Reflexão sobre Super Mario Bros. O Filme: Perseverança, Persistência e Insistência

Reflexão sobre Super Mario Bros. O Filme: Perseverança, Persistência e Insistência

Olá, marujos! Hoje, faremos uma reflexão sobre Super Mario Bros O Filme. Nessa película, baseada na franquia de jogos do Mario, o encanador bigodudo se junta à princesa Peach para salvar o Reino dos Cogumelos e libertar seu irmão Luigi do temível Bowser. Na reflexão, falarei sobre a Perseverança de Peach, a Persistência de Mario e a Insistência de Bowser: duas qualidades e um defeito presentes no filme e importantes de compreendermos. Teremos alguns spoilers do filme na parte da reflexão. Vamos lá!

Sobre o Filme (SEM Spoilers)

Super Mario Bros. O Filme foi lançado em 2023. É uma animação com história própria, baseada na franquia de jogos do personagem Mario, ícone da Nintendo.

Mario e Luigi são irmãos de ascendência italiana que moram no Brooklyn (famoso bairro nova-iorquino, nos Estados Unidos). Eles são encanadores e abriram uma empresa própria, a qual não está lucrativa.

Na ânsia de conseguir destaque midiático, ambos descem até os esgotos da cidade para tentar solucionar um problema hidráulico e acabam caindo em um cano mágico, que leva Luigi até o Reino das Sombras (domínio de Bowser) e Mario até o Reino dos Cogumelos (domínio da Peach).

Mario vai até a princesa pedir auxílio. Lá, descobre que a monarca também está com problemas. Por isso, ambos decidem se juntar e pedir ajuda ao Rei Kong.

Assim, começa a aventura! Quer saber como tudo acabará? Veja o filme nos cinemas!

                    

Reflexão sobre Super Mario Bros O Filme: A Perseverança de Peach

Segundo o CHAT GPT, perseverança é:

“A capacidade de continuar tentando mesmo quando as coisas ficam difíceis ou quando obstáculos surgem. É a qualidade de manter-se firme em sua determinação e continuar a trabalhar em direção a um objetivo mesmo quando parece que não está fazendo progresso. A perseverança muitas vezes envolve paciência e determinação para enfrentar desafios difíceis e superá-los”.

Essa definição está de acordo com aquilo que vimos da Peach no filme. Ela possui um senso de dever muito grande e leva muito a sério sua posição de líder. Ela está ciente que as condições atuais do Reino dos Cogumelos tornam impossível uma resistência à investida do exército do Bowser. Por isso, ela não mede esforços para buscar soluções.

Em um primeiro momento, ela aceita a humilhação de pedir ajuda ao rei Kong. Não porque ela é orgulhosa, mas porque ela sabia que o rei Kong iria se vangloriar sobre isso com ela. Depois, quando seu plano inicial fracassa, ela cede ao Bowser e aceita casar-se com ele para salvar seu reino. Porém, mesmo nesse momento, Peach não se entregou porque tinha arquitetado um plano para tentar impedir o vilão durante a cerimônia.

Peach sempre soube que seu desafio era enorme. Ela sempre entendeu que teria muita dificuldade em conseguir proteger seu reino, mas nunca desistiu de tentar buscar meios para isso. Quando o primeiro plano falhou, ela não esmoreceu e partiu para um segundo.

Peach nos serve de exemplo para não desistirmos de nossos objetivos por mais difíceis que eles sejam. Existem muitas situações em que a chance de dar certo é muito pequena, mas ela ainda existe. Perseverar é ter fé que, de alguma forma, a solução será alcançada.

Não estou defendendo aqui uma fé cega e passiva, no sentido de depositar sua esperança em algo ou alguém e ficar parado esperando as coisas acontecerem. Estou defendendo que, se existem chances, elas devem ser perseguidas – mesmo diante de muitas dificuldades.

Eu tenho muitos alunos das escolas públicas que sonham em ser médicos. Vai ser fácil para eles? Não! É possível? É! Por isso, sempre aplaudo a iniciativa e aviso que é possível, mas será preciso perseverar porque o desafio é grande. Dentro dessa perseverança, eles precisarão estudar muito e aceitar que podem não conseguir de início. Mas que isso não significa desistir. Obviamente, o que não pode é eles ficarem levando os estudos de qualquer jeito e acreditarem que dessa forma passarão para medicina…

Dessa forma, sejam perseverantes como a Peach e lutem pelos seus objetivos, por mais difíceis que possam parecer. Probabilidade baixa significa que existem chances, mesmo que poucas. É nesse pouquinho que você precisa se apegar para continuar.

Reflexão sobre Super Mario Bros O Filme: A Persistência de Mario

Também segundo o CHAT GPT, persistência é:

“A capacidade de continuar tentando mesmo depois de ter falhado repetidas vezes. É a qualidade de continuar tentando alcançar um objetivo, mesmo quando você experimenta uma série de reveses ou fracassos. A persistência muitas vezes envolve resiliência e a capacidade de se recuperar rapidamente depois de uma falha, ajustar a estratégia e tentar novamente”.

Mario é exemplo claro disso no filme. A própria princesa faz chacota sobre isso com o encanador bigodudo.

No Reino dos Cogumelos, Mario teve que aprender a utilizar os modificadores de condição e a lidar com as estruturas, paisagens e características peculiares que existiam naquele lugar. No treinamento intensivo que fez, Mario “morreu” inúmeras vezes até conseguir, finalmente, terminar o percurso.

No Reino da Selva, Mario teve que enfrentar Donkey Kong e, literalmente, apanhou muito até conseguir derrotá-lo. A cada derrota, Mario sofreu, mas não desistiu. “Partiu para cima” novamente buscando outras abordagens até que, finalmente, conseguiu um modificador que lhe ajudasse a superar o inimigo.

No Reino dos Humanos, Mario enfrentou vários perrengues com seu irmão para ser reconhecido como um bom encanador. Como empreendedor, sentiu a dificuldade que muitos trabalhadores autônomos têm em conseguir serviços.

Precisamos lembrar que Mario é o principal personagem controlável pelo jogador. De modo geral, nós sempre somos o Mario nos seus jogos, especialmente nos primeiros. Dessa forma, podemos dizer que os jogos do Mario nos ensinaram a sermos persistentes. Foram várias vidas perdidas e game overs que passamos até concluir seus jogos.

As quedas e recomeços do Mario, durante seu filme, são um espelho das quedas e recomeços de todos os jogadores que não desistiram de salvar o dia em seus videogames.

Muitos dizem que jogos não ensinam nada para as crianças. Podemos dizer que os jogos do Mario foram capazes de ensinar isso: persistência. Inclusive, uma das críticas que existem aos jogos atuais é que eles possuem vidas infinitas ou salvamento automático, “facilitando” os jogadores a concluírem os jogos. Praticamente, não existe mais o famoso “voltar do começo”.

Na vida, existirão MUITOS momentos em que fracassaremos. Isso começa desde bebês, quando tomamos vários tombos ao tentar ficar de pé e começar a andar. Só que uma hora, conseguimos sucesso e aprendemos. O problema é que não lembramos mais dessa fase, de quanto isso foi difícil para nós. Mas o importante foi que conseguimos!

Depois, podemos pensar na escola: quantas vezes que estudamos para a prova e ainda assim fomos mal; no Enem/concurso público: quantas provas feitas até conseguir a vaga; na vida amorosa: quantas pessoas você namorou até achar sua cara-metade ou quantas vezes insistiu com alguém até essa pessoa aceitar sair contigo; no emprego: por quantos precisou passar até se estabilizar ou quantas vezes não conseguiu a promoção que esperava?

Pois é… a vida exige muita persistência da gente. Na maioria das vezes, estamos preparados ou demos o nosso melhor e mesmo assim as coisas não aconteceram simplesmente porque o nosso melhor naquele momento não era o suficiente ou existia alguém ainda melhor que a gente. Acontece e não tem o que fazer. É levantar, “sacudir a poeira” e tentar novamente de outra forma (porque fazer igual não adianta, né?).

Persistir é admitir que naquela hora não deu, mas que é possível; que você precisa rever onde errou ou onde pode melhorar e tentar novamente. Persistir é não desistir!

Reflexão sobre Super Mario Bros O Filme: A Insistência de Bowser

Novamente utilizando o CHAT GPT, temos a seguinte informação sobre insistência:

“Insistência se refere à ação de manter-se persistente e repetir algo com frequência, mesmo quando outras pessoas ou circunstâncias tentam impedi-lo ou desencorajá-lo. […]. No entanto, é importante lembrar que a insistência também pode ter um lado negativo, se alguém insiste em algo que não é saudável ou não é realista, mesmo quando há evidências ou conselhos contrários”.

É esse lado negativo, que vejo como defeito, que gostaria de trabalhar.

