Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar ensinando a Origem da Filosofia através de um jogo. Nesse jogo, os alunos terão que descobrir, dentre várias opções, quais são os fatores históricos que influenciaram o surgimento da filosofia. O objetivo da atividade é fazer os alunos identificarem, a partir do conhecimento prévio que já tiveram nas aulas, quais foram os fatores históricos que influenciaram o surgimento da filosofia. Esse é um jogo de baixo custo, que pode ser feito até mesmo no improviso. Vamos lá!
Ensinando Origem da Filosofia através de Jogo: Relembrando o Conceito
Como alguns historiadores da filosofia dizem, a filosofia não surgiu como um milagre grego. Ela ter surgindo na Grécia antiga não foi um acaso, mas sim a convergência de vários fatores históricos que ocorreram na Grécia do final do século VII e início do século VI a.C. Como dizia o historiador da filosofia Jean-Pierre Vernant: “A Filosofia é filha da pólis”.
Dentre esses fatores históricos, eu gosto de destacar os que, para mim, são os cinco principais:
a) Viagens Marítimas (provou que os deuses e monstros mitológicos não existem);
b) Surgimento do Calendário (o culto aos deuses se torna desnecessário para uma boa colheita);
c) Escrita Alfabética (percepção de diferentes histórias sobre os mesmos deuses e desenvolvimento do pensamento);
d) Vida Urbana (maior convivência entre as pessoas e ações mais racionalizadas); e
e) Democracia Grega (uso da argumentação lógica e debate de ideias).
Alguns autores também gostam de citar como fatores históricos importantes:
f) Criação da Moeda (porque faz a população acreditar em algo abstrato que não está ligado às histórias mitológicas); e
g) Direito Grego (porque as pessoas começam a ser julgadas e condenadas por seus pares e não mais esperam a justiça divina).
Para mais detalhes sobre esses fatores históricos e uma introdução maior à filosofia, recomendo a leitura do artigo: Introdução à Filosofia Descomplicada.
Ensinando Origem da Filosofia através de Jogo: Jogo dos Fatores Históricos
Apresentação
O jogo consiste em os alunos receberem treze fichas contendo em cada uma delas um fator histórico geral. Desses treze fatores, apenas cinco fazem referência direta ao surgimento da filosofia.
O objetivo é escolher corretamente quais são esses cinco fatores.
Observação: como eu gosto de trabalhar só com os que considero os cinco principais fatores, só uso esses no jogo. Se você utiliza outros fatores, pode incluir fichas deles também.
Preparação do Jogo em Casa
Segue o arquivo que eu preparei para imprimir:
Eu trabalhei dividindo a turma em dois grupos e, por isso, só precisei imprimir uma folha. Se você for trabalhar com mais grupos, imprima uma folha para cada dois grupos.
Recomendo colar a folha em um papelão para a ficha ficar mais resistente, não voar durante a brincadeira e também durar mais.
Links para download do arquivo em PDF: Jogo dos Fatores Históricos do Surgimento da Filosofia.
Observação: recomendo imprimir o jogo em papeis do cores diferentes ou fazer alguma marcação em cada kit de fichas para não misturá-las na hora de guardar.
Jogando
- Divida a turma em quantos grupos achar necessário, sendo que cada grupo precisa de um conjunto de fichas;
- Coloque um kit de fichas na mesa diante de cada grupo viradas para baixo;
- Informe que o primeiro grupo que acertar todos os fatores históricos ganha;
- Informar também que, caso o grupo diga que concluiu e tiver algo errado, aquele grupo precisa esperar 2 minutos para tentar outra vez (ou esperar o grupo adversário dar um palpite);
- Iniciar a atividade e administrar as mesas;
- Julgar as respostas dos grupos que acabarem e declarar o campeão.
Premiação
Eu costumo dar 0,5 ponto extra para todos os membros do grupo vencedor.
Fica a critério do professor fazer algo semelhante ou não.
Ensinando Origem da Filosofia através de Jogo: Variação
Em vez de imprimir as fichas e criar o desafio desse modo que citei acima, o professor pode escrever no quadro os textos de cada ficha de uma forma embaralhada.
Depois, o professor sorteai alguns alunos para olharem as opções no quadro e darem um palpite de um fator histórico que influenciou o surgimento da filosofia.
Se o aluno acertar, o professor circula o texto e dá uma premiação para o aluno. Se ele errar, o professor risca o texto e o aluno não ganha nada.
A brincadeira acaba quando os cinco fatores corretos forem escolhidos.
Ensinando Origem da Filosofia através de Jogo: Relacionando o Jogo com a Matéria
Jogo Antes da Explicação
Se for o jogo de fichas, deixem os alunos quebrarem a cabeça ou usarem a Internet dos celulares se achar apropriado. Após declarar o vencedor, recolher as fichas, colocar os cinco fatores no quadro e explicar um por um.
Se for a variação “direto no quadro”, a explicação sobre cada fator pode ser dada no momento em que o aluno palpitar um dos fatores corretos.
Jogo Após a Explicação
Em ambos os casos, os jogos servirão como revisão para saber se os alunos compreenderam a matéria. Fica a critério do professor repetir a explicação de alguns dos fatores caso os alunos mostrem dificuldade em identificar alguns deles.
Ensinando Origem da Filosofia através de Jogo: Interdisciplinaridade
Esse jogo permite uma interdisciplinaridade com história.
O professor de história pode aproveitar o jogo e o tema da aula para explicar a origem da pólis grega que, em última instância, acaba sendo a origem daquilo que chamamos de sociedade ocidental.
Muitos, se não todos os fatores citados, não só influenciaram o surgimento da filosofia como também transformaram a Grécia Antiga – especialmente a cidade de Atenas – em uma potência.
Ensinando Origem da Filosofia através de Jogo: Conclusão
Esse é um jogo bem simples e divertido para se fazer em sala de aula. Inclusive, serