Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar ensinando a Teoria da Iluminação Divina de Santo Agostinho através de um Jogo. Nesse jogo, os alunos irão procurar totens em um quarto escuro com auxílio de lanternas, simulando a busca pelas verdades com o auxílio da luz divina. Vamos lá!
Ensinando Teoria da Iluminação Divina de Santo Agostinho: Relembrando o Conceito
Para Santo Agostinho, seguindo uma inspiração platônica, todos os seres humanos nascem com algumas verdades objetivas impressas em sua alma por Deus. Essas verdades moldam o mundo e a natureza humana, fazendo da criação o que ela é.
A questão é que não tomamos conhecimento dessas verdades de forma imediata. A princípio, elas estão ocultas em nosso interior.
Para compreendê-las, existe um processo de busca por essas verdades. Essa busca depende de duas ações: a nossa vontade de querer encontrar essas verdades e a vontade de Deus em querer revelá-las a nós.
Para o filósofo, Deus sempre quer que nós encontremos suas verdades. Para ilustrar esse processo, Agostinho diz que Deus ilumina a mente humana para que possamos encontrar as verdades.
O uso do termo iluminação é uma analogia que o santo fez com a iluminação solar: assim como precisamos da luz do sol para enxergar as coisas sensíveis, precisamos da luz divina para enxergar as verdades intelectuais.
Para uma explicação mais aprofundada e descomplicada sobre esse tema, recomendo a leitura do artigo: Teoria da Iluminação Divina Descomplicada: Teoria do Conhecimento de Santo Agostinho.
Ensinando Teoria da Iluminação Divina de Santo Agostinho: Jogo Procurando as Verdades
Entendendo o Jogo
A proposta é que pequenos grupos de alunos procurem por totens (que representam as verdades) escondidos em uma sala escura utilizando lanternas.
Materiais
Totens: Eu fiz os meus usando papelão de caixas velhas. Você corta uma tira longa de papelão, dobra no meio, cola ou passa fita para grudar e depois faz dois “pezinhos” em cada ponta para que fique em pé (conforme imagem da capa desse artigo). Nada impede usar caixas de leite e latinhas de refrigerante ou de fazer algo mais elaborado, como de plástico ou MDF. O importante é que tenham um tamanho adequado para ser possível de se encontrar e se consiga ler seu conteúdo sem maiores dificuldades (eu utilizei mais ou menos 1/4 de folha A4 e funcionou muito bem).
Conteúdos: Eu digitei e imprimi quatro verdades citadas por Santo Agostinho. Coloquei seu nome e uma breve descrição para que os alunos entendam o que encontraram. Você pode imprimir o modelo que criei: Totens – Teoria da Iluminação Divina (Santo Agostinho).
Lanternas: Cada aluno precisará de uma. Eu sugiro que cada um utilize o seu celular. Como a atividade é feita em grupos de 3-5 alunos, um pode emprestar para o outro se alguém não tiver celular. Se quiser fazer um pequeno investimento e/ou evitar o uso do aparelho em aula, também é possível comprar lanternas pequenas: Mini Lanterna Led Recarregável.
Preparação
O jogo deve acontecer em um ambiente escuro. Não precisar ser um breu total, mas um local em que seja difícil encontrar algo sem o auxílio da lanterna. Eu utilizei a sala de leitura da minha escola que é um ambiente pequeno. Você pode utilizar o mesmo ambiente ou uma parte da biblioteca. Outro local que pode ser usado é a própria sala de aula (nesse caso, teria que ver a possibilidade da maioria dos alunos ficarem fora da sala enquanto a atividade acontece).
No local, você irá esconder os quatro totens. Os locais de esconderijo vão acabar variando dependendo do espaço que você for utilizar. O importante é entender que não precisa ser algo difícil para os alunos, só não precisa ser algo óbvio. Boas sugestões são: atrás da porta de entrada; no assento das cadeiras (quanto tem uma mesa “escondendo” o assento); em cima de armários de altura média; em vãos entre livros; atrás de lixeiras ou outros objetos que estejam na sala.
Jogando
Com as luzes já apagadas, chame o primeiro grupo de alunos (recomendo de três a cinco alunos). Faça-os entrar com calma e encostarem em uma parede próxima (para deixar tudo organizado). Avise que eles precisarão encontrar quatro verdades escondidas na sala (a ideia é que eles não tenham visto como são os totens). Alerte que não precisarão revirar de ponta-cabeça o ambiente porque os totens não estão escondidos em lugares de difícil acesso. Peça que liguem suas lanternas, dispare o relógio e diga “Já!”.
Obviamente, eles irão questionar como encontrarão as verdades se não sabem o que estão procurando. Diga que no momento que eles encontrarem, saberão que aquela é uma verdade. Esse desafio faz parte da compreensão do conteúdo.
No começo, eles estarão perdidos. Mas assim que o primeiro encontrar uma verdade (e você confirmar que aquela é uma verdade), eles saberão o que procurar.
Vá informando assim que cada totem for encontrado e interrompa a procura, pausando também o cronômetro, quando os quatro totens forem encontrados. Anote o tempo gasto pelo grupo.
Replay
Dispense os alunos que jogaram, prepare novamente o ambiente colocando os totens nos esconderijos e arrumando a bagunça deixada.
Chame o novo grupo e repita o procedimento.
Premiação
Existem três formas de premiar a participação nesse jogo:
1. Pontuar o grupo que encontrar os quatro totens mais rápido. Nesse caso, você pode repetir os locais de esconderijo;
2. Pontuar todos os grupos que encontrarem os quatro totens dentro de um tempo estipulado (dependendo do tamanho da sala, 5 minutos é suficiente). Nesse caso, você deverá mudar os locais de esconderijo porque os grupos que jogarem irão dizer para os seguintes onde estão os totens;
3. Pontuar todos que encontrarem os quatro totens dentro de um tempo estipulado, dando uma pontuação extra para quem fizer o menor tempo. Nesse caso, você pode repetir os locais de esconderijo porque os grupos não irão querer entregar os locais de esconderijo.
No meu emprego, sou obrigado a aplicar um mínimo de três avalições. Eu considero essa atividade como uma das minhas avaliações no valor de 1,0 ponto (de um total de 10,00), dando 1,0 ponto extra para o grupo mais rápido.
Se não quiser dar pontos, pode dar outra premiação como doces (por exemplo).
Ensinando Teoria da Iluminação Divina de Santo Agostinho: Relacionando o Jogo com o Conteúdo
Sugiro fazer o jogo no começo da aula, antes de dar a explicação teórica.
A proposta do jogo é simular o modo como os seres humanos adquirem o conhecimento das verdades segundo Santo Agostinho. Por isso, cada elemento do jogo tem um significado:
a) Quarto escuro: representa a mente humana, onde estão impressas as verdades de forma velada;
b) Totens: representam as verdades escondidas na mente humana;
c) Demais objetos: representam tudo o mais que existe na mente humana e que não são as verdades;
d) Aluno: representa nossa vontade em querer encontrar as verdades;
e) Luz (do celular ou da lanterna): representa a luz divina que nos auxilia na busca pelas verdades.
A ideia de os alunos não saberem de antemão como são os totens serve para ilustrar como nós também não conhecemos as verdades objetivas de antemão. Nós as buscamos, mas só sabemos que as encontramos quanto olhamos para elas de fato (porque os alunos com certeza entenderão que encontraram o Totem “Verdade” quando olharem para ele).
Após o jogo, o professor poderá esclarecer todas essas relações apresentadas e aprofundar a explicação do conteúdo.
Ensinando Teoria da Iluminação Divina de Santo Agostinho: Interdisciplinaridade
Uma possibilidade de interdisciplinaridade seria com a Física.
Como todo o jogo envolve o uso da luz, o professor de física pode aproveitar para explicar o que é e como funciona esse fenômeno físico.
Ensinando Teoria da Iluminação Divina de Santo Agostinho: Conclusão
Esse é um jogo simples, rápido, objetivo e bem divertido. Todos os meus alunos gostaram e aprenderam rapidamente o conceito. Acredito que, através desse jogo, ficará muito fácil para os alunos entenderem esse conceito um tanto quanto abstrato.
E aí? O que achou dessa proposta de usar um jogo para ensinar a Teoria da Iluminação Divina de Santo Agostinho? Deixa nos comentários a sua opinião! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!
Até a próxima e tenham uma boa viagem!