Olá, marujos! Hoje faremos uma introdução à Filosofia de uma forma descomplicada. Esse artigo é importante para todos que estão começando a explorar essa área do conhecimento e querem entender o que significa o nome Filosofia; onde, quando, como e porquê surgiu o pensamento filosófico; e do que se trata esse conhecimento. Serão essas questões básicas que responderemos nesse artigo. Vamos lá!
Introdução à Filosofia Descomplicada: Etimologia
Buscar a etimologia de uma palavra significa entender a origem dessa palavra, ou seja, como ela foi formada e o que significam os termos que a compõe.
FILOSOFIA
No caso da palavra FILOSOFIA, ela tem uma origem grega. Ou seja, seu termo foi cunhado pela primeira vez na língua grega. No original, usando as letras gregas, a palavra se escreve assim: Φιλοσοφία. Transcrevendo para o nosso alfabeto latino, o termo se escreve assim: philosophia.
A palavra FILOSOFIA é a composta da junção de duas outras palavras gregas: philos (que é uma derivação da palavra original philia) e sophia. Philia significa amor, no sentido de amizade ou respeito por um igual. Já sophia significa sabedoria. Com isso, podemos dizer que a palavra FILOSOFIA significa “amor pela sabedoria”.
Não existe um registro oficial da primeira vez que essa palavra foi utilizada. Contudo, a tradição dá o crédito ao filósofo e matemático Pitágoras de Samos. Segundo o filósofo, a sabedoria plena só pertence aos deuses, mas o seres humanos podem amá-la e buscá-la, tornando-se filósofos (amantes da sabedoria).
FILÓSOFO
O termo FILÓSOFO também costuma ser traduzido por “amigo da sabedoria”, já que a palavra philia tem essa dupla tradução para o português (amor / amizade).
Eu gosto de fazer uma analogia dizendo que o filósofo é aquele que trata a sabedoria tanto como a pessoa amada, no sentido de sempre lhe querer bem, sendo verdadeiro e sincero com ela; quanto como a melhor amiga, no sentido de confiar nela, ouvi-la, desabafar seus problemas e buscar respostas.
Pode parecer estranho essa separação, mas, em um relacionamento, sempre dizemos que os melhores casais são formados por pessoas que se amam e são os melhores amigos um do outro. É essa mesma relação entre a pessoa e a sabedoria que acredito fazer de alguém um bom filósofo.
Introdução à Filosofia Descomplicada: Origem
A Filosofia ocidental, que é aquela que trabalhamos nesse blog, surgiu na Grécia antiga, no século VI a.C. com os filósofos pré-socráticos.
A grande novidade do pensamento filosófico foi a oposição que ele criou ao pensamento mitológico. Enquanto que a mitologia explicava a origem das coisas através de histórias imaginadas e dependia da crença das pessoas, a filosofia buscava a resposta para a origem das coisas através de explicações racionais, utilizando-se de elementos do mundo natural.
A filosofia é a “rainha das ciências” / “mãe das ciências”: ela não é uma ciência, mas todas vieram dela. A filosofia foi o primeiro modo de conhecer o mundo e o ser humano de forma estritamente racional.
Elementos Históricos
Alguns elementos históricos foram importantes para que a Filosofia surgisse onde surgiu e quando surgiu. São eles:
a) Viagens marítimas – Desacreditaram as teorias de monstros marinhos, abismos e terras de deuses;
b) Surgimento do calendário – Controlando o ciclo do ano e das estações, encontrou-se um padrão de comportamento da natureza (desacreditando os deuses);
c) Escrita alfabética – Com o surgimento do registro dos mitos, percebeu-se suas variadas versões e contradições.
d) Surgimento da vida urbana – As novas classes dos comerciantes e artesãos estimularam o desenvolvimento das artes, das técnicas e da ciência.
e) Política – A democracia grega elaborava leis que passavam a coincidir com a vontade dos cidadãos, que as discutiam na praça pública (ágora) e representavam a prevalência do lógos (discurso racional).
Dessa forma, percebemos que não foi ao acaso que a filosofia surgiu. Ela começou a existir devido a uma necessidade humana de querer entender as coisas como elas são de fato. A força da Filosofia está na necessidade de conhecer do ser humano, preocupado com a busca da verdade.
Introdução à Filosofia Descomplicada: A Proposta Filosófica
A Filosofia é um pensamento:
a) Radical: busca um conhecimento profundo, em oposição ao superficial;
b) Rigoroso: busca encadear ideias e uma coerência, em oposição às contradições e ambiguidades;
c) de Conjunto: busca uma visão total da realidade, em oposição a uma visão fragmentária do real.
Atitude Filosófica
A atitude filosófica surge quando questionamos as ideias e valores que recebemos acriticamente e buscamos um sentido próprio, nosso, para eles.
Os momentos da atitude filosófica são:
a) Negação: negar a ideia, valor ou conceito, se afastando dele;
b) Questionamento: questionar a ideia, valor ou conceito, buscando a fundamentação teórica e lógica dele;
c) Resultado do processo filosófico: a conclusão alcançada, que pode afirmar ou negar a ideia, valor ou conceito original. O individuo agora tem um fundamento no que acredita ou abandonará essa crença e buscará uma nova explicação para o seu dilema.
Dessa forma, percebemos que a filosofia propõe o questionamento daquilo que nos é transmitido. Questionamento não significa negação, mas análise, para entender porquê aquilo é desse jeito e não de outra forma. Com isso, o filósofo pode afirmar a verdade que lhe foi proposta porque ele encontrou fundamento para aquilo; ou pode negar, por falta de fundamento racional / lógico.
O exercício filosófico consiste exatamente em criar a fundamentação racional daquilo que é posto como verdade. Ao mesmo tempo, é um trabalho de apontar aquilo que está errado por não ter uma fundamentação racional.
Introdução à Filosofia Descomplicada: O Fim da Filosofia?
Antes
A filosofia, quando surgiu, buscava encontrar a verdade sobre todos os temas que interessassem o ser humano.
Quando um tema era novo (no sentido de nunca ter sido explorado filosoficamente), o filósofo tentava fundamentar racionalmente suas ideias, que explicariam logicamente os problemas que ele encontrava, achando, assim, argumentos verdadeiros.
Depois, quando o tema já era alvo de debates, um filósofo podia concordar com um anterior aperfeiçoando ainda mais os argumentos utilizados pelo primeiro; ou podia discordar dos anteriores, buscando uma nova fundamentação racional que sustentasse seus argumentos.
Exemplo: Os filósofos pré-socráticos Heráclito e Parmênides se confrontaram em argumentos para explicar como é possível que as coisas mudem de aparência e continuem sendo a mesma coisa (você não tem o mesmo rosto e tamanho de 10 ou 20 anos atrás, mas ainda é você!), cada um defendendo uma explicação diferente. Platão, posteriormente, veio com um argumento que resolvia essa disputa, mostrando que os dois estariam certos se enxergássemos o problema de uma outra forma, usando, obviamente, novos argumentos. Para conhecer mais dessa disputa filosófica, você pode ler o artigo: A Teoria das Ideias Descomplicada: Metafísica de Platão.
Hoje
A filosofia continua viva nos dias atuais. As grandes questões da humanidade ainda existem. Mesmo que muitos filósofos importantes tenham se debruçado e respondido essas questões de forma brilhante, sempre surgem novas mentes que examinam os problemas filosóficos por outros ângulos, especialmente pelo fato de viverem em uma nova época e em uma outra cultura.
É por isso que a filosofia nunca vai terminar. Porque sempre existirão pensadores dispostos a questionarem as conceitos estabelecidos e buscar novas, melhores e/ou diferentes respostas para os mesmos problemas. A razão humana é insaciável.
Além disso, a cada geração, novos problemas filosóficos são adicionados ao “caldeirão da filosofia” porque são demandas novas, de uma nova sociedade. Por exemplo, a Filosofia da Ecologia é um ramo novo da filosofia que só surgiu quando os efeitos dos maus-tratos com o meio-ambiente começaram a afetar os seres humanos. Como esse problema não existia antes, não tinha porque o pensarmos filosoficamente.
Introdução à Filosofia Descomplicada: Ensinando esse Conteúdo
Caso precise ensinar esse conteúdo em sala de aula e queira fazer alguma coisa diferente, recomendo a leitura do artigo: Introdução à Filosofia através de Dinâmica.
Introdução à Filosofia Descomplicada: Conclusão
Como o próprio nome desse artigo propõe, isso é apenas uma introdução à filosofia e ao pensamento filosófico. Esse artigo serve para lhe situar nesse universo de conhecimento que já tem mais de 2500 anos. Espero que ele lhe ajude a entender basicamente o que é a filosofia e o que ela propõe. A partir desse entendimento, você já pode partir para conhecer as áreas da filosofia e os diversos temas filosóficos discutidos a tantos anos.
Aprofundando o Assunto
Caso esteja empolgado para aprender mais sobre filosofia e queira adquirir uma material introdutório, recomendo os livros:
Se liga na Filosofia (Marcus Weeks)
O livro da filosofia (vários autores)
Filosofia: Antiguidade e Idade Média [Volume 1] (Dario Antiseri e Giovanni Reale)
Filosofia: Idade Moderna [Volume 2] (Dario Antiseri e Giovanni Reale)
Filosofia: Idade Contemporânea [Volume 3] (Dario Antiseri e Giovanni Reale)
E aí? Qual a informação mais legal desse artigo para você? Diz nos comentários! Conhece alguém que precisa entender o que é filosofia? Compartilha esse artigo com ela! Quer sugerir temas para o blog? Entra em contato comigo!
Até a próxima e tenham uma boa viagem!
———————————————————————————————
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2016.Coleção Ensino Médio 2ª série: Manual do Professor. – Belo Horizonte: Bernoulli Sistema de Ensino, 2019. 64 p.: il.
Coleção Ensino Médio 1ª série: Manual do Professor. – Belo Horizonte: Bernoulli Sistema de Ensino, 2019. 52 p.: il. (Volume 1)
Wikipédia. Verbete Filosofia.