Uma Reflexão sobre O Grande Desafio: A Lógica e o Debate a favor da Igualdade Racial

Uma Reflexão sobre O Grande Desafio: A Lógica e o Debate a favor da Igualdade Racial

Uma Reflexão sobre O Grande Desafio: A Lógica e o Debate a favor da Igualdade Racial

Olá, marujos! Hoje vamos fazer uma reflexão sobre o filme O Grande Desafio. Esse é um ótimo filme para vermos o valor do conhecimento e como atividades teóricas podem nos ajudar na prática profissional e como cidadãos inseridos em uma realidade social. Com ele, podemos fazer uma reflexão tanto sobre a importância do domínio da Lógica como conteúdo educacional, quanto da importância do debate acadêmico para formação de atores sociais conscientizados. O artigo terá spoilers, mas considero que vale a pena ler o artigo mesmo sem ter visto o filme. Creio que ao ver o filme você poderá aproveitá-lo muito mais. Vamos lá!

Sobre o Filme

O Grande Desafio é um filme de 2007, baseado em fatos reais, que conta a história do Clube de Debate da Faculdade Wiley, nos anos 30. O filme se passa nos Estados Unidos, no estado do Texas, onde a lei da época fazia uma segregação racial (leis de Jim Crow).

Acompanhamos a história do professor e treinado do time de debates Melvin B. Tolson (Denzel Washington), e dos membros do time. Enquanto professor e membros debatedores enfrentavam seus adversários no palanque, também tinham que lidar com os problemas sociais, em especial a discriminação constante e o perigo do linchamento.

O time começa com debates entre universidades negras (já que existia uma segregação racial vigente). Mas o sucesso e consecutivas vitórias fizeram com que eles enfrentassem universidades de brancos até disputar, no seu ápice, com Harvard.

Uma Reflexão sobre O Grande Desafio: O Valor da Lógica como Conhecimento Prático

No filme O Grande Desafio, acompanhamos não só os debates que o time de Wiley faz como também algumas etapas da sua seleção e preparação técnica. Isso é muito interessante porque vemos o uso de um conhecimento filosófico em sua prática.

É muito comum questionarem sobre a “utilidade” da filosofia, já que vivemos em uma sociedade utilitarista, em que tudo o que aprendemos tem que servir para algo prático, além do conhecimento em si.

Bom, podemos dizer para essas pessoas que um dos conhecimentos filosóficos mais práticos que temos é a Lógica. Essa é uma área da filosofia que estuda a argumentação, com seus métodos e princípios, e como usamos essa argumentação para chegar a uma conclusão válida. Da mesma forma, com a Lógica aprendemos a identificar falácias, que são conclusões inválidas que parecem válidas.

Bom, e onde isso é útil? Em qualquer situação cotidiana em que você precise argumentar! Seja em um tribunal, seja em casa com sua família. Com o conhecimento da Lógica, aprendemos a encadear argumentos, amarrando-os de tal forma que se tornam inquestionáveis. Também aprendemos a identificar as falhas (propositais ou não) dos argumentos das outras pessoas, conseguindo assim derrubá-los e refutá-los (apontar seus erros).

No filme, um termo que é citado pelo professor na hora da seleção é o silogismo. Essa forma de argumentar foi desenvolvida por Aristóteles e descrita no seu livro Órganon. Basicamente, é uma estrutura composta de duas premissas, uma universal e outra particular, das quais se tira um argumento válido.

Exemplo:

Todo o ser humano é mortal (premissa universal)

Sócrates é um ser humano (premissa particular)

Logo, Sócrates é mortal (conclusão válida).

O silogismo tanto pode ser usado para argumentarmos a favor de nossa causa quanto para questionar o pensamento da outra pessoa, para mostrar que a ideia dela não serve para tudo, que é falha em casos particulares.

Outra área interessante da Lógica é o estudo das Falácias, que são os argumentos criados com a intenção se passarem como válidos, sendo que não são. Quer um exemplo de argumento falacioso? Propaganda de cerveja com uma atriz bonita! Beber cerveja não vai te fazer ficar bonita (se você for mulher) e nem vai te fazer “pegar” uma mulher bonita (se você gosta de mulheres).

A associação entre cerveja e mulher bonita é falaciosa porque ela gera em nossas cabeças um falso silogismo:

Todas que bebem cerveja são bonitas.

