Introdução ao Filosofar através de Atividade: Perguntas Filosóficas

Introdução ao Filosofar através de Atividade: Perguntas Filosóficas

Olá, marujos! Hoje, mostrarei como fazer uma introdução ao filosofar através de uma atividade. Nela, os alunos irão elaborar perguntas filosóficas utilizando uma tabela que será ensinada a eles e, depois, deverão passar essa pergunta para um dos seus colegas responder da melhor forma possível, utilizando a estrutura de pensamento filosófico que também será apresentada a eles. Dessa forma, o aluno aprenderá como funciona o processo do filosofar na prática. Vamos lá!

Relembrando o Conceito

Filosofar é a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores e/ou os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitando-os sem antes havê-los investigado e compreendido.

O ato de filosofar passa por três momentos:

  1. Negação: negar a ideia, valor ou pré-conceito, se afastando dele;
  2. Questionamento: questionar a ideia, valor ou pré-conceito, buscando a fundamentação teórica e lógica dele;
  3. Resultado do processo filosófico: a conclusão alcançada, que pode afirmar ou negar a ideia, valor ou pré-conceito original.

Percebe-se que, no fim desse processo, o indivíduo tem um fundamento para o que acredita ou abandonará sua crença e buscará uma nova explicação para o seu dilema.

Por fim, a resposta filosófica precisa respeitar três regras:

  1. Ser radical: buscar um conhecimento profundo, em oposição ao superficial;
  2. Ser rigorosa: busca encadear ideias e ter coerência, em oposição às contradições e ambiguidades;
  3. Ser de Conjunto: buscar uma visão total da realidade, em oposição a uma visão fragmentária do real.

Para compreender melhor esse conteúdo, recomendo o artigo: Introdução à Filosofia Descomplicada.

Introdução ao Filosofar através de Atividade: Perguntas Filosóficas

Preparação

O professor deverá colocar a tabela a seguir no quadro. Essa tabela serve como estrutura básica de todas as perguntas filosóficas.

Introdução ao Filosofar através de Atividade: Tabela Filosófica

Execução

a) Pedir para os alunos criarem perguntas filosóficas baseando-se na tabela, substituindo o termo abstrato por algo concreto e adaptando o final da frase.

Exemplos: O que é a beleza? Por que o padrão de beleza atual é esse? Como o bullying nos afeta? Quais as consequências do bullying na escola?

b) Depois que os alunos escreverem suas frases, eles deverão passá-las para o colega do lado.

Nessa hora, aproveite para ver se as perguntas de fato atendem ao que foi pedido. Caso não esteja de acordo, retorne a pergunta e ajude o aluno a elaborá-la melhor.

c) Agora, cada um irá responder da forma mais filosófica possível a pergunta que recebeu.

Na hora da resposta, o professor deve destacar os três momentos do filosofar e as três regras.

Os alunos quererão usar a Internet para achar a resposta, mas o professor deve incentivar cada aluno a responder com seu esforço, escrevendo aquilo que ele conseguir raciocinar sozinho.

Explique que, em situações normais, os filósofos pesquisam muitas fontes, mas todas devem servir como inspiração e não como cópia. Como, nesse momento, o tempo é curto; não daria para fazer uma boa pesquisa e ainda ser criativo na resposta. Por isso, a proposta ficará só naquilo que o aluno conseguir produzir sozinho no momento.

Se você observar que tem algum aluno ainda muito “travado”, permita que ele consulte seus colegas para ajudá-lo a destravar ou você mesmo pode dar-lhe algumas dicas de caminhos a seguir na resposta.

Não existe um número máximo ou mínimo de linhas, mas acredito que algo entre três e cinco linhas consiga dar uma resposta básica satisfatória para a pergunta dentro da limitação da atividade.

d) Após todos concluírem, peça para cada aluno ler a pergunta que recebeu e a resposta.

Elogie todas as iniciativas e faça poucas críticas, focando apenas em respostas muito erradas ou desviantes do assunto. Até nesses casos, tente contornar a situação da melhor forma possível para que o aluno não se sinta mal por ter dado uma resposta ruim.

e) Conclua a atividade destacando a importância do uso da Razão nas elaborações filosóficas, mostrando que a Filosofia está presente no nosso cotidiano em qualquer situação (ex.: princípios éticos); e que o mundo é influenciado por pensamentos filosóficos (ex.: ideais políticos).

“Premiação”

Como não existia uma competição nessa atividade, não temos porque falar de premiação. Porém, se o sistema escolar é daqueles que pedem várias atividades avaliativas para compor a nota bimestral, essa atividade em sala pode ser considerada uma delas, com valor de um a dois pontos.

Introdução ao Filosofar através de Atividade: Minivariação

A atividade foi pensada para ser individual. Porém, se faltar tempo ou sentir que a turma não vai conseguir entregar um bom resultado, faça a atividade em duplas, trios ou quartetos para garantir que as perguntas e respostas estejam dentro daquilo que é esperado. 

Introdução ao Filosofar através de Atividade: Relacionando o Conteúdo com a Matéria

Essa atividade pode ocorrer no meio da aula ou após a aula.

Se ocorrer no final, ela serve como um revisor da matéria porque o aluno irá retomar aquilo que aprendeu para executá-la.

Se ocorrer no meio, o professor deve dar a aula seguindo mais ou menos o roteiro da atividade: primeiro a tabela para elaborar a pergunta; depois os momentos e as regras para orientar os alunos na elaboração das respostas; e, por fim, a definição de filosofar após ouvir todas as respostas para coroar o momento.

Também existe a possibilidade da definição de filosofar vir antes de tudo, para servir como introdução ao tema da aula e já deixar os alunos meio que preparados para o que vai vir.

Introdução ao Filosofar através de Atividade: Interdisciplinaridades

Essa aula pode ser dada com praticamente qualquer outra disciplina porque é só direcionar as perguntas para algo relacionado a uma determinada área para se fazer a relação.

Por exemplo: O que é a beleza? (Artes); O que é a Vida? (Biologia); Como surge a água? (Química); Qual a importância da lei da gravidade? (Física); Por que existe a norma culta do português? (Português); Qual a importância da regra de três no nosso cotidiano? (Matemática); Qual a importância dos esportes para a saúde? (Educação Física); O que é racismo? (Sociologia); e por aí vai.

O problema é que as perguntas acabarão se limitando muito e, em muitos casos (como no exemplo acima), vão fugir um pouco (ou até muito) de uma resposta filosófica.

Talvez, a disciplina que consiga ficar mais próxima de respostas filosóficas e tenha bastantes perguntas reflexivas seja a sociologia pelo seu caráter “irmão” da filosofia em vários temas do cotidiano, onde o estudo científico da sociologia acaba encontrando apoio também em reflexões filosóficas sobre a sociedade.

Introdução ao Filosofar através de Atividade: Conclusão

Essa é uma atividade muito fácil e interessante de ser aplicada. Como costuma ser na segunda ou terceira aula, vai dar um gostinho de “pequenos filósofos” aos alunos. Porém, também existe o risco de a turma ainda estar muito tímida, imatura ou temerosa (seja porque estão assustados com a disciplina, baixa formação anterior ou acabaram de se conhecer) e eles não conseguirem desenvolver bem a atividade. Se sentir que a turma não está pronta, ou não faça a atividade ou faça em grupos para evitar constrangimentos.

E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

Introdução ao Filosofar através de Atividade: Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2016.

———————————————————————————————

APOIE NOSSAS VIAGENS!

Faça um PIX de APENAS R$0,10 (dez centavos) 

Introdução ao Filosofar através de Atividade: PIX

Chave PIX: contato@naudosloucos.com.br

———————————————————————————————

Posted in Atividades, Filosofia Lúdica and tagged , , , , , .

Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.