Bowser é apaixonado por Peach, mas seu amor não é correspondido. Em uma primeira tentativa exagerada, Bowser destrói um reino vizinho só para pegar a estrela mágica e oferecê-la de presente para Peach. Quando ela recusa o presente e o pedido de casamento, Bowser ameaça destruir o Reino dos Cogumelos se ela não topasse a união.

Não ficou claro para mim se Bowser já tinha tentado cortejar Peach anteriormente, mas só suas atitudes dentro do filme já deixam claro que ele estava agindo de forma descontrolada.

Ser apaixonado por alguém não lhe dá direito de fazer besteira! Essa visão de que o amor nos deixa loucos não justifica atitudes inconsequentes e prejudiciais, especialmente quando afetam terceiros ou a pessoa amada.

Bowser podia se apaixonar por Peach? Sim! Ele podia tentar várias abordagens lícitas para convencê-la a ficar com ele? Sim! Ele podia fazer o que fez? Não! A insistência de Bowser é um ótimo exemplo do que NÃO devemos fazer em nossas vidas!

Podemos querer muito uma coisa, mas existem limites morais para alcançá-la. Além disso, precisamos ouvir quem nos quer bem se aquilo que estamos buscando de todo o coração de fato será bom para nós. Às vezes, cegos pelo desejo, deixamos de perceber o quão errado estamos agindo e o quão mal aquilo que queremos pode nos causar.

Insistir, nesse contexto, é um defeito e deve ser evitado. Insistir, aqui, é você querer continuar numa empreitada que não está sendo legal nem para você nem para o resto das pessoas. Insistir, nesse contexto, é alcançar um resultado negativo quando observado a longo prazo ou de forma macroscópica.

Um exemplo atual é a guerra na Ucrânia. A Rússia não conseguirá mais, através de armamento “normal”, conquistar as terras que queria. Agora, ou ela vai ter que usar de armamento nuclear ou recuar. Ela não recua porque não quer admitir a derrota. Mas enquanto não faz isso, vidas inocentes se perdem e prejuízos de vários tipos se acumulam pelo mundo. Se ela insistir e apelar para armas nucleares, podemos ter uma 3ª guerra mundial ou, se as coisas não chegarem nesse ponto, ainda assim teremos prejuízos enormes pelo uso desses dispositivos. De qualquer forma, nada mais justifica a continuidade dessa guerra. Anexar um punhado de terras não vale o que já foi perdido e o que ainda se perderá.

Da mesma forma, insistir em um relacionamento fracassado também não adiantará de nada. Você está apenas prolongando o seu sofrimento e o da outra pessoa. Ao mesmo tempo, estão deixando de se abrir a novas oportunidades, que foram perdidas porque se estava insistindo naquilo que não tinha mais jeito. Se você e a outra pessoa sentem que não dá mais, que não se tem mais o que fazer, porque insistir? Porque Deus é contra a separação? Porque os amigos e parentes vão criticar? Porque os filhos vão sofrer? Porque não quer perder seus bens? Outro Motivo? Pense bem sobre cada um deles e veja se tudo isso que impede a separação agora não poderá, em médio ou longo prazo, ser contornado e o resultado acabar sendo melhor do que se está agora.

Insistir negativamente é querer fazer a mesma coisa da mesma forma e esperar um resultado diferente. Nesse contexto, é importante deixar claro que aquilo que chamo de resultado é a felicidade sua e dos envolvidos e não o objetivo prático imediato esperado.

Conclusão

Como foi possível ver, perseverança, persistência e insistência não são a mesma coisa, apesar de muitas vezes essas palavras serem usadas como sinônimas. Além disso, as atitudes de Peach, Mario e Bowser puderam nos mostrar como devemos ou não agir diante de situações do nosso cotidiano. Que possamos fazer as melhores escolhas possíveis porque, na realidade, só temos uma vida.

E aí? Curtiu essa reflexão sobre Super Mario Bros O Filme? Compartilha! Tem algo a acrescentar a essa reflexão sobre Super Mario Bros O Filme? Comenta! Quer uma reflexão sobre outro filme baseado em jogos de videogame? Entra em contato!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

———————————————————————————————

APOIE NOSSAS VIAGENS!

Faça um PIX de APENAS R$0,10 (dez centavos) 

Reflexão sobre Super Mario Bros. O Filme: PIX

Chave PIX: contato@naudosloucos.com.br

———————————————————————————————

Posted in Filmes, Reflexões Nerds and tagged , , , , , , , , , .

Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.