Reflexão sobre NerdCast RPG Call of Cthulhu: Medo, Tentações e Insanidade

Reflexão sobre NerdCast RPG Call of Cthulhu: Medo, Tentações e Insanidade

Olá, marujos! Hoje faremos uma reflexão sobre a tetralogia NerdCast RPG Call of Cthulhu, um podcast de RPG do Jovem Nerd. Nesse podcast, acompanhamos um grupo de jogadores que encenam um história imersiva e envolvente narrada por um mestre. A trama dessa história é um grupo de homens comuns que estão na Inglaterra no ano de 1936 e se descobrem envolvidos em um culto profano que pretende invocar um deus ancestral que escravizará toda a humanidade: Cthulhu. Durante os episódios, veremos que os personagens terão que lutar contra o medo e tentações para se manterem sãos e impedir o ritual de invocação. Essa reflexão vai falar um pouco dos desafios pelos quais passaram os personagens. Não teremos spoilers do programa, então podem ler despreocupados. Vamos lá!

Sobre o NerdCast RPG Call of Cthulhu

O que é um NerdCast RPG?

O site Jovem Nerd publica a vários anos um podcast chamado NerdCast. Na frequência aproximada de uma vez por ano, eles publicam uma edição especial que é um episódio de RPG (Role-playing Game): jogo de interpretar papéis.

Basicamente, um RPG é um jogo em que uma pessoa do grupo faz o papel do mestre e narra uma história, enquanto os demais integrantes do grupo criam e encarnam personagens que irão viver as aventuras narradas pelo mestre. O mestre controla o cenário e os “demais habitantes” do lugar e os jogadores interagem com isso. Cada decisão leva a uma consequência e assim a história vai se desenrolando.

No caso do NerdCast, essas partidas são gravadas e depois editadas. Todo o áudio é editado para ganhar ritmo e contar uma história coesa. São preservados tanto momentos vivenciados pelos personagens dentro do jogo como também momentos reais entre os jogadores, criando uma dinâmica única. Por fim, ainda são acrescentados efeitos sonoros, mixagens e trilhas sonoras para aumentar ainda mais a imersão dos ouvintes.

O que é Call of Cthulhu?

Call of Cthulhu é um cenário de RPG inspirado nos livros de terror psicológico de H.P. Lovecraft.

Lovecraft escrevia contos em que homens comuns descobriam da pior forma possível a existência de seres cósmicos ultrapoderosos que constantemente invadiam a nossa realidade para se utilizar dos humanos para alguma finalidade nada boa para nós. Ainda assim, existiam humanos que cultuavam esses seres como sendo deuses, fazendo rituais de adoração para eles e, constantemente, fazendo rituais de invocação desses seres para a Terra.

Cthulhu é o nome da entidade cósmica mais poderosa do universo do autor.

Nas partidas de RPG nesse universo, os jogadores sempre encarnam personagens humanos comuns, sem nenhum poder especial. As histórias normalmente giram em torno de temas escatológicos, com mortes, rituais satânicos, invocações demoníacas, possessões…

Um dos atributos mais importantes nesse universo é o medidor de sanidade. Em uma situação real, ninguém consegue encarar “coisas do outro mundo” com naturalidade. A convivência com esses acontecimentos sobrenaturais fazem com que os jogadores precisem lutar constantemente para se manterem sãos e não enlouquecerem diante de tantos acontecimentos inimagináveis para uma mente humana normal.

Qual é a história do NerdCast RPG Call of Cthulhu? (SEM Spoilers)

O ano é 1936…

Thomas Faraday (Alexandre Ottoni) é um nobre britânico que lutou na primeira guerra mundial. Ele frequenta um grupo de ex combatentes que incluem Jimmy O’Flannagan (Fernando Russell [Tucano]), Stephen Venkman (Carlos Voltor) e Giacomo “Búfalo” Di Monti (Tiago De La’Marca [Rex]).

