções entre uma resposta e outra, e deixar a parte “decoreba” para uma leitura posterior em casa ou exercícios. Faço essa colocação porque sei que essa dinâmica pode enveredar por questões muito interessantes, e não acho positivo interrompê-la só porque precisa-se dar a parte burocrática do conteúdo (normalmente datas, locais, definições dos conceitos).

E aí? O que achou da proposta? Deixa aí nos comentários se mudaria alguma coisa ou como foi o resultado! Gostou da dinâmica e/ou do tema? Compartilha com seus colegas para que mais pessoas tenham acesso a esse artigo! Quer sugerir algum conteúdo para ser dinamizado ou alguma dinâmica para que eu descubra uma forma de relacionar com a filosofia? Entre em contato comigo.

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

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Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.