Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar ensinando o Mito da Caverna de Platão através de um filme e uma história em quadrinhos. Nessa proposta, os alunos irão experimentar duas obras artísticas – o filme Matrix e uma história em quadrinhos da Turma da Mônica- e relacioná-las com a alegoria criada por Platão. Vamos lá!
Ensinando Mito da Caverna através de Filme e História em Quadrinhos: Revisando o Conteúdo
A Alegoria da Caverna ou Mito da Caverna é um história fictícia criada pelo filósofo grego Platão no século IV a.C. que está contida do seu livro A República.
Ela narra a história de um prisioneiro, o qual ficava no fundo de uma caverna vendo sombras e achando que aquilo era a realidade.
Um dia, ele se libertou, saiu da caverna e descobriu o mundo real.
Ele voltou para contar a novidade aos demais presos, mas estes o rejeitaram e o mataram.
A história é uma homenagem ao seu mestre Sócrates.
A história também é uma metáfora sobre o conhecimento: estamos presos a conceitos pseudoverdadeiros e precisamos nos libertar deles, encontrando a “verdade verdadeira”.
Além disso, precisamos ajudar os outros a se libertarem, mesmo que seja difícil.
Para saberem mais sobre o tema, recomendo o artigo: Alegoria da Caverna Descomplicada: Pedagogia de Platão.
Ensinando Mito da Caverna através de Filme e História em Quadrinhos: Filme Matrix
Sobre o Filme
Matrix é um filme de 1999 dirigido pelas irmãs Wachowski. Ele fez muito sucesso na época pela sua história e efeitos visuais, se tornando um ícone da cultura pop.
O enredo apresenta Neo (Keanu Reeves), um hacker que consegue a chance de se libertar da Matrix.
Matrix é um ambiente virtual ao qual a maior parte da população está presa, como se fosse um sonho e que se parece com nosso mundo cotidiano.
No mundo real, essas pessoas estão presas e inconscientes, servindo de energia para as máquinas, que é quem controla o mundo na atualidade.
Ainda existe uma resistência de seres humanos e esses acreditam que Neo é o escolhido para liderar a humanidade à vitória na luta contra as máquinas.
Proposta
Passar o filme Matrix (1999) aos alunos. Ele está disponível na plataforma de streaming MAX ou pode-se usar um DVD/Blu-ray.
Relacionando com a Matéria
O filme Matrix é cheio de metáforas e referências à filosofia e cultura pop.
Com relação ao mito da caverna, podemos tecer vários comparativos:
- Os seres humanos crescem e são criados dentro dos tanques, semelhantemente ao que ocorre como os prisioneiros da caverna. Ambos passaram a vida inteira naquele local e não conhecem outra realidade;
- A Matrix tem a mesma função das sombras do fundo da caverna: servir de falsa verdade sobre as coisas, falsa realidade. Ambas servem para controlar as pessoas, fazendo-as acreditar que estão vivendo o mundo real sem estarem;
- Neo representa o prisioneiro que se libertou, que sofreu pra se acostumar com a “real realidade” e que aceitou voltar para a caverna/Matrix para ajudar a libertar outras pessoas;
- Os humanos que se transformam nos agentes representam os prisioneiros que não aceitam o chamado para a liberdade e preferem ficar na Matrix/Caverna;
- Cypher (Joe Pantoliano) – o traidor – também seria uma espécie de prisioneiro arrependido, que quer voltar para a caverna/Matrix;
- Quando Morpheus (Laurence Fishburne) diz que só pode dar a Neo a verdade, mas que não seria fácil, temos uma referência à dificuldade do prisioneiro liberto de fazer seu caminho para fora da caverna e se acostumar com a luz do sol;
- Também existe um momento do filme em que Neo diz que seus olhos doem e Morpheus diz que é porque nunca os usou. Essa é uma referência ao primeiro momento em que o prisioneiro liberto recebe a luz do sol.
A ideia é que o professor debata com os alunos sobre o filme, provocando-os a falarem o que entenderam, o que não entenderam, o que gostaram, o que não gostaram e os motivos.
Caso a turma não se motive muito para falar, o professor pode usar os comparativos que fiz acima para ajudar na conversa, dando um direcionamento para o bate papo.
Ensinando Mito da Caverna através de Filme e História em Quadrinhos: História As Sombras da Vida
Sobre a História em Quadrinhos
As Sombras da Vida é uma história em quadrinhos de 2002 da Maurício de Sousa Produções.
Utilizando o personagem Piteco, temos uma paródia com referências bem diretas à Alegoria da Caverna.
Piteco estava caçando quando ouve vozes em uma caverna. Ele entra e vê três velhos elogiando sombras que estão sendo projetadas no fundo dela, as quais seriam a vida para eles.
