Reflexão sobre Dota 2: Evolução, Paciência, Respeito & Creeps

Reflexão sobre Dota 2: Evolução, Paciência, Respeito & Creeps

Olá, marujos! Hoje faremos uma reflexão sobre o jogo Dota 2. Esse é um jogo em que você assume o papel de um herói. Junto de seus “creeps” (criaturas que fazem o papel de soldados) e outros heróis aliados, você precisa destruir a base inimiga (que também tem seus heróis, creeps e fortificações). Nessa reflexão irei explorar algumas mecânicas do jogo, tais como a necessidade de evoluir seu personagem antes de atacar a base inimiga e a importância dos creeps (sejam aliados ou inimigos). Não existe spoilers nesse caso e também não precisa ter jogado ou conhecer o jogo para apreciar a reflexão. Vamos lá!

Sobre Dota 2

Dota 2 é um jogo de computador desenvolvido pela Valve Corporation que surgiu em 2013 como uma modificação do jogo Warcraft. Simplificando para entender: alguém aproveitou o software do jogo Warcraft e o adaptou, fazendo apenas as modificações necessárias para que ele se tornasse o novo jogo.

Dota 2 é um MOBA (Multiplayer Online Battle Arena ou Arena de Batalha Multijogador Online). Isso quer dizer que você não joga sozinho. Toda partida você joga junto com outras pessoas reais contra pessoas reais (e não a Inteligência Artificial do jogo). Você pode tanto jogar com desconhecido como amigos.

O jogo é um grande mapa quadrado. Na ponta de cada lado de uma diagonal tem uma base militar com um time de 5 heróis mais alguns creeps controlados pelo computador que vão se enfrentar.

Ganha a partida o time que destruir o centro da base inimiga primeiro.

Além de toda diversão em grupo que o jogo proporciona, ele tem um fator replay muito grande porque cada partida é única. Além disso, existe uma gama considerável de heróis para escolher, cada um com habilidades e características próprias, o que estimula os jogadores a experimentarem todos até encontrar o seu favorito.

Outra característica interessante é que esse jogo entra nos chamados e-sports, organizando torneios oficiais de nível regional até mundial, possuindo um considerável número de atletas profissionais e patrocinadores, com grandes premiações e um altíssimo público.

Curiosamente, o jogo é gratuito. Toda a renda da empresa vem de itens personalizados que eles vendem. Esses itens não alteram a mecânica do jogo, apenas a estética. Logo, não existe diferença no nível de competição entre quem paga alguma coisa ou não paga nada dentro do jogo.

Reflexão sobre Dota 2: Evolua e Tenha Paciência

No jogo Dota 2, você assume o papel de um herói. O herói é um personagem cheio de habilidades e atributos que são melhorados enquanto você vai derrotando inimigos.

Em cada partida você começa no nível 1 e vai subindo. Quanto maior o seu nível, maior sua vida, mana (energia para usar habilidades), força, velocidade, inteligência e poder das habilidades.

Como falei, o objetivo do jogo é derrotar a base inimiga. Você não “precisa” se preocupar com mais nada. Só isso.

O problema é que no caminho até a base você invariavelmente vai encontrar torres de vigia que te atacam, heróis inimigos e os creeps deles.

Se você tentar ir direto para a base inimiga, mesmo usando um caminho que desvia dos heróis e inimigos adversários, você ainda vai encontrar as torres de proteção que dão muito dano no seu herói que ainda é fraco.

Por isso, não adianta ser afobado. Nesse jogo, não tem muita vantagem seu esconder e fugir dos inimigos. Invariavelmente, você vai encontrar ao menos as torres e elas vão te matar em segundos.

Para conseguir sobreviver às torres e ter força para destruí-las, você é praticamente obrigado a enfrentar os creeps e heróis adversários para ganhar experiência e subir de nível. Também existe a possibilidade de enfrentar creps neutros aleatórios no mapa para ganhar experiência, gold (ouro) e itens.

Resumindo: nesse jogo, você precisa passar por uma evolução de personagem. Você não consegue ganhar sem evoluir seu herói.

Isso me fez pensar sobre a vida. Muitas vezes, olhamos para os nossos objetivos e nos desesperamos para alcançá-los. Queremos tudo para ontem. Não temos mais paciência para aguardar o nosso momento ou estarmos preparados. A consequência normalmente é um terrível fracasso.

Pensem em quantos casamentos terminam logo nos primeiros anos porque o casal namorou por pouco tempo e não se conhecia o suficiente.

Pensem em quantos negócios fecham nos primeiros anos porque o empreendedor não planejou o seu negócio. Pegou o dinheiro que tinha e foi gastando para montar a loja e comprar o estoque sem pensar em clientela, preço, marketing etc.

Isso tudo é um problema muito sério porque queremos queimar etapas em nossas vidas. Não queremos nos preparar adequadamente para os grandes desafios. Somos confiantes demais e acabamos “quebrando a cara”.

É interessante pensar que esse jogo agrada à população mais jovem, a geração Z, que nasceu acostumada a ter todas as “respostas” de forma rápida devido à tecnologia. Esses jovens, dentro do jogo, precisam ter paciência. Se eles forem afobados, irão se dar mal.

Que possamos refletir sobre isso e buscar “acalmar nossos corações” sobre o futuro, sobre nossos projetos. Que tenhamos paciência e aceitemos que tudo na vida é construído por etapas. Precisamos nos preparar adequadamente para os grandes desafios. Precisamos “subir de nível” suficientemente para vencermos as partidas de nossas vidas.