Eu vou beber cerveja.

Eu vou ser bonita.

Pode parecer absurdo, mas é assim que se vendem produtos com propaganda que se utilizam da imagem de alguém. Na psicologia, chamamos isso de Efeito Aura. Eles aproveitam a credibilidade ou característica que damos para uma pessoa para associá-la com a marca/produto. Chamamos essa falácia de Falácia de Autoridade, porque se utiliza a autoridade errada para falar do assunto: no caso da cerveja, quem pode destacar suas qualidades não uma atriz bonita e sim um especialista em cerveja, que vai falar de suas propriedades gustativas.

Agora, se você quer um exemplo mais “racional” temos a Petição de princípio (ou raciocínio circular ou círculo vicioso): supõem como conhecido o que é objeto da questão. Ex: “Tal ação é injusta porque é condenável; e é condenável porque é injusta”. Ou seja, você finge que justificou sua afirmação, mas na verdade deu uma volta e não disse nada.

Todas as formas de argumentar e contra-argumentar são trabalhadas em Lógica. E esse conhecimento serve para ser utilizado durante toda nossa vida em sociedade porque sempre estaremos debatendo. Em especial, existem profissões que a argumentação é essencial, como Direito (para quem quer advogar) e Política (quem quer ser um parlamentar).

Uma Reflexão sobre O Grande Desafio: A Luta pela Igualdade Racial através da Argumentação

Durante o filme, que tem personagens principais negros, vemos a luta daquelas pessoas pela igualdade de direitos em um momento histórico americano em que existia segregação racial.

O time começa com quatro membros, mas o aluno Hamilton Burgess (Jermaine Williams) sai do time quando questões sociais de ordem prática começam a se misturar com a atividade acadêmica. Ele alega que sua preocupação era estudar apenas. Esse personagem é o estereótipo daqueles que não entendem o verdadeiro papel do conhecimento, em especial, direi, da filosofia.

O pedagogo Paulo Freire disse: “A teoria sem a prática vira ‘verbalismo’, assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade”.

De que adiantava ser um excelente debatedor se o aprendizado com essa prática não servisse para nada no cotidiano? Ele poderia não querer se envolver, mas sua realidade o chamava a isso e ele deveria encarar o desafio. Ele estava se preparando para aquilo, mas não queria lutar. Um soldado treina para a guerra; ele não quer que ela aconteça, mas se acontecer ele tem que ir e colocar em prática o que aprendeu.

Já os demais membros continuaram firmes, com destaque especial para o jovem James L. Farmer, Jr. (Denzel Whitaker), que irá fundar o Congresso da Igualdade Racial e líder no movimento pelos direitos civis, e Samantha Booke (Jurnee Smollett), que se formou advogada e conduziu a primeira Marcha pela Liberdade para o Alabama.

Esses personagens mostram a apropriação que se deve fazer dos conhecimentos e colocação deles à prática, na sociedade. E devem servir de inspiração para tudo o que aprendemos em nossa vida, seja na escola ou fora dela. Já dizia o filósofo Francis Bacon: “Conhecimento é poder”. E devemos usar esse poder para aperfeiçoar o mundo para melhor. Se cada um fizer sua parte, mesmo que pareça pequena, os resultados aparecerão e, somados, poderão fazer uma sociedade igualitária.

Uma Reflexão sobre O Grande Desafio: Conclusão

O filme foca a questão racial, mas podemos utilizá-lo para discutir todos os tipos de descriminação que existem, bem como as situações que ainda nos impedem de viver em uma sociedade igualitária.

A Lógica (especialmente citada aqui), mas podemos dizer de toda a Filosofia e conhecimento produzido são armas que devemos usar, e não guardar só para nós mesmos.

E aí? Concorda que devemos viver a práxis em nossas vidas? Deixa nos comentários outro exemplos de combinação de teoria e prática. Quer criar um Time de Debates na sua escola ou faculdade? Compartilha esse artigo com seus colegas de turma e professores. Quer saber mais sobre Debates Competitivos no Brasil? Acesse o site do Instituto Brasileiro de Debates ou entre em contato comigo para eu te mandar materiais de leitura que podem te ajudar a organizar seu time.

Até breve e tenham uma boa viagem!

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Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.