Piteco acha aquilo engraçado, já que os velhos estavam admirados por sombras e se apresenta como “algo melhor”, já que ele é uma vida de verdade.
Os velhos ficam furiosos e perseguem Piteco até que saem sem querer da caverna.
No começo, eles reclamam da dor nos olhos. Mas depois que se acostumam, agradecem Piteco por ter lhes mostrado a verdadeira realidade e saem para contemplar a verdadeira vida.
Passam-se séculos e vemos um Piteco vestido de terno ouvindo vozes elogiosas vindas de dentro de uma casa.
Ele entra na casa e vê três homens sentados no sofá, tecendo elogios à TV, dizendo que suas imagens são o fantástico show da vida.
Proposta
Entregar a história para os alunos lerem online, off-line ou impressa.
Ela pode ser encontrada no site bemblogado.com.br ou em PDF.
Para deixar mais dinâmico, o professor pode escolher dois alunos – um para fazer o Piteco e outro para fazer os velhos – e ler em voz alta a história enquanto os demais alunos acompanham nas suas cópias.
Relacionando com a Matéria
Como dito anteriormente, a relação entre a história em quadrinhos e o mito da caverna é muito direta e explícita, apesar de algumas pequenas mudanças de roteiro:
- Piteco representa aquele que chama os prisioneiros para a liberdade, para conhecerem a verdadeira realidade;
- Os velhos representam os prisioneiros que admiram as sobras como se fossem a vida/realidade;
- Os velhos perseguem Piteco assim como os prisioneiros presos atacam o prisioneiro liberto. A diferença é que, na história da Turma da Mônica, o “libertador” escapa vivo enquanto na história de Platão, ele morre;
- O choque dos prisioneiros em sentir a luz do sol pela primeira vez é semelhante ao sofrimento vivido pelo prisioneiro liberto da história de Platão quando sai a primeira vez da caverna.
O professor deve fazer um debate com os alunos sobre a história da Turma da Mônica, pedido para eles dizerem o que entenderam, o que não entenderam, o que gostaram, o que não gostaram e os motivos.
Assim como no caso do filme Matrix, o professor pode usar os comparativos acima para guiar o bate papo.
Além disso, vale muito à pena fazer uma reflexão com os alunos sobre a “nova” caverna de Platão, representada na tirinha como a TV.
O professor pode provocá-los sobre qual seria a caverna de Platão nos dias de hoje. Espera-se que os alunos entendam que é o celular e a internet de um modo geral.
O professor pode questionar os alunos sobre o fato de a internet e do celular dar tantas possibilidades para conhecer coisas, culturas e opiniões novas e diferentes, mas acabamos sempre ficando vendo as mesmas coisas (sejam músicas, jogos e/ou conteúdos nas redes sociais).
Ensinando Mito da Caverna através de Filme e História em Quadrinhos: Finalização da Aula
Texto Original
Se o professor não narrou a Alegoria da Caverna tal como ela é até o momento, essa é a hora.
O professor pode tanto contar a história de forma resumida, como pode ler o diálogo com os alunos (também escolhendo dois alunos para interpretar Sócrates e Glauco).
Você pode pegar o trecho do livro contendo a história também no site bemblogado.com.br.
Atividade
Se o professor quiser fazer uma atividade prática com os alunos, pode pedi-los para fazer um desenho, imaginando como seria a caverna da história de Platão (contendo todos os elementos narrados pelo filósofo, como a fogueira, o muro, as estátuas…).
Caso faça a atividade, vale a pena pontuar os alunos que a executarem de forma séria.
Ensinando Mito da Caverna através de Filme e História em Quadrinhos: Interdisciplinaridade
Essa aula pode ser dada junto com Artes, Língua Portuguesa e Literatura.
Tanto o filme quanto a história em quadrinhos são produções artísticas. O professor de Artes pode explorar as características desses tipos de arte.
A história em quadrinhos é uma mídia visual e escrita, que demanda interpretação de texto e imagem. Sendo assim, o professor de língua portuguesa pode auxiliar na aula fazendo um trabalho de interpretação.
As histórias em quadrinhos da Turma da Mônica são uma parte importante da cultura brasileira, da nossa literatura infantil contemporânea. Por isso, vale uma aula de literatura sobre Maurício de Sousa e sua produção.
Ensinando Mito da Caverna através de Filme e História em Quadrinhos: Conclusão
O Mito da Caverna é uma das histórias mais famosas da filosofia e da cultura mundial. As produções sugeridas para uso em sala são só dois exemplos de vários criados ao longo dos anos. Escolhi duas que eu gosto bastante e acho que despertará interesse dos alunos. Porém, nada impede de usar outras criações artísticas as quais você prefira ou tenha mais fácil acesso.
E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!
Até a próxima e tenham uma boa viagem!
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