Ensinando Metafísica de Aristóteles através de Atividades: Jogo do Relacione, Brincando de Massinha e Desenhando Vaso de Plantas

Ensinando Metafísica de Aristóteles através de Atividades: Jogo do Relacione, Brincando de Massinha e Desenhando Vaso de Plantas

Olá, marujos! Hoje, vou mostrar como você pode estar ensinando a metafísica de Aristóteles através de um conjunto de atividades lúdicas. Esse conceito filosófico costuma ser complicado de explicar apenas com a teoria porque é muito abstrato. Porém, com essas atividades de baixo custo, os alunos conseguirão visualizar muito melhor o que Aristóteles propôs na sua filosofia primeira. Vamos lá!

Ensinando Metafísica de Aristóteles: Relembrando os Conceitos

A teoria metafísica de Aristóteles tenta explicar o que é o ser das coisas, o que há de comum em tudo que existe. É o chamado “ser enquanto ser”.

Para identificar o ser das coisas, Aristóteles desenvolveu uma série de conceitos:

Ato e Potência – Seriam os dois modos de ser das coisas. Algo está sempre em ato. Ao mesmo tempo, ele possui potência para ser outra coisa. Dessa forma, o movimento de transformação de algo nada mais é do que a passagem de um ato para uma potência, a qual se tornará o novo ato e assim sucessivamente. É por isso que coisas diferentes na aparência ainda são a mesma coisa.

Forma e Matéria – Aristóteles dirá que todas as coisas são feitas de uma matéria-prima comum a tudo, sendo essa matéria potência pura (pode se tornar qualquer coisa). O que torna uma porção dessa matéria algo singular é a forma que ela recebe, entendida como ato puro. A forma enforma a matéria, dando-lhe as características sensíveis.

Substância – Todas as coisas possuem uma forma própria, que unida a um punhado de matéria-prima, gera uma substância. Substâncias são todas as coisas existentes, que podem ser classificadas em grupos devido as suas semelhanças.

Essência e Acidente – Toda a substância possui uma essência, que é uma característica peculiar e definidora daquela substância, sendo aquilo que não pode falar ou deixar de existir sem que descaracterize a substância. Já os acidentes são características mutáveis (podem ser de um jeito ou outro) e opcionais (podem existir ou não), e não descaracterizam a substância. A essência agrupa uma espécie, e os acidentes individualizam.

Para uma explicação mais aprofundada e descomplicada sobre esse tema, utilizando vários exemplos, recomendo a leitura dos artigos: Metafísica de Aristóteles Descomplicada e Conceito de Substância Descomplicado.

Ensinando Metafísica de Aristóteles: Jogo do Relacione / Ato e Potência

Atividade ‘Jogo do Relacione’

Eu preparei a folhinha abaixo que você pode baixar aqui. Nessa folha, que pode ser dividida para duas pessoas, os alunos terão que pensar e relacionar a figura isolada de cada grupo com um ou dois elementos do trio que está embaixo.

Você pode imprimir colorido ou preto e branco. A vantagem de colorido é que os alunos percebem melhor os detalhes e entendem o que são cada item. Eu testei preto e branco e alguns alunos não souberam identificar do que se tratava as imagens.

Eu optei por não identificar as figuras porque, na vida real, as coisas não possuem seu nome escrito nelas. Nós simplesmente olhamos e fazemos a relação. Porém, como alguns alunos podem não entender o que são algumas figuras, você pode colocar o nome ou falar para eles o que é cada coisa antes deles tentarem fazer sozinhos.

Além disso, obviamente, você pode trocar as imagens ou escolher outros elementos para fazer as relações.

No modelo que preparei, as relações são:

a) Caroço de manga com mangueira;

b) filhote de cachorro com cachorro adulto;

c) árvore com canoa e lenha;

d) criança com os idiomas português e inglês.

Ensinando Metafísica de Aristóteles: Jogo do Relacione

Relacionando com o Conteúdo

Após pedir para os alunos fazerem as devidas relações, o professor mostrará que nós possuímos essa capacidade de relacionar coisas diferentes por identificar que algo existe de comum a elas. Além disso, o professor mostrará que a figura isolada representa o Ato de um ser e que a as figuras relacionadas do trio representam as Potências daquele ser.

