Ensinando Sofistas através de Jogo: Tinco

Ensinando Sofistas através de Jogo: Tinco

Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar ensinando os sofistas através de um jogo. O jogo em questão é Tinco, cujo objetivo é ser o primeiro a reunir as cartas necessárias para ganhar. A proposta é que os alunos entendam, através da mecânica de troca e blefe a filosofia sofista, que valorizava mais o convencimento e a persuasão por relativizarem a verdade. Vamos lá!

Ensinando Sofistas através de Jogo: Relembrando o Conceito

Os sofistas foram filósofos de classe média que trabalhavam com aulas de retórica (argumentação) e oratória (falar em público) para quem podia pagar.

Eram criticados por serem “mercenários do saber” e relativizarem a verdade, dando mais valor à persuasão (convencimento pela emoção).

Os principais sofistas foram Protágoras e Górgias.

A principal frase sofista é: “o ser humano é a medida de todas as coisas” (somos nós que decidimos o que é a verdade ou o melhor para nós).

Para uma explicação mais aprofundada sobre os sofistas, recomendo: Sofistas Descomplicado.

Ensinando Sofistas através de Jogo: O Jogo Tinco

Apresentação

O jogo Tinco é distribuído pela empresa Devir. Nele, você é um discípulo que passará por um treinamento.

Nesse treinamento, você precisa ser o primeiro a juntar cartas iguais e não ficar com o tinco (medalhão quebrado).

A negociação entre os jogadores é livre, não tendo turnos e nem precisando falar a verdade na hora de fazer as trocas.

No final da rodada, para cada situação (juntar cartas iguais e/ou não ficar com o tinco) ou nenhuma dessas situações, você ganha ou perde pontos.

Quem atingir a quantidade necessária de pontos, ganha.

Para uma explicação mais detalhada, veja o vídeo: Tinco Review + Gameplay.

Para Comprar

 

Jogando

Sugiro fazer o jogo no começo da aula, para que ele sirva de motivação para a explicação posterior.

1°. Explique as regras para os alunos;
2°. Mostre como são as cartas;
3°. Faça a distribuição e dê o início da partida.

Se você só tiver um jogo, vai ter que fazer de seis em seis alunos (máximo do jogo). Se tiver mais de um jogo, dá para fazer mais de uma partida ao mesmo tempo.

Premiação

Pode-se dar 0,5 ponto de participação e 1,0 ponto para quem ganhar.

Ensinando Sofistas através de Jogo: Variação Simplificada com o Jogo Tinco

Devido ao tempo limitado que temos em sala de aula e o fato de que provavelmente só teremos um jogo, eu desenvolvi uma partida simplificada (mas que mantém a proposta original).

Nesse modelo, o objetivo é juntar as cinco figuras de animais iguais. A negociação continua livre e com possibilidade de mentir. Ganha o primeiro que juntar as cinco figuras iguais.

Nesse formato, ignoramos a pontuação e a necessidade de recolher os pedaços do medalhão.

Esse modelo torna tudo mais rápido, mas ainda mantém um dinamismo interessante.

Ensinando Sofistas através de Jogo: Variação Simplificada com Baralho ou Cartas Impressas

Caso não tenha o jogo e não possa comprá-lo, dá para fazer uma adaptação.

Usando Baralho

Separe sete tipos de cartas de cada naipe iguais (por exemplo: Ás, 2, 3, 4, 5, 6 e 7). Vai dar 28 cartas.

Separe dois coringas.

Assim, você terá 30 cartas no total.

O objetivo ainda é o mesmo, só que os alunos terão que juntar as quatro cartas iguais, uma de cada naipe (exemplo, os Áses de ouros, copas, espadas e paus).

Ainda jogarão seis alunos por vez e, na distribuição, cada um receberá cinco cartas em vez de seis.

De resto, tudo segue igual.

Usando Cartas Impressas

Outra possibilidade é imprimir cartas de animais de algum jogo do mico ou jogo da memória na internet.

Imprima 5 cópias de sete animais e 1 cópia de um oitavo animal.

Imprima em uma folha mais grossa ou cole-a num papel mais grosso para aumentar a durabilidade e maneabilidade das cartas.

Nesse caso, as regras são as mesmas do Tinco simplificado.

Ensinando Sofistas através de Jogo: Relacionamento o Jogo com a Matéria

Os sofistas ficaram famosos por serem professores daqueles que queriam ter voz e vez nos debates públicos atenienses.

Para alcançar os objetivos dos seus alunos, os sofistas não abriam mão de estratégias de negociação e persuasão (técnicas que, muitas vezes, foram criticadas pelos demais filósofos).

Eles faziam isso porque tinham uma visão relativa da verdade: o que é verdade para mim pode não ser para você e vice-versa, e o que é verdade agora pode não ser depois e vice-versa.

Dessa forma, todo o discurso só teria como objetivo o convencimento e não existiria certo ou errado, verdades ou mentiras na hora de fazer com que o outro concorde comigo ou faça o que eu preciso que seja feito.

Foi exatamente dessa forma que os alunos agiram durante a negociação de troca de cartas. Eles não foram obrigados a mentir ou falar a verdade, eles tinham apenas que negociar da melhor forma para juntar primeiro as cartas iguais e ganhar. A estratégia de cada um foi livre e cada um escolheu como convencer a outra pessoa a passar a carta que precisava.

Uma provocação interessante é o professor questionar porque algum aluno mentiu na hora de trocar a carta se ele considera que mentir é “errado” e esperar ele responder que “queria ganhar” ou “era permitido pelas regras do jogo”. Com isso, o professor pode questionar que o aluno relativizou o conceito de verdade, ao aceitar que para ganhar ou durante um jogo, contar mentiras seria “certo” ou “aceitável”.

Ensinando Sofistas através de Jogo: Interdisciplinaridade

Essa aula pode ser dada junto com artes ou qualquer outra matéria.

Artes

Em vez de usar o jogo Tinco original, os alunos podem ser convidados a criarem suas versões dos animais mostrados ou até outros animais. Cada aluno faria um animal predefinido e, com as 36 artes, teríamos o jogo.

Outras Disciplinas

Os animais iguais poderiam ser trocados por conjuntos de coisas relacionadas a matéria. Exemplos:

Biologia – cinco exemplos de cada reino ou cinco exemplos de órgãos ou partes do corpo de cada sistema;

Matemática – cinco cálculos que dessem o mesmo resultado (o aluno teria que fazer o cálculo para saber qual é o número da carta). Tipo, uma carta é “1 + 1” e a outra é “5 – 3” (ambas são 2);

Química – cinco elementos químicos que pertencem a mesma família da tabela periódica.

E seguindo essa lógica, cada professor pode pensar no que trabalhar nas cartas.

Obviamente, nesses casos, as cartas teriam que ser confeccionadas em sala ou previamente.

Ensinando Sofistas através de Jogo: Conclusão

Tinco é um jogo simples e bem divertido. No começo, os alunos podem ficar confusos com as regras e um pouco travados, mas logo irão se soltar e começar a negociar com vontade. Além disso, as variações sugeridas abrem possibilidades para todos poderem criar seu baralho de jogo em casa ou até mesmo na escola.

E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

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Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.