Em mais um encontro desse grupo, Faraday compartilha com seus colegas uma carta misteriosa que chegou para ele. Nessa carta, é dito que um parente afastado, William Faraday, estava internado em um manicômio e precisavam urgentemente da presença da família porque ele estava apresentando um comportamento atípico, que parecia sobrenatural.

O grupo decide ir averiguar o que está ocorrendo e chamam para ajudar o padre Don Azaghal (Deive Pazos).

Chegando ao manicômio, o grupo descobre que algo de muito errado está acontecendo. Os desdobramentos dessa visita resultarão na descoberta de um culto profano com o objetivo final de invocar o deus Cthulhu.

Agora, esses homens deverão viver mais um combate em suas vidas. Só que dessa vez, eles estarão protegendo toda a humanidade!

Reflexão sobre NerdCast RPG Call of Cthulhu: O Medo que nos Apavora

Segundo Jupiassú e Marcondes, o medo é consciência de um perigo ou objeto ameaçador determinado e identificável.

Biologicamente, somos seres que possuem medo porque o medo nos faz ficar alertas e nos ajuda a preservar a vida. Quem não tinha medo facilmente era atacado por algum animal feroz ou caia em alguma armadilha. Nesse sentido, o medo é bom.

Entretanto, no nosso cotidiano, o que mais vivenciamos é o medo paralisante. O medo de que algo não vai sair como o esperado e, nesses casos, acabamos preferindo não agir do que agir e piorar as coisas. Ainda segundo Jupiassú e Marcondes, isso não seria necessariamente medo, mas angústia. Porque, nesse caso, tememos o desconhecido; enquanto que o medo é algo conhecido (sabemos quem é o nosso inimigo).

No NerdCast RPG Call of Cthulhu constantemente medo e angústia se confundem. Isso ocorre porque os heróis da história sabiam e não sabiam quem estavam enfrentando. Explico:

Os maiores inimigos dos heróis eram os seres sobrenaturais Necronomicon (Frederico Carstens [Sr.K]), Nyarlathotep (Leo Castilhos) e Cthulhu. Ou seja, existe um algo a ser enfrentado. Contudo, esses seres estão para além da compreensão humana, fogem à racionalidade porque habitam um dimensão cósmica diferente da nossa.

Dessa forma, mesmo sabendo quem é o inimigo, muitas vezes os heróis não sabiam como agir diante deles e daquilo que estes provocavam porque a luta era travada para além da capacidade lógica dos humanos.

Diferentemente do que aconteceu nos episódios desse podcast, aquilo que enfrentamos em nosso cotidiano é muito lógico e racional. São decisões que precisamos tomar sobre nossas vidas, sobre o nosso futuro. Por mais que não saibamos quais serão as consequências dos nossos atos, sabemos quais caminhos temos para escolher. Por isso, enfrentar esses medos / angústias é muito mais fácil do que enfrentar seres cósmicos…

É essa a proposta final dessa áudio-obra: mostrar que, se um bando de desconhecidos conseguiram forças para lutar contra o sobrenatural, superando seus medos e angústias, você também consegue enfrentar os desafios que a vida coloca para você.

Às vezes, o que te falta para sair da paralisia é um incentivo, tipo um tapa do Don Azaghal!

Reflexão sobre NerdCast RPG Call of Cthulhu: Sai pra lá, Tentação…

Todos nós temos desejos ocultos que a moral social, as condições materiais ou a realidade natural não nos deixam realizar…

No NerdCast RPG Call of Cthulhu, a todo o momento os heróis são tentados pelo livro Necronomicon e pelo deus mensageiro Nyarlathotep, que oferecem a satisfação dos desejos mais íntimos de cada um dos personagens. Dependendo da força de vontade de cada um, veremos que alguns resistirão bravamente enquanto outros tenderão a sucumbir nas suas tentações.

Prazeres são as coisas que mais levaram os seres humanos a fazer loucuras. Se não é isso que a pessoa quer, é o status, o prestígio, a fama (em outras palavras, ser reconhecido pelos seus como alguém mais importante que os demais). Às vezes, o que a pessoa mais deseja são os meios para conseguir fazer algo; aqui, incluímos o poder, o controle sobre os outros ou sobre a própria natureza e a riqueza material.

Os personagens de NerdCast RPG Call of Cthulhu serão tentados dentro dessas áreas acima, cada um com sua particularidade, que está, obviamente, ligada à vida que eles levaram até aquele momento.

As lutas, vitórias e derrotas dos personagens nos lembram que não é fácil esse combate, que as chances normalmente estão contra nós porque somos seres facilmente manipuláveis e tendenciosos aos desejos. Nossa paixão fala mais alto que a nossa razão.

Muitos filósofos dedicaram livros para ajudar os seres humanos a se manterem no caminho correto. Um dos mais importantes foi Aristóteles que propôs uma Ética da Felicidade.

Para o filósofo, o maior equívoco das pessoas estava em achar que a felicidade se encontrava na experiência do prazer, na obtenção da fama ou no acúmulo de riquezas. Com maestria, o filósofo vai mostrando que tudo isso que as pessoas associam à felicidade está longe de fazer alguém feliz.

Aristóteles demonstrará que, através de uma vida equilibrada, sem excessos, o ser humano será capaz de viver uma vida virtuosa, uma vida que busca a excelência, a realização plena da natureza humana.

Mais importante do que isso, o filósofo mostrará que a felicidade não é um fim em si mesmo, mas um caminho. Dessa forma, a felicidade é conquistada diariamente, com boas práticas. Nunca seremos felizes possuindo alguma coisa, seja algo físico ou uma experiência momentânea. Seremos felizes enquanto buscarmos viver dignamente como seres humanos que somos.

Ao longo do NerdCast RPG Call of Cthulhu, poderemos perceber quem seguiu ou não os conselhos de Aristóteles. E vocês, estão dispostos a seguir enquanto há tempo?

Reflexão sobre NerdCast RPG Call of Cthulhu: Conclusão

No final dessa reflexão sobre o NerdCast RPG Call of Cthulhu, podemos perceber que o medo é real e ele tem nome. Contudo, isso não pode nos impedir de agir. Provavelmente, o que falta para você tomar uma atitude é um exemplo ou um incentivo. Além disso, todos nós estamos pré-dispostos às tentações, mas isso não significa que devemos ceder a elas. Temos que ser firmes e perseverantes, mantendo o foco naquilo que de fato nos levará à felicidade.

Aprofundando o Assunto

Caso queiram ouvir ou reouvir os NerdCasts RPG Call of Cthulhu, segue o link para download: #1: O mistério de William Faraday, #2: O horror do Necronomicon, #3: O despertar dos profundos e #4: O último ritual. Se preferirem, tem uma playlist no Spotify: NerdCast RPG Call of Cthulhu.

Caso queiram aprender mais sobre a Ética de Aristóteles, recomendo o artigo: A Felicidade para Aristóteles Descomplicada.

Caso queiram ler a história que deu origem ao universo de Call of Cthulhu, recomendo: O chamado de Cthulhu e outros contos (H.P. Lovecraft )

E aí? O que te dá medo ou qual seria sua maior tentação? Diz nos comentários! Conhece algum fã do NerdCast RPG? Compartilha esse artigo com ele! Quer que eu faça uma reflexão nerd sobre as outras trilogias do NerdCast RPG? Entra em contato comigo e pede!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

———————————————————————————————

Referências

DEMOLINARI, Simone. Filosofia do medo. Acessado em 26 fev. 2021.

Dicionário de Filosofia. Verbete Medo.

Posted in Podcasts, Reflexões Nerds and tagged , , , , , , , , , , , , , .

Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.