Reflexão sobre Como Vender Drogas Online (Rápido)

Reflexão sobre Como Vender Drogas Online (Rápido) [How to Sell Drugs Online (Fast)]: Legalização, Vaidade e Motivação

Olá, marujos! Hoje faremos uma reflexão sobre a série Como Vender Drogas Online (Rápido) [How to Sell Drugs Online (Fast)]. Nessa série, um garoto nerd começa a vender drogas através da Internet para impressionar a sua ex-namorada. Lógico que entrar nesse mundo não vai ser algo tão simples e seguro quanto ele pensava… Na reflexão, abordarei alguns pontos interessantes que a série levanta: a questão da ilegalidade das drogas, a vaidade (quando o menino começa a se achar o melhor porque o projeto é um sucesso) e a motivação dele (por ele ter entrado nesse meio só para impressionar uma garota). Teremos apenas um spoiler da série na parte da reflexão, sobre o sucesso ou não de garoto voltar com a garota. Fora isso, mais nenhum. Vamos lá!

Sobre Como Vender Drogas Online (Rápido) [How to Sell Drugs Online (Fast)] (SEM Spoilers)

Como Vender Drogas Online (Rápido), que também é bastante conhecida no Brasil pelo seu título original How to Sell Drugs Online (Fast), é uma série alemã da Netflix. Ela estreou em 2019, já conta com duas temporadas lançadas e com a terceira confirmada.

A história gira em torno do adolescente Moritz Zimmermann (Maximilian Mundt), um nerd looser (perdedor) da escola que recentemente perdeu a namorada popular, Lisa Novak (Anna Lena Klenke). O principal motivo é que ela começou a usar Ecstasy e levar uma vida mais no estilo “porra-louca”. Dessa forma, Moritz se tornou um cara chato para ela.

Como forma de tentar impressionar a ex-namorada e, assim, conseguir reatar com ela, Moritz decide abrir uma loja na Deep Web (uma parte da Internet em que tudo o que é feito é anônimo e não rastreável) para vender drogas sintéticas. Ele acredita que, tendo sucesso nesse empreendimento, Lisa irá começar a olhar para ele como um cara descolado, que vive na mesma “vibe” (sintonia) que ela.

A loja dá certo, mas começam a surgir outros problemas sérios, já que ele entrou em um negócio perigoso, cheio de concorrentes, em que não existem leis que protegem ninguém.

Moritz também terá que ter jogo de cintura para lidar com seu pai, que é um policial e está investigando esse tráfico online, e com seu melhor amigo Lenny Sander (Danilo Kamperidis), que não gosta dessa mudança de Moritz.

Moritz conseguirá reconquistar sua ex-namorada? Conseguirá lidar com os seus concorrentes, pai e amigo? Só vendo para descobrir!

Reflexão sobre Como Vender Drogas Online (Rápido): Motivação Idiota

Todo esse esquema de drogas começa por um simples motivo: Moritz tentando impressionar sua ex-namorada Lisa.

A série nos mostra como nós somos capazes de fazer coisas idiotas só para chamar a atenção de alguém.

Na vida real, vemos frequentemente pessoas que mudam somente para agradar às outras. Modo de se vestir, modo de se comportar, hábitos. No fim, tudo se resume a querer provar que você é uma pessoa melhor do que era antes.

Mudar nunca é um problema. O problema é fazer isso por um fator externo, e não interno. Uma mulher querer ficar com um corpo cuidado depois de um término de namoro é algo legal, mas ela fazer isso para “jogar na cara” do ex-namorado é ruim; um homem se tornar bem sucedido porque quer crescer na vida é algo legal, mas fazer isso para esnobar uma pessoa que não lhe deu valor no passado porque ele era pobre é ruim.

Toda mudança precisa de motivação, mas existem motivações positivas e motivações idiotas! As motivações idiotas são aquelas em que fazemos pelos outros e não por nós mesmos! O problema delas é que, depois de todo o esforço empregado, não nos sentiremos realizados. Mesmo que consigamos mostrar para a outra pessoa que agora somos melhores, isso não nos deixará bem conosco mesmos.

Moritz fez o MyDrugs (nome do site) para impressionar Lisa e, no final, não foi isso que fizeram eles voltarem, e foi isso que os fizeram terminar novamente! Ou seja, o “tiro saiu pela culatra”! A mudança, em vez de ajudar, acabou atrapalhando.

Que possamos, antes de qualquer mudança em nossas vidas, refletir se estamos mudando porque acreditamos que isso é o melhor para nós, ou se estamos fazendo aquilo a contragosto nosso, só para agradar alguém. Busque motivação em si mesmo, tenha amor-próprio, tenho certeza que o resultado será muito mais benéfico.

Reflexão sobre Como Vender Drogas Online (Rápido): Quem é o Cara, Agora?

Moritz começou seu negócio ilegal para impressionar Lisa. Como disse acima, isso não foi determinante para eles voltarem, mas foi determinante para eles terminarem novamente. Motivo: Lisa estava atrapalhando o crescimento do MyDrugs.

Moritz nunca foi alguém importante no seu meio social. Como acontece com muitas pessoas atualmente, ele se refugia no mundo virtual para construir um avatar e se tornar alguém mais interessante. Mas será no negócio de vendas online de drogas que ele chegará ao ápice da sua vaidade.

Os elogios que Moritz receberá pelo site e pelo seu serviço farão com que ele se ache a pessoa mais importante do planeta. Será na Deep Web que Moritz se sentirá alguém de prestígio, alguém com um propósito.

Essa atitude de Moritz me fez lembrar de uma frase famosa do escrito John Milton: “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”. É isso que Moritz acaba fazendo.

O problema é que esse reinado infernal vai lhe afastar de todos que ele gostava. A vaidade em querer ser o rei das drogas vai lhe tirar a namorada, a família e as amizades. Ele se tornará poderoso, mas solitário.

Esses vários admiradores online não são reais. São só elogios de desconhecidos para um empresário e programador. Essas pessoas não admiram o Moritz, admiram o m1000 (nickname de Moritz na Deep Web). Dessa forma, quando as coisas ficarem complicadas, esses fãs irão desaparecer enquanto seriam os amigos e parentes que lhe dariam suporte.

Isso que ocorre na série também ocorre na vida real, com pessoas que ficam deslumbradas pela fama ou sucesso em algo e começam a desprezar quem lhes é próximo porque agora surgiram uma quantidade infinita de fãs. Só que uma hora esse sucesso diminui, a fama passa, surge outra celebridade, e a pessoa fica sozinha. Porque os fãs vão embora e ela não tem mais ninguém próximo.

Fica, assim, o alerta para não deixarmos a fama e o sucesso nos subir à cabeça. Tudo isso pode um dia passar, mas amizades verdadeiras e família sempre estarão dispostos a te apoiar no que for preciso, seja você famoso ou não, bem sucedido ou não.

Reflexão sobre Como Vender Drogas Online (Rápido): Legaliza Tudo!!!

Uma discussão que não é exatamente feita na série, mas que indiretamente nos leva a refletir é a legalização das drogas. Tema polêmico…

Como a série gira em torno de um negócio bem sucedido de venda de drogas e a quantidade de problemas que existem porque isso é um negócio ilegal, vou aqui defender a legalização das drogas (o que não quer dizer que eu, que escrevo esse artigo, concorde com isso).

Não podemos ser ingênuos e fingir que não existem drogas legalizadas. Bebidas Alcoólicas e Cigarro são os principais exemplos.

Juntas, essas duas drogas custam milhares de vidas anualmente, direta e indiretamente (pessoas que morrem porque usaram ou foram vítimas de alguém que as usavam). Além do prejuízo humano, elas também custam centenas de milhares de “dinheiro” com programas públicos e ONGs direcionados a tratar a dependência, tratar as doenças que surgem do uso, indenizar vítimas diretas e indiretas, etc.

Se são tão ruins assim, porque são permitidas? Porque as sociedades sempre as usaram e fazem parte do cotidiano das pessoas. Existem pesquisadores sérios os quais defendem que o ser humano só se tornou sedentário para cultivar grãos que seriam usados na fabricação de bebidas alcoólicas. O tabagismo está presente em diversas culturas antigas e atuais, inclusive naquelas consideradas primitivas, com a utilização de diversas plantas.

Sendo assim, ambas as drogas podem ser consideradas como culturais. Dessa forma, fica inviável a sua proibição. Fazendo-se apenas um controle.

Atualmente, está muito em discussão a maconha, especialmente para o uso medicinal, mas também para uso recreativo. Tem diversos grupos apontando e defendendo os benefícios da sua legalização. Muitos governos estão cedendo a essa pressão. Mas eu acredito que o motivo não é que os políticos entendem o valor disso, mas sim que a legalização de uma droga diminui muito os gastos públicos e aumenta demais a arrecadação de impostos.

Imaginem o quanto um governo não economizaria se parasse de gastar dinheiro com policiamento e operações para coibir o tráfico de drogas. Imaginem como diminuiria o número de pessoas presas (o que geraria economia de manutenção de uma prisão e processos judiciais).

Atualmente, a taxação sobre bebidas alcoólicas e fumo está entre 60% e 80%. Pensem em quanto que um governo não arrecadaria com taxação semelhante sobre as demais drogas!

Mas aí você pensa: a liberação não iria aumentar os custos do governo com vítimas diretas e indiretas que usarem essas drogas? Provavelmente, se o número de usuários aumentar agora que as drogas estão liberadas. Porque, se pararmos para pensar, o governo já gasta esse mesmo dinheiro cuidados dessas mesmas vítimas que são afetadas por essas drogas, mesmo ilegais. Se alguém chega no SUS com uma overdose de cocaína, ela será atendida, seja a cocaína ilegal ou não.

No final das contas, parece que a proibição de algumas drogas é mais um fator moral. É a tentativa da sociedade coibir algo que ela acha errado por si só. O problema não é o mal que ela causa aos outros (porque a proibição em si já causa mal para a sociedade, e mesmo proibidas as drogas fazem vítimas diretas e indiretas).

Quando eu trabalhei em um presídio do Rio de Janeiro, um detento me disse indignado que sua prisão era injusta. Ele só estava vendendo seu produto como qualquer outro comerciante. Ele não oferecia para ninguém, ia na sua banquinha comprar quem queria. Será que ele não estava certo? Será que “liberar geral” só não iria permitir a geração de mais empregos formais, mais arrecadação, menos problemas policiais e com pouco aumento do consumo?

Conclusão

No final dessa reflexão sobre Como Vender Drogas Online (Rápido), percebemos que existem motivações certas e motivações idiotas para mudarmos de postura (e que nós precisamos ir pelo caminho das motivações certas); percebemos que a vaidade pode nos enganar, fazendo com que acreditemos que somos queridos por muitos sendo que na verdade tudo isso é ilusório (e as pessoas que mais importam são aquelas que estavam conosco antes da fama e do sucesso); e, por fim, que uma possível liberação das drogas parece ser mais vantajoso do que ruim para a sociedade como um todo.

E aí? O que acharam desse artigo polêmico? Deixem suas opiniões nos comentários! Conhece algum fã da série, entusiasta das bebidas alcoólicas ou pró liberação das drogas? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir alguma série para reflexão nerd? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

Posted in Reflexões Nerds, Séries / Minisséries and tagged , , , , , , , .

Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.