Ensinando Sublimação da Arte através de Dinâmica: Desenho Subliminar

Ensinando Sublimação da Arte através de Dinâmica: Desenho Subliminar

Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar ensinando a Sublimação da Arte através de uma dinâmica. Nessa dinâmica, os alunos farão um desenho para expressar subliminarmente algum desejo. O objetivo da atividade é fazer os alunos compreenderem na prática a filosofia de Sigmund Freud. Vamos lá!

Ensinando Sublimação da Arte através de Dinâmica: Relembrando o Conceito

Para o psicanalista Sigmund Freud, todos nós temos desejos reprimidos, impulsos que a sociedade não aceita e guardamos para nós.

Inconscientemente, a arte serve de sublimação desses desejos reprimidos. Colocamos na arte tudo aquilo que gostaríamos de ser e fazer e a sociedade não deixa.

Isso ocorre tanto com o criador da arte quanto o apreciador da arte. Ambos encontram na arte uma forma socialmente aceita de extravasarem seus verdadeiros “eus”.

Ensinando Sublimação da Arte através de Dinâmica: Desenho Subliminar

Apresentação

A proposta consiste nos alunos fazerem em sala um desenho em que eles expressem algum desejo de forma subliminar.

Preparação

Você vai precisar de folhas de papel e material de desenho/pintura (tais como lápis de cor, giz de cera coloridos, canetinhas, tintas guache etc.).

Eu utilizo tudo o que a escola me disponibiliza, sempre avisando previamente para dar tempo de já deixarem tudo separado.

Execução

Para os alunos entenderem a proposta, o ideal é que o professor explique a teoria freudiana antes da dinâmica.

Para facilitar o entendimento da proposta, dê exemplos aos alunos tais como: “se o seu desejo é ser rico, desenhe algo que remeta à riqueza ou o que você faria com o dinheiro” ou “se você gostaria de ter mais liberdade, desenhe algo escapando da prisão – como um pássaro fugindo da gaiola”.

Coloque todo o material sobre a mesa e deixe os alunos a vontade para pegarem as folhas e os materiais que utilizarão.

Deixe claro que não está sendo exigido nenhuma habilidade artística e sim uma expressividade sincera. Dessa forma, eles não precisam se preocupar com perfeição das formas na hora de desenhar. Ao contrário, se assim preferirem, podem até mesmo fazer uma arte abstrata.

Recomendação

A reflexão de Freud é que expressamos desejos reprimidos através da nossa arte. Porém, não acho prudente exigir isso dos alunos porque eles podem se sentir muito expostos.

Sendo assim, costumo pedir para eles desenharem algo importante para eles, algo que “vem lá do fundo do coração” deles, podendo ser algum desejo oculto ou não.

Eu sempre falo que a intenção da atividade é dar a chance para eles “porem para fora” algo que eles não conseguem normalmente fazer com palavras, mas que ninguém é obrigado a revelar (mesmo que subliminarmente) algo secreto.

Dessa forma, aqueles alunos que quiserem se expressar mais sinceramente poderão fazer isso, e os que não estiverem a fim de fazer a proposta freudiana não irão ficar te perturbando ou reclamando.

Avaliação

Eu costumo usar essa atividade como uma das avaliações bimestrais. Assim, garanto que todos cumpram a proposta.

Obviamente, como o desenho é subliminar, não tem como fazer um julgamento objetivo. Logo, todos que cumprirem a proposta – fazendo um desenho – ganharão os pontos da atividade.

Ensinando Sublimação da Arte através de Dinâmica: Pós Aula

Exposição

Nas minhas experiências, a maioria dos alunos se empenha bem em fazer a proposta, colocando de fato os sentimentos no desenho.

Com isso, são criados trabalhos muito lindos que podem ser expostos na turma ou na escola.

Contudo, como os desenhos contém assuntos pessoais, alguns alunos podem não querer se expor (mesmo que os demais não saibam de quem é o desenho nem o que ele representa).

Logo, só exponha os desenhos de quem deixar!

Conversa com Orientação Educacional / Psicólogo Escolar

Como disse acima, a proposta original é que os alunos de fato coloquem em sua arte seus sentimentos mais sinceros e, talvez, ocultos. Por isso, podem surgir algumas situações “complicadas”.

Por exemplo, pode ocorrer de alguém assumir pela primeira vez sua homossexualidade, ou confessar um bullying ou agressão familiar.

Nesses casos, é importante conversar superficialmente com o aluno e encaminhá-lo para o melhor funcionário que a escola tiver para lidar com a situação, deixando claro que você quer ajudá-lo e não expô-lo.

Ensinando Sublimação da Arte através de Dinâmica: Relacionando a Dinâmica com a Matéria

Pode ser que já tenha ficado óbvio até aqui, mas a ideia dessa dinâmica é o aluno fazer a experiência de sublimar seus desejos através da arte, tal como Freud disse que fazemos.

Dessa forma, não vejo como fazer essa atividade antes da explicação. Para mim, a dinâmica tem que vir depois, como forma de compreensão/prática do conteúdo aprendido.

Ensinando Sublimação da Arte através de Dinâmica: Interdisciplinaridade

Esse jogo permite uma interdisciplinaridade com Artes.

Uma proposta interessante é combinar essa atividade de sublimação da arte com as aulas sobre uma ou múltiplas estéticas artísticas.

Por exemplo, se o professor de artes estiver ensinando cubismo ou expressionismo, o aluno pode já fazer sua arte sublimada em um desses dois estilos.

Outra opção, especialmente se a exposição for viável, é cada aluno ou grupo de alunos fazer sua arte segundo um estilo diferente, e a exposição de artes vai combinar tanto o conhecimento dessas estéticas quanto o reconhecimento dos alunos-artistas.

Nessa parceria, o professor de Artes vai orientando o aluno dentro do estilo artístico e o professor de filosofia vai orientando o aluno dentro da proposta freudiana.

Ensinando Sublimação da Arte através de Dinâmica: Conclusão

Essa é uma das atividades que tenho mais orgulho em ter pensado. De modo geral, a recepção é excelente. A grande maioria dos alunos se engaja e alguns até se emocionam enquanto fazem seus trabalhos. Esse é um dos momentos em que você vê a importância da filosofia na prática, criando algo que marcará a vida dos alunos.

E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

———————————————————————————————

APOIE NOSSAS VIAGENS!

Faça um PIX de APENAS R$0,10 (dez centavos) 

Ensinando Sublimação da Arte através de Dinâmica: PIX

Chave PIX: contato@naudosloucos.com.br

———————————————————————————————

Posted in Dinâmicas, Filosofia Lúdica and tagged , , , , , .

Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.