Ensinando Silogismo através de Jogo: Jogo dos Silogismos

Ensinando Silogismo através de Jogo: Jogo dos Silogismos

Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar ensinando silogismo através de um jogo. Nesse jogo, os alunos lerão vários silogismos clássico e tentarão identificar se eles são válidos ou inválidos. A intenção é que eles raciocinem em grupo para interpretar os argumentos e identificar aqueles que seguem as regras da lógica silogística e os que não seguem. O objetivo da atividade é introduzir os alunos no tema, que depois será desenvolvido teoricamente pelo professor. Vamos lá!

Ensinando Silogismo através de Jogo: Relembrando o Conceito

Silogismo é um tipo de argumento dedutivo composto por pelo menos duas premissas e uma conclusão. O chamado silogismo clássico, apresentado por Aristóteles, trabalha com duas premissas e uma conclusão.

O exemplo tradicional de silogismo é:

Todo ser humano é mortal.

Sócrates é ser humano.

Logo, Sócrates é mortal.

Quando ensinamos silogismo no ensino básico, ensinamos como ele é estruturado (explicando os termos maior, menor e médio) e também apresentamos as regras para construção de um silogismo válido.

Para uma explicação mais aprofundada e descomplicada sobre esse tema, recomendo a leitura do artigo: Silogismo Descomplicado: Lógica Formal Aristotélica.

Ensinando Silogismo através de Jogo: Jogo dos Silogismos

Apresentação

O jogo que elaborei consiste em entregar aos grupos de alunos 16 fichas contendo diferentes silogismos clássicos. Desses 16, 8 são válidos e 8 são inválidos.

O desafio dos grupos é lerem com calma e tentarem descobrir quais são os válidos e quais são os inválidos.

Segue abaixo uma imagem com a folha contendo os 16 silogismos:

Ensinando Silogismo através de Jogo - Jogo dos Silogismos (Fichas)

Gabarito

Os silogismos válidos são: 2, 3, 4, 6, 9, 10, 15 e 16.

Os silogismos inválidos são 1, 5, 7, 8, 11, 12, 13 e 14.

Preparação do Jogo em Casa

Você deve imprimir uma folha por grupo de trabalho e cortar as 16 fichas. Eu sugiro trabalhar com uma média de cinco alunos por grupo.

Recomendo colar a folha (antes de cortar as fichas) ou as fichas já cortadas em um papelão fino ou papel cartão para evitar que voem e se percam. Fora, é claro, que garante mais maneabilidade e durabilidade ao material.

Links para download do arquivo: Jogo dos Silogismos (PDF).

Preparação no Começo da Aula

  1. Divida a turma em grupos;
  2. Entregue um kit com as fichas de silogismos já embaralhadas para cada grupo.

Jogando

  1. Explique aos alunos que as fichas contêm 16 argumentos e eles precisam separa quais são argumentos lógicos e quais são ilógicos;
  2. Explique que, para ser um argumento lógico, a conclusão precisa ser derivada das informações contidas nas premissas;
  3. Diga que o grupo que acertar mais ganhará;
  4. Dê um tempo para a execução dessa tarefa. Acredito que 15-20 minutos sejam suficientes;
  5. Inicie o jogo e vá acompanhando a execução, tirando dúvidas dos grupos sem dar as respostas;
  6. No final do tempo ou se todos os grupos acabarem antes, faça a verificação dos erros e acertos e declare o vencedor.

Premiação

Eu costumo dar 1,0 ponto para o grupo que acertar mais.

Para não decepcionar os demais grupos, você pode dar 0,5 ponto para os grupos que acertaram mais da metade, mas não ganharam; e 0,25 pontos para os grupos que acertaram menos da metade e não ganharam.

Parte Teórica

Após concluir o jogo, o professor deve explicar o conteúdo. Normalmente, nessas aulas, eu explico:

  1. O que é um silogismo;
  2. Estrutura de um silogismo clássico;
  3. Os três termos de um silogismo;
  4. As regras de um silogismo;
  5. O caráter formal dessa argumentação (o silogismo é avaliado pela sua estrutura e não pelo seu conteúdo).

Variação

Eu pensei no jogo como uma introdução ao assunto, mas ele também pode ser utilizado como uma avaliação lúdica do aprendizado dos alunos.

Nesse caso, primeiro o professor irá explicar a matéria (parte teórica) e depois irá fazer o jogo para avaliar se os alunos entenderam ou não o conteúdo dado.

Conclusão da Aula

Considero muito importante que o professor explique porquê os silogismos válidos do jogo são válidos e porquê os inválidos são inválidos, pois isso ajudará os alunos a compreenderem o motivo de terem errado ou acertado sem querer (“no chute”).

A explicação sobre os silogismos válidos é meio que autoevidente depois que a matéria teórica já foi dada. Talvez, valha só a pena reler com eles e apontar algumas pegadinhas, tal como no silogismo 09 (que começa com a premissa “nenhum peixe sabe nadar”), já que muitos podem considerá-lo inválido ao analisarem o conteúdo em vez da estrutura.

Já a explicação sobre os silogismos inválidos será mais extensa e individual porque será necessário apontar a falha de cada um deles. A falha de cada um dos silogismos inválidos está relacionada com a infração de pelo menos uma das regras dos silogismos. A explicação para o erro de cada um dos modelos de silogismo inválido que coloquei no jogo pode ser encontrada aqui: Regras do Silogismo.

Ensinando Silogismo através de Jogo: Interdisciplinaridade

Esse jogo permite uma interdisciplinaridade com qualquer disciplina, bastando o outro professor fornecer conteúdos para serem transformados em silogismos válidos e/ou inválidos.

Existem duas formas de interação:

a) O professor da outra disciplina pode criar silogismos somente com conteúdos verdadeiros, para que o aluno tenha um duplo aprendizado: aprender sobre silogismos e também sobre a matéria.

Por exemplo, uma aula de Biologia sobre o ornitorrinco:

Todo mamífero se reproduz de forma sexuada.

O ornitorrinco é mamífero.

Logo, o ornitorrinco se reproduz de forma sexuada.

a) O professor da outra disciplina pode criar silogismos com conteúdos falsos, que depois serão corrigidos pelo professor como curiosidades do seu assunto.

Por exemplo, uma aula de Biologia sobre o ornitorrinco:

Nenhum mamífero põe ovos.

O ornitorrinco põe ovos.

Logo, o ornitorrinco não é mamífero.

[O silogismo é válido, mas o conteúdo é falso porque o ornitorrinco é um mamífero e ele põe ovos].

Ensinando Silogismo através de Jogo: Conclusão

Esse é um jogo muito simples de ser preparado e aplicado. Além disso, ele cumpre muito bem o seu papel de introduzir os alunos no tema e despertar a curiosidade deles para entenderem porquê erraram algo que parecia tão óbvio, mas não era. Certamente os alunos ficarão surpresos quando o professor explicar o motivo de alguns dos silogismos “pegadinha” serem válidos ou inválidos!

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Até a próxima e tenham uma boa viagem!

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Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.