Introdução à Antropologia Filosófica através de Debate

Introdução à Antropologia Filosófica através de Debate

Olá, marujos! Hoje, mostrarei como fazer uma introdução à antropologia filosófica através de um debate. A proposta é que os alunos pensem em grupo respostas para perguntas sobre o ser humano e depois discutam entre si quais são as melhores. O objetivo é introduzi-los ao tema já despertando neles o interesse filosófico. Vamos lá!

Introdução à Antropologia Filosófica através de Debate: Relembrando o Conceito

Antropologia filosófica é a área da filosofia que busca compreender a essência do ser humano.

Essa é uma grande área que muitas vezes recebe diferentes nomes e diferentes desdobramentos filosóficos dependendo da época e do filósofo/corrente filosófica.

Basicamente, todos os estudos que visam compreender o ser humano, seja a sua constituição essencial (corpo e/ou alma), sua existência em si, sua relação com o mundo e os demais seres, seu modo de agir e de pensar, flertam com ou derivam de a antropologia filosófica.

Sugestão de Livros sobre o Tema:

                

Introdução à Antropologia Filosófica através de Debate: O Debate

Perguntas a serem Debatidas

  • Qual é a essência do ser humano?
  • O que nos faz humanos?
  • O que é o ser humano?
  • Quem somos nós?

Preparação

  • Os alunos devem ser divididos em grupos (recomendo de 4-6 alunos por grupo);
  • Cada grupo deve dar uma resposta para cada uma das perguntas acima de forma breve (no máximo, uma linha);
  • Reservar uns 20 minutos para dar tempo dos alunos de cada grupo conversar entre si e elaborar as respostas;
  • Enquanto os alunos estão respondendo às perguntas, o professor vai dividir o quadro em quatro setores e escrever no topo de cada setor as perguntas que os alunos estão respondendo (deixando um espacinho no topo, que depois – no final da atividade – receberá o título “antropologia filosófica”).

Explicando a Disputa

  • O professor avisará que as respostas boas irão para o quadro;
  • Pode haver mais de uma resposta boa para cada pergunta;
  • O grupo que tiver mais respostas boas, ganhará o debate;
  • Após um grupo dar uma resposta, os demais grupos dirão se ela é boa ou não;
  • Quem votar que não, precisa explicar porque a resposta não é boa;
  • O grupo que propôs a resposta, pode replicar o ataque que sofreu;
  • Após o debate sobre a resposta, o professor decidirá se a resposta vai para o quadro ou não;
  • Se ninguém questionar a resposta, ela vai para o quadro automaticamente.

O Debate em Si

  • Começando com a primeira pergunta, o professor pedirá a resposta de um grupo;
  • Após a resposta, o professor pede para o grupo explicar a resposta;
  • Após a explicação, o professor questiona os demais grupos se aquela resposta faz sentido ou não;
  • Tendo o questionamento, o professor irá intermediar o debate entre os grupos;
  • No final, o professor decidirá (conforme as regras) se a resposta vai ou não para o quadro;
  • Ainda na primeira pergunta, o professor partirá para o segundo grupo e assim sucessivamente até todos os grupos apresentarem suas respostas à primeira pergunta;
  • Acabando todas as respostas à primeira pergunta, o professor reiniciará o processo com a segunda pergunta;
  • Assim se seguirá até todas as respostas de todas as perguntas serem apresentadas, debatidas e colocadas ou não no quadro.

Observações

  • Respostas muito absurdas, que não forem questionadas por nenhum grupo, podem ser questionadas pelo professor com delicadeza para evitar-se de ir para o quadro final uma resposta impossível de condizer com o debate filosófico sobre o ser humano;
  • É esperado que alguns grupos façam ataques às respostas de outros grupos só para elas não irem para o quadro. Espera-se que o grupo atacado consiga se defender. Mas, se não conseguir, o professor precisa intervir de forma justa para não se perder uma boa resposta à pergunta.

Premiação

  • Sugiro que o professor premie com 1,0 ponto o grupo que mais colocou respostas no quadro e com 1,0 ponto o grupo que melhor proporcionou um debate sadio (caso não tenha sido o mesmo grupo que mais colocou respostas no quadro);
  • Não é preciso ter um único vencedor nessa atividade. Então, se o professor achar justo, pode premiar mais de dois grupos ou até toda a turma com pontos por terem executado bem a tarefa.

Introdução à Antropologia Filosófica através de Debate: Relacionando o Debate com a Matéria

Após o fim dos debates, o professor irá escrever no espaço em branco que deixou no topo do quadro as palavras “antropologia filosófica”.

Explicará que a palavra antropologia é formada pelas palavras gregas anthropos – que significa “ser humano” e lógos – que significa “estudo”.

Dessa forma, antropologia filosófica é o estudo filosófico do ser humano, cujas principais perguntas estão elencadas no debate que foi feito e cujas as respostas são diversas e variadas, propostas por uma grande quantidade de filósofos ao longo da história da filosofia.

O professor deve explicitar que muitas das respostas dadas pelos alunos encontrarão semelhança com as teorias filosóficas que serão estudadas ao longo das aulas e que algumas podem até ser inéditas e – quem sabe – estamos vendo surgir novos filósofos na turma!

Assim, fica claro que tudo o que está no quadro de fato são boas respostas para as perguntas feitas e que todas elas servem como ponto inicial para o debate sobre o ser humano.

Se achar necessário, o professor pode destacar que – diferentemente do que está no quadro – as respostas dos filósofos são mais longas e complexas porque a filosofia propriamente dita precisa de um longo desenvolvimento teórico para expor todas as reflexões que um pensador faz sobre um assunto e tentar minimizar futuras objeções.

Introdução à Antropologia Filosófica através de Debate: Interdisciplinaridade

Essa aula pode ser dada em conjunto com o professor de Ciências Naturais/Biologia e/ou Ciências Sociais/Sociologia.

O professor de Ciências Naturais/Biologia mostrará que sua área também se preocupa com o ser humano, mas o verá mais pelo olhar natural do corpo humano, estudando seus sistemas e órgãos.

Já o professor de Ciências Sociais/Sociologia mostrará que existe um campo de pesquisa das ciências humanas chamado de Antropologia que estuda o ser humano no seu comportamento social, nas suas diferenças e peculiaridades culturais.

Esses professores podem, a título de curiosidade, responder às quatro perguntas propostas no debate sob a perspectiva de suas áreas.

Introdução à Antropologia Filosófica através de Debate: Conclusão

Esse debate é uma forma interessante de introduzir os alunos no tema que será desenvolvido das próximas aulas com o acréscimo de proporcionar a eles uma experiência filosófica de debater ideias e de elaborar respostas a perguntas complexas. Acredito que será muito proveitoso se os alunos conseguirem engajar na atividade.

E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

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Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.