Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar ensinando a antropologia filosófica de Karl Marx através de uma dinâmica que chamei de “como seria sua vida se…”. Nessa dinâmica, os alunos sortearão aleatoriamente condições biológicas, históricas e socioeconômicas, e precisarão interpretar como seria a vida deles nessas condições. O objetivo é que os alunos entendam a visão de Marx sobre como essas condições afetam quem nós somos. Vamos lá!
Relembrando o Conceito
Karl Marx é um filósofo e sociólogo do fim da modernidade, muito famoso pela sua crítica ao capitalismo e proposta de um socialismo científico.
Marx era contra a visão metafísica clássica e defendia um estudo histórico-material das coisas, incluindo a sociedade e o ser humano.
Sobre o ser humano, Marx era contra a visão clássica da essência humana como algo pronto e acabado, que seria comum a todos os seres humanos (por exemplo, ele era contra a noção de alma).
O filósofo, ao contrário, defendia que aquilo que chamamos de “essência”, entendido como um conjunto de características definidoras, seria individual; ou seja, cada ser humano teria sua própria essência.
Além disso, essa essência estaria totalmente condicionada às condições históricas e socioeconômicas do indivíduo. Em outras palavras, Marx está dizendo que quem nós somos depende da época, do lugar e das condições financeiras nas quais nascemos. Esse conjunto de atributos influencia totalmente nossas vidas e as possibilidades que temos em agir no mundo.
Por exemplo, não dá para dizer que a vida e as possibilidades de existência de um homem negro pobre que nasceu no Brasil colônia são as mesmas de um homem branco rico que nasceu no Brasil na mesma época. Da mesma forma, uma mulher brasileira nos dias de hoje tem uma vida totalmente diferente de uma mulher nos dias de hoje no Afeganistão.
Ensinando a Antropologia Filosófica de Karl Marx através de Dinâmica: A Dinâmica
Apresentação
Os alunos sortearão aleatoriamente uma dentre várias condições biológicas, históricas e socioeconômicas. Eles terão um saquinho ou um dado para cada uma dessas condições. E cada papel ou face do dado terá escrito uma dentre as várias condições desse tema.
Após sortear um de cada elemento, o aluno terá formado um “tipo” de pessoa e precisará interpretar esse papel, pensando como seria sua vida dentro dessas condições.
Preparação
Para a dinâmica, precisaremos preparar o material que será sorteado pelos alunos. A forma mais simples é escrever em uma folha de papel e colocar em saquinhos separados, para que o aluno tire um papel de cada saquinho. Seguem minhas sugestões:
Saquinho 1 – Homem Branco / Homem Negro / Mulher Branca / Mulher Negra
Saquinho 2 – Criança / Jovem / Adulto / Idoso
Saquinho 3 – Pobre / Classe Média / Rico
Saquinho 4 – Antiguidade / Idade Média / Idade Moderna / Contemporaneidade
Saquinho 5 – Brasil / EUA / Europa / África / Ásia / Oceania
Essas são sugestões. Você pode criar mais saquinhos, com outras variações que achar interessante (por exemplo, um saquinho para “religiões”) ou criar mais itens para cada um dos saquinhos existentes (por exemplo, no saquinho 5, você pode especificar mais países ou regiões).
O que eu chamo de “saquinho” é um local para armazenar os papeis. Você não precisa de um saco necessariamente. Pode usar, por exemplo, um copo descartável ou algum tipo de aplicativo para sorteio.
Outra possibilidade é criar dados para os alunos lançarem todos ao mesmo tempo e ver se formar de uma só vez o “tipo” de pessoa que ele deverá interpretar. Para isso, basta imprimir um modelo de dado em branco (como esse aqui do link) e escrever nele os itens. Você precisa de um dado para cada variação. As faces extras podem ficar em branco (para jogar de novo) ou você pode repetir algum dos itens.
Execução
O professor chega na sala e coloca, se for possível, a turma em um semicírculo. Na parte “aberta” do semicírculo, o professor coloca a sua mesa e sobre ela os dados ou saquinhos.
Ele explica a dinâmica e chama um aluno por vez para a executar. Se achar que demorará muito fazer com todos os alunos ou que terá muita resistência por parte deles, pode-se fazer sorteio de nomes aleatórios ou escolher voluntários. Uma forma de “incentivar” é dando pontos para quem participar de forma séria, interpretando direitinho o papel.
O aluno fará o sorteio e interpretará um papel baseado nos itens que caírem para ele. Darei alguns exemplos aqui:
a) mulher negra / adulta / pobre / idade moderna / Brasil – A pessoa pode interpretar uma escrava que trabalhava como doméstica na casa de um senhor de engenho ou uma escrava fugida que habitava um quilombo.
b) homem branco / idoso / classe média / antiguidade / Europa – A pessoa pode interpretar um filósofo grego.
c) mulher branca / criança / rica / contemporaneidade / EUA – A pessoa pode interpretar a filha de um artista de Hollywood que estuda em um colégio particular chique e que vai na Disneyland todos os finais de semana.
d) homem negro / jovem / classe média / idade média / África – A pessoa pode interpretar um jovem guerreiro de uma tribo africana batalhando sua primeira guerra.
Percebam que eu deixei o período de tempo e os locais um tanto quanto genéricos para facilitar a interpretação, permitindo que a pessoa tenha mais opções de escolha.
Se a pessoa tiver dificuldade em criar seu “personagem”, deixe-a aceitar sugestões dos amigos ou fazer uma pesquisa na internet para se inspirar.
Se a pessoa tiver dificuldade em interpretar seu “personagem”, faça perguntas pontuais para ela como: você faz alguma coisa? Com quem você mora? Você é feliz? Algo ou alguém limita suas escolhas? O que você quer realizar? O que falta para você seguir o seu caminho e realizar seus sonhos? Porque?
Ensinando a Antropologia Filosófica de Karl Marx através de Dinâmica: Relacionando A Dinâmica com a Matéria
Eu sugiro aplicar a dinâmica no começo da aula, antes mesmo de apresentar o tema. Depois que a dinâmica finalizar, o professor apresentará o tema e a teoria do filósofo.
A proposta é que os alunos, através dos diferentes papeis que surgirem na dinâmica, entendam como a vida de cada indivíduo é diferente dependendo de como, quando e onde ele nasceu. Essa diferença é exatamente aquilo que Marx chama de “essência” do ser humano, ou seja, sua condição histórica e socioeconômica.
Ensinando a Antropologia Filosófica de Karl Marx através de Dinâmica: Interdisciplinaridade
Essa aula pode ser dada junto com História e Sociologia.
Como a filosofia de Marx está diretamente ligada às condições históricas e socioeconômicas, os professores de história e sociologia podem participar dessa aula dando suas contribuições sobre como eram ou são as sociedades nos locais e períodos históricos sorteados. Isso ampliará a visão de mundo dos alunos.
Conclusão
Essa é uma aula que conseguirá proporcionar várias reflexões para os alunos. Fazendo-os se colocarem em diferentes papeis sociais, espera-se aumentarem sua empatia com os diferentes grupos sociais que surgirão na dinâmica e também uma compreensão de como é complicado mudar de vida quando você nasce em certas épocas e lugares com uma condição financeira muito específica.
E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outro tema marxista para uma aula lúdica? Entra em contato comigo!
Até a próxima e tenham uma boa viagem!
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