Nós naturalmente compreendemos que um caroço de manga só possui potência para ser uma mangueira. Que é impossível essa semente virar uma bananeira ou coqueiro. Logo, nós relacionamos essas duas imagens porque somos capazes de entender que elas são a mesma coisa, só que em modos de ser diferentes.

Ensinando Metafísica de Aristóteles: Brincando com Massinha / Forma, Matéria e Substância

Atividade ‘Brincando com Massinha’

O professor irá pegar um punhado de massinha de modelar (dessas escolares / para crianças) e dar para cada aluno.

Depois, o professor pedirá para o aluno dar uma forma para a sua massinha. A forma que o aluno quiser, sendo livre para modelar o que bem entender, dentro da sua imaginação e habilidade.

A ideia é que todas as massinhas sejam de cor única. Eu encontrei esses potes de 500 gramas, os quais você pode comprar quantos forem necessários. A cor não importa e, por isso, eu compraria a mais barata.

Eu também não sei quantas gramas ou o tamanho da porção indicada para a atividade porque eu não consegui testar essa atividade ainda.

Relacionando com o Conteúdo

Após os alunos darem forma para suas massinhas, o professor explicará que aquilo que eles fizeram é mais ou menos semelhante com o que ocorre na realidade, segundo Aristóteles.

A massinha seria análoga a matéria-prima comum a tudo (por isso é interessante serem todas da mesma cor). E a forma dada por cada aluno representa a forma que essa matéria recebe na natureza, se tornando uma substância.

Caso surjam duas formas parecidas (por exemplo, dois alunos criaram um boneco humanoide), o professor mostraria como esses modelos podem ser agrupadas em uma mesma espécie (nesse exemplo, representando a substância ser humano) mesmo não sendo idênticos. E assim funciona com todas as coisas que existem: seres humanos, cachorros, árvores etc.

Ensinando Metafísica de Aristóteles: Desenhando Vaso de Plantas / Substância, Essência e Acidente

Desenhando Vaso de Plantas

No verso da folha usada no jogo do relacione ou em outra folha qualquer, pedir para os alunos desenharem um vaso de plantas. Apenas isso, sem mais instruções. Caso você ou eles tenham material disponível, pode-se pintar o desenho também se quiserem.

Provavelmente, os alunos pedirão mais detalhes de como você quer ou como deveria ser esse vaso de plantas. Diga que é para eles fazerem do jeito que acharem melhor, da forma como eles imaginam ou lembram de um vaso de plantas. Deixe claro que não está sendo avaliada a qualidade artística do desenho.

Relacionando com o Conteúdo

Após os alunos fazerem o desenho / pintura, mostre que todos eles foram capazes de fazer um vaso de plantas, mesmo eles não sendo iguais entre si. Isso é o que caracteriza uma substância. Nesse caso, temos desenhada a substância “vaso de plantas”.

Depois, questionar os alunos sobre o que existe nesse desenho que faz com que todos entendam que é um vaso de plantas. A resposta é “capacidade de plantar uma planta nele”. Ou seja, o vaso não precisa estar naquele momento com uma planta, mas ele precisa ter um espaço adequado para se colocar terra e uma planta nele. Você pode mostrar o seu celular, apagador ou caneta de quadro e dizer que esse objeto não pode ser um vaso de plantas porque não dá para plantar nada neles. Logo, a característica “capacidade de plantar uma planta nele” é a essência de um vaso de plantas.

Com isso, todo o resto se torna uma característica acidental: o formato, o desenho nele, a planta, o tamanho, a pintura… todas são características mutáveis. E o melhor exemplo disso é observar que cada aluno criou um vaso diferente do outro (ou seja, cada um colocou características acidentais no desenho que o tornam diferente dos demais desenhos).

Ensinando Metafísica de Aristóteles: Conclusão

Quando dou essa aula, eu explico todos esses conceitos de uma vez só. Por isso, aplico todas essas atividades juntas. Porém, você pode adaptar para a sua preferência porque elas funcionam separadamente. Além disso, você pode usar essa atividade como uma das suas avaliações, dando um ou dois pontos para cada aluno que cumprir todas as tarefas propostas.

E aí? Alguma sugestão ou dúvida sobre essas atividades? Fala tudo nos comentários! Conhece alguém que vai gostar dessa proposta? Compartilha e divulga! Quer fazer alguma sugestão ou pedido? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

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Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.