Ensinando Teoria das Ideias de Platão através de Jogo: Jogo dos Grupos

Ensinando Teoria das Ideias de Platão através de Jogo: Jogo dos Grupos

Olá, marujos! Hoje estarei ensinando como trabalhar a teoria das ideias de Platão através de um jogo simples e de baixo custo que criei: o Jogo dos Grupos. Irei relembrar brevemente esse conteúdo filosófico e mostrar como preparar e aplicar o jogo, além da possibilidade de interdisciplinaridade. Vamos lá!

Ensinando Teoria das Ideias de Platão: Relembrando o Conceito

Em sua teoria metafísica, Platão defende a existência de dois mundos reais. Um seria esse em que estamos, sensível, o qual seria formado por cópias imperfeitas e é transitório (está sempre mudando). O outro seria inteligível (acessado apenas pela razão), o qual seria formado por ideias perfeitas e seria permanente (não muda).

As ideias seriam os objetos da verdade, os quais devemos buscar entender através da razão. Enquanto que as suas cópias sensíveis seriam objetos do engano, os quais devemos evitar.

Essa teoria serviria para explicar porque somos capazes de classificar vários seres individuais como sendo pertencentes a um mesmo grupo (por exemplo, somos capazes de identificar diversos objetos como sendo cadeiras, mesmo elas não sendo idênticas e sem confundi-las com uma mesa), porque as coisas mudam e mesmo assim permaneceriam sendo as mesmas (por exemplo, nós, que mudamos de aparência desde quando éramos bebês e ainda somos as mesmas pessoas) , e porque podemos atribuir uma mesma qualidade a seres e situações muito distintas (por exemplo, podemos dizer que uma criança, um animal e uma obra de arte são bonitos).

Caso queiram aprofundar esse conteúdo, recomendo a leitura do artigo A Teoria das Ideias Descomplicada: Metafísica de Platão.

Ensinando Teoria das Ideias de Platão: O Jogo dos Grupos

Materiais

Como material, você vai precisa apenas de papel, impressora e tesoura para cortar as fichas que estão disponibilizadas aqui: Jogo dos Grupos (Metafísica de Platão).

Eu sugiro que essa folha com as fichas seja colada em um pedaço de papelão para ficar mais resistente. Nesse caso, também precisaria do papelão e de cola.

Entendendo o Jogo

Conforme você pode observar na imagem abaixo, existem diversas palavra que fazem referência a alguma coisa. No caso, são seis grupos (nacionalidades, raças de cachorro, cores, modelos de carro, Pokémon e séries de TV). Cada grupo possui seis elementos. Totalizando 36 fichas.

Ensinando Teoria das Ideias de Platão através de Jogo: fichas

A proposta é entregar todas essas fichas embaralhadas para os alunos. E o desafio é que eles separem todas as fichas nos seus respectivos grupos sem poderem consultar nada.

Eu sugiro separar a turma em grupos. Eu testei com quatro grupos e funcionou bem. Cada folha tem dois jogos de 36 fichas. Então, é só imprimir quantas folhas forem necessárias para atender a demanda dos grupos.

Disputa

Como forma de estímulo, você pode criar uma competição entre os grupos ou contra o relógio.

Se for entre grupos, o grupo que finalizar primeiro a separação das fichas corretamente ganha.

Se for contra o relógio, o professor estipula um tempo e os grupos que conseguirem separar todas as fichas dentro do tempo previsto ganham.

Em ambos os casos, quando um grupo anunciar que terminou, o professor verifica. Se alguma ficha estiver fora do lugar, o professor aponta qual é e a separa, dando nova chance ao grupo para colocar as erradas no lugar certo.

Como costumo sugerir, o professor pode conceder pontos como forma de incentivo.

Variações

Eu coloquei seis grupos que apresentam uma certa variedade de assuntos. Mas você não é obrigado a usar os mesmos grupos que usei nem os mesmos elementos. Pode editar as informações como preferir.

Outra possibilidade é trocar os nomes por imagens. Nesse caso, até amplia as possibilidades, podendo colocar, por exemplo, seis imagens de cadeiras diferentes. Eu usei nomes por uma economia de tinta. Porém, acho que imagens seria bem melhor já que o agrupamento partiria do visual (tal como foi observado por Platão).

Ensinando Teoria das Ideias de Platão: Relacionando o Jogo com o Conteúdo

Conforme relembramos, a grande questão metafísica de Platão era explicar de onde veio a nossa capacidade de olhar para seres individuais e conseguir associá-los como pertencentes a um mesmo grupo (no caso, todos sendo cópias imperfeitas de uma ideia perfeita).

Nesse jogo que os alunos acabaram do jogar, eles irão fazer exatamente aquilo que Platão observou (agrupar seres individuais através de algum critério).

Após o jogo, o professor deve questionar os alunos sobre os critérios que eles usaram para fazer os agrupamentos corretos. O professor também pode provocá-los, perguntando porque não poderiam ter juntado dois elementos distintos (por exemplo, uma raça de cachorro com um modelo de carro).

Todas as respostas servirão de estímulo para o professor introduzir a filosofia metafísica de Platão, mostrando qual foi a reposta do filósofo para essa nossa capacidade de agrupar corretamente os elementos.

Como já devem ter percebido, a sugestão é que o Jogo dos Grupos seja jogado no começo da aula, como preparação para a explicação do conteúdo filosófico.

Ensinando Teoria das Ideias de Platão: Interdisciplinaridade

Uma possibilidade de interdisciplinaridade seria com a Biologia.

Nesse caso, usar-se-iam nomes ou imagens de animais ou outros seres vivos para serem agrupados (pelo reino, filo, classe etc.). A ideia, aqui, seria aproveitar o conteúdo de filosofia para também explicar a divisão que a biologia faz para classificar os seres vivos.

A combinação dessas duas disciplinas mostraria, inclusive, como que funciona o pensamento humano: ambas (a classificação biológica e a metafísica de Platão) são esforços dos seres humanos em querer entender como funciona o nosso mundo e como podemos compreendê-lo verdadeiramente.

Ensinando Teoria das Ideias de Platão: Conclusão

Como podem ver, o jogo que proponho é relativamente simples para ser adquirido e jogado. O desafio também é relativamente fácil, servido mesmo como forma de introdução ao conteúdo, criando uma situação que estimula o aluno a querer entender filosoficamente como ele foi capaz de ter a sagacidade de agrupar corretamente os elementos nos seus respectivos grupos.

E aí? O que achou dessa proposta de aula com jogos? Deixa nos comentários a sua opinião! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

Posted in Filosofia Lúdica, Jogos and tagged , , , , , , .

Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.