Introdução à Teoria do Conhecimento através de Jogo: Quiz
Olá, marujos! Hoje vou dar mais uma dica de como trabalhar filosofia de uma forma diferente. O tema dessa vez é como fazer uma introdução ao estudo da Teoria do Conhecimento através de um jogo. Vamos relembrar o que é gamificação da filosofia, mostrar quais são as principais questões presentes em uma introdução ao tema Teoria do Conhecimento e como trabalhar esse assunto através de um jogo de quiz. Vamos lá!
Gamificação da Filosofia
Para relembrar, a gamificação ou gameficação (do inglês gamification) é a proposta de trazer as características de um jogo (desafios, metas, recompensas, imersão) para uma realidade que não é um jogo propriamente dito. Na educação, é tida como uma das melhores formas de “chamar a atenção” para os conteúdos da aula.
Como jogador de videogame desde criança e agora professor de Filosofia, tento trazer sempre essa proposta para a sala de aula, porque eu sei como um jogo prende a nossa atenção e como essa atenção é importante para ensinar um conteúdo para um adolescente, que ainda não desenvolveu a maturidade necessária para gostar de algo apenas pelo conhecimento em si; precisando, dessa forma, de um estímulo extra.
Eu já escrevi alguns artigos com dicas de gamificação na filosofia. Vale a pena ler para ver a diversidade que existe. Têm tanto com jogos de tabuleiro tradicionais, como com jogos de tabuleiro modernos. Tem até com um jogo inventado por mim! 🙂
Introdução à Teoria do Conhecimento
Teoria do Conhecimento é a área da filosofia que busca entender o conhecimento. Dessa forma, os filósofos questionam uma diversidade de assuntos relacionados ao conhecimento. O que é conhecimento? Porque o ser humano busca conhecimento? Como se produz conhecimento? Como se adquire conhecimento? Quais são os tipos de conhecimento? Qual é a natureza, origem e alcance do conhecimento? Essas são algumas das principais perguntas que a filosofia busca responder a respeito desse tema.
Alguns dos principais filósofos e temas da teoria do conhecimento foram: Descartes e o Racionalismo; Hume e o Empirismo; e Kant e o Criticismo (ou Apriorismo).
Na parte introdutória, quando o professor apresente essa nova área ao aluno, as primeiras perguntas e respostas a serem trabalhadas são:
- O que é conhecimento? R: Em linhas gerais, conhecer significa o resultado da relação entre um sujeito (que conhece) e um objeto (o qual se quer conhecer). O produto dessa relação é o conhecimento.
- Porque o ser humano busca conhecimento? R: Para satisfazer a sua enorme curiosidade a respeito das coisas. Isso porque buscar saber mais faz parte da própria natureza humana. “Todos os homens têm, por natureza, desejo de conhecer” (Aristóteles, Metafísica).
- Como se produz conhecimento? R: Nós produzimos conhecimento através da articulação entre a realidade objetiva (como as coisas se apresentam aos nossos sentidos) e a realidade subjetiva (como percebemos essas coisas).
- Como se adquire conhecimento? R: Nós adquirimos conhecimento através da compreensão e da prática, com auxílio da memória.
Dessa forma, podemos dizer que produzir, adquirir e transmitir conhecimento é o que permite ao ser humano lidar com as tarefas do dia a dia e continuar evoluindo.
Introdução à Teoria do Conhecimento através de Jogo: Quiz (Perguntas e Respostas)
Se estamos falando de conhecimento, nada melhor do que introduzir o assunto através de um jogo que teste o conhecimento dos alunos! Por isso, a proposta é fazer uma disputa na sala através de um quiz (jogo de perguntas e respostas).
Passo a Passo
- Usar algum Jogo de Perguntas ou Pesquisar na Internet (tem que ter alternativas);
- Dividir a turma em dois blocos (por exemplo, Meninos x Meninas);
- Colocar duas mesas no centro, com dois pedaços de papel e duas canetas;
- Chamar uma dupla de cada lado;
- A pergunta é feita e a resposta é anotada;
- Acerto: +1 ponto / Erro: -1 ponto;
- Quem marcar 10 pontos primeiro ganha.
Adaptações
A proposta inicial, como pode ser vista, foi responder em dupla. Mas também pode ser de forma individual ou em grupo.
Eu sugeri anotar a resposta porque tentar fazer algo do tipo “quem fala primeiro” ou “quem levanta a mão primeiro” responde não dá certo. Uma outra alternativa seria a aquisição de uma mesa com campainha (que nem no quadro Torta na Cara), porque esse mecanismo não deixa uma campainha soar quando a outra é acionada (garantindo assim a certeza de quem apertou primeiro). Uma alternativa ao papel é usar aquelas plaquinhas tipo mini lousas (que nem aparece em programas de TV).
Eu não coloquei um tempo para a resposta, mas esse pode ser estipulado (por exemplo, um minuto).
Na minha proposta, os alunos não tem auxílio de Internet. Se for manter dessa forma, tem que ficar atento ou usar de estratégias (como chamar para frente quem vai responder). Se for liberar o uso da Internet (ou não puder controlar), sugiro fazer perguntas mais difíceis ou sem alternativas.
A ideia do acerto valer +1 ponto e o erro valer -1 ponto é para evitar o chute. Mas dependendo das perguntas, do tempo, e do nível e interesse dos alunos, é melhor deixar chutar para não ficar muito cansativo (falo isso por experiência própria).
Premiação
Como forma de premiar o grupo vencedor, o professor pode ofertar alguns pontos extras ou levar uma caixa de chocolates ou outro doce para ser dividido entre os vencedores.
Diversificações
Outros jogos que podem substituir esse modelo que apresentei é o próprio Torta na Cara (que eu já fiz e é bem divertido, apesar do trabalho antes e depois), o Passa ou Repassa, e o Show do Milhão (pode-se usar o jogo de tabuleiro ou o jogo de celular).
Inclusive, existem diversos aplicativos que trazem essa proposta de jogo de perguntas e respostas. Vale a pena procurar e testar para ver se dá pra usar em sala de uma forma que todos possam interagir. O Kahoot! é um site e aplicativo bem legal em que você pode criar seus quizzes, e mandar um código para os demais jogarem (mas exige que todos tenham o aplicativo ou acesso ao site, e Internet).
Objetivo da Atividade
Ao final da atividade proposta, o professor deve mostrar que todo o jogo dependia de uma coisa: conhecimento. Mostrar que todos nós estamos sempre conhecendo coisas novas, mas nos esquecemos de nos perguntamos o que é conhecimento, porque sempre estamos buscando-o, e como o produzimos e o adquirimos.
O professor explica o que é a Teoria do Conhecimento e responde essas primeiras perguntas, para mostrar aos alunos do que se trata essa área da filosofia e do que será trabalhado ao longo das próximas aulas.
Introdução à Teoria do Conhecimento através de Jogo: Interdisciplinaridades
Como o jogo de perguntas não tem um tema definido, uma das possibilidades é chamar professores de diferentes áreas para proporem perguntas para esse quiz. Nesse caso, o professor pode escolher estar presente para fazer a pergunta ou deixar anotado, com as alternativas e resposta.
Introdução à Teoria do Conhecimento através de Jogo: Conclusão
Jogos de perguntas e respostas são uns dos mais tradicionais e divertidos que existem. A forma de brincar pode variar um pouco de jogo para jogo, mas no final tudo depende de conhecimento. Essa é a proposta da atividade: valorizar o conhecimento em si. Essa gamificação é bem legal e pode ser uma das primeiras a serem feitas, para testar tanto a turma para essa proposta quanto o próprio professor que não esteja ainda familiarizado com gamificação.
E aí? Testou a atividade? Como foi? Deixa aí suas dicas nos comentários! Achou interessante? Compartilha para que outras pessoas possam descobrir esse jeito de ensinar filosofia! Quer sugerir outros jogos, temas filosóficos, ou ficou com alguma dúvida? Entra em contato comigo!
Até a próxima e tenham uma boa viagem!