Reflexão sobre Dota 2: não despreze seus pequenos aliados e seus pequenos inimigos.

Como já citei acima, no Dota 2 não existe só os heróis. De tempos em tempos, sua base produz um pequeno exército de creeps que te ajudam no combate. Ocorre o mesmo do lado adversário. Esses soldados são muito fracos comparado aos heróis, mas não podem ser desprezados. Eu percebi isso na prática em algumas situações e fiz algumas comparações com nossas vidas:

1. A melhor forma de ganhar experiência e gold é derrotando esses inimigos menores.

Na vida, os pequenos desafios nos preparam para os grandes. É vencendo e aprendendo em menor escala que nos tornamos aptos para os problemas de maior escala.

2. Se um grupo de creeps inimigos te cercar, mesmo você sendo herói já evoluído, você vai perder tempo e vida para enfrentá-los. Isso irá atrasar a sua vitória.

Na vida, às vezes, quantidade ganha de qualidade. Aristóteles já falava, em sua Política, que um governo da maioria poderia ser corrompido se as pessoas agissem em interesses próprios e não do coletivo. Isso ocorre muito no Brasil, quando as pessoas votam no político que vai resolver o seu problema, que vai lhe arranjar um emprego, e não liga para o que mais ele faz, mesmo que o resto seja prejudicial para as demais pessoas. Esses votos da maioria, preocupada com os seus problemas e não os problemas de todos acaba elegendo pessoas ruins.

3. Mesmo os creeps sendo mais fracos, eles atacam sempre em grupo. Com isso, eles ganham força. O dano reduzido acaba sendo multiplicado.

Na vida, quantidade pode compensar a falta de poder. As manifestações da população são ótimas formas de demonstrar a insatisfação das pessoas e evidenciar problemas. Diariamente, vários indivíduos passam por descasos sociais, preconceitos, discriminações e ninguém vê. Porém, quando essas pessoas se juntam, seus problemas são ouvidos. Suas vozes conseguem ecoar e chegar mais longe. Os movimentos sociais foram formas que a sociedade civil encontrou para reunir os que sofrem por diversos motivos (tais como classe social, raça, gênero, orientação sexual etc.) e dar voz a esses grupos que isolados não tinham proteção. Muitos avanços sociais e legais só ocorreram devido a essa união.

4. Seus creeps aliados não tem medo de partir para o combate e acabam se sacrificando ao atraírem os ataques. Enquanto isso, você consegue bater nos inimigos sem ser atacado (porque os inimigos estão batendo nos seus creeps).

Na nossa vida, passaram e passarão diversas pessoas que irão se sacrificar por nós. Acho que as mais famosas são nossos pais, que enfrentaram diversos percalços ao longo dos anos para que tivéssemos a melhor criação que eles puderam nos dar. Mas também podem existir outros que nem sempre percebemos. Um funcionário seu que se sacrifica no trabalho para bater as metas que você coloca. Seus professores, que dificilmente ganham / ganharam aquilo que seria justo pelo tanto que te ensinaram. Seu companheiro / companheira, quando assume mais responsabilidade que você para que você tenha tempo para se dedicar a um projeto pessoal.

O mais interessante é que muitas dessas pessoas passam despercebidas para nós durante muito tempo e só nos damos conta da sua importância quanto elas vão embora.

No jogo, você vê a importância dos seus creeps aliados quando eles morrem porque você vira o único alvo. Da mesma forma, quando nos vemos obrigados a fazer tudo aquilo que as outras pessoas faziam por nós, vemos o quanto que ela nos protegeu / ajudou.

Conclusão

Ao final dessa reflexão sobre Dota 2, espero que você tenha percebido a importância da paciência e da necessidade de etapas para estar devidamente preparado para os grandes desafios da vida. Também espero que você tenha aprendido a respeitar mais aquelas pessoas que podem parecer menores que você em um primeiro momento, mas que são gigantes quando vemos tudo o que fazem e do que são capazes.

Aprofundando o assunto

Se quiser conhecer mais sobre Dota 2, segue o link para baixar o jogo (é gratuito): Dota 2.

Se quiser aprender mais sobre a política de Aristóteles, recomendo: Política (Aristóteles) e Novos estudos aristotélicos – III: Filosofia prática (Enrico Berti).

Se quiser saber mais sobre a importância dos movimentos sociais ao longo da história, recomendo: Teorias dos movimentos sociais: Paradigmas clássicos e contemporâneos e História dos movimentos e lutas sociais: A construção da cidadania dos brasileiros (ambos da autora Maria da Glória Marcondes Gohn).

Todas as vendas geradas pelos links patrocinados acima geram uma comissão que ajuda nas despesas do blog. Se puder, ajudem. 🙂

Como eu falei no artigo sobre a importância do planejamento estratégico para um empreendedor não fracassar no seu negócio, deixo como sugestão a empresa Norte Consultoria, que me auxiliou (e ainda auxilia) na criação do blog: site oficial e Instagram.

E aí? O que mais você conseguiu refletir sobre Dota 2? Deixa nos comentários! Conhece algum fã de Dota 2 ou quer apresentar o jogo a alguém? Compartilha essa reflexão sobre Dota 2 com ela! Quer sugerir outros jogos para uma reflexão nerd? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

Posted in Jogos / Games, Reflexões Nerds and tagged , , , , , , , , , , , .

Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.