Ensinando Teoria do Conhecimento de Aristóteles através de Dinâmica: Brincando com Fogo

Ensinando Teoria do Conhecimento de Aristóteles através de Dinâmica: Brincando com Fogo

Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar ensinando a teoria do conhecimento de Aristóteles através de uma dinâmica. Aristóteles vai explicar que o conhecimento percorre cinco estágios, que ele chama de graus do conhecimento. A dinâmica será um exemplo prático, utilizando o fogo, desse percurso, mostrando aos alunos como vamos do primeiro ao quinto grau do conhecimento. Essa é uma dinâmica de baixo custo e segura (fiquem tranquilos!). Vamos lá

Ensinando Teoria do Conhecimento de Aristóteles através de Dinâmica: Relembrando o Conceito

Segundo Aristóteles, o conhecimento passa por cinco momentos, indo do nível mais sensível até o nível mais abstrato. São eles:

  1. Sensação: para o filósofo, todo conhecimento começa nos sentidos, com as sensações. Daí sua famosa frase: “Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos”;
  2. Memória: é a capacidade de lembrar da sensação que se teve. É graças à memória que conseguimos guardar as informações do mundo sensorial;
  3. Experiência: surge quando conseguimos relacionar uma nova sensação de um tipo com uma memória que temos de uma sensação daquele mesmo tipo. A experiência é o conhecimento do particular;
  4. Arte / Técnica: quando conseguimos relacionar experiências semelhantes e desenvolver um padrão (que pode ser replicado), desenvolvemos uma arte / técnica;
  5. Teoria / Ciência: esse grau mais elevado do conhecimento é a descoberta das causas e princípios que dão origem às sensações que experimentamos. É totalmente abstrato.

Ensinando Teoria do Conhecimento de Aristóteles através de Dinâmica: Brincando com Fogo

Apresentação

A proposta é que o professor demonstre aos alunos um conhecimento prático sendo desenvolvido, passando pelos cinco graus: sensação, memória, experiência, arte/técnica e teoria/ciência.

Para isso, o professor vai fazer uma demonstração com fogo e, a cada etapa da demonstração, vai relacioná-la com um dos graus do conhecimento de Aristóteles.

Dessa forma, os alunos poderão ver a teoria aristotélica “funcionando” (ou, se preferir, “se confirmando”) diante deles.

Antes da Dinâmica

Leve para a sala: uma vela, fósforos ou isqueiro, um pedaço de papel (pode ser um pedaço de folha sulfite), um pedaço de plástico mole (tipo um copo descartável), um pires ou base para colocar a vela acesa.

Se possível, desligue o ar-condicionado e os ventiladores. Abra as janelas para deixar o ar circulando. Não é nem pelo perigo, mas pelo cheiro de queimado, que mesmo sendo breve, pode incomodar alguns alunos.

Escreva o nome dos cinco graus do conhecimento no quadro em ordem, do menor para o maior, para ir apontado cada um deles enquanto faz a demonstração.

Realizando a Dinâmica

  1. Faça uma introdução sobre Aristóteles (ou relembre os alunos quem foi ele);
  2. Acenda a vela e queime um pouquinho do pedaço de papel. Diga aos alunos que eles acabaram de ter uma sensação. Apague o fogo do papel e da vela.
  3. Explique o grau do conhecimento “sensação” e escreva no quadro, ao lado desse termo, o exemplo: “Coloquei papel no fogo e queimou”;
  4. Pergunte aos alunos o que você acabou de fazer alguns minutos atrás com o papel e o fogo. Os alunos dirão que você colocou fogo no papel. Diga a eles, então, que eles acabaram de demonstrar memória.
  5. Explique o grau do conhecimento “memória” e escreva no quadro, ao lado desse termo, o exemplo: “Eu lembro que coloquei papel no fogo e queimou”;
  6. Acenda novamente a vela e coloque fogo novamente no papel. Apague o papel e pergunte aos alunos o que acontecerá se você colocar o papel no fogo pela terceira vez. Os alunos dirão que ele queimará novamente. Diga aos alunos que eles desenvolveram a experiência. Apague a vela.
  7. Explique o grau do conhecimento “experiência” e escreva no quadro, ao lado desse termo, o exemplo: “Eu entendo que colocar o papel no fogo o queima”;
  8. Acenda novamente a vela e e pergunte aos alunos o que provavelmente acontecerá se você colocar o plástico no fogo. Eles dirão que irá queimar. Faça isso, deixe queimar um pouco e depois apague o fogo do plástico e da vela. Diga aos alunos que, ao aprenderem a relacionar a capacidade do fogo de queimar o papel com a provável capacidade de queimar o plástico e confirmar essa ideia, eles desenvolveram a “arte ou técnica”;
  9. Explique o grau do conhecimento “arte / técnica” e escreva no quadro, ao lado desses termos, o exemplo: “Eu compreendi que tudo o que se coloca no fogo queima. Logo, se eu precisar queimar alguma coisa, é só aproximá-la do fogo”;
  10. Questione os alunos o que é o fogo, como ele surge, porque ele queima as coisas. Escute as respostas. Confirme as que estiverem certas. Diga aos alunos que, ao fazerem essas perguntas e acharem as respostas, eles estão desenvolvendo a “teoria ou ciência”;
  11. Explique o grau do conhecimento “teoria / ciência” e escreva no quadro, ao lado desses termos, o exemplo: “entender o que é o fogo, como ele surge e porque ele queima as coisas”.

Respostas Científicas sobre o Fogo

O que ele é: “O fogo é a consequência de uma reação de combustão química exotérmica entre um tipo de combustível (gasolina, álcool, madeira, entre outros) e um comburente (o oxigênio), liberando assim luz e calor” (Site Significados).

Como ele surge: “O processo do fogo começa quando as partículas do material aquecido se quebram, unindo-se ao oxigênio do ar. Dessa união surgem as moléculas de água, que se transformam em chama. O que sobra dessa reação se torna luz e calor” (Site Significados).

Porque ele queima: “O calor radiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores (moléculas que foram quebradas formando radicais livres), que se combinam com o oxigênio (comburente) e queimam, radiando outra vez calor para o combustível, quebrando mais moléculas, formando um ciclo constante” (Corpo de Bombeiros Militar do Paraná).

Ensinando Teoria do Conhecimento de Aristóteles através de Dinâmica: Relacionando a Dinâmica com a Matéria

Acredito que tenha ficado óbvio que a relação acontece simultaneamente, tendo em vista que a cada etapa da dinâmica o professor vai explicando a matéria.

Ensinando Teoria do Conhecimento de Aristóteles através de Dinâmica: Interdisciplinaridade

Essa aula pode ser dada junto com o professor de Química.

Ninguém melhor do que o professor de química para explicar as propriedades do fogo e tirar dúvidas dos alunos que, provavelmente, ficarão muito curiosos sobre o fogo depois dessa aula.

Ensinando Teoria do Conhecimento de Aristóteles através de Dinâmica: Conclusão

Já testei essa dinâmica em sala e funciona muito bem. É uma das aulas em que os alunos mais prestam atenção e compreendem o conteúdo porque, além de ser algo que eles experimentam diariamente, com a dinâmica fica tudo muito lúdico e visual para eles.

E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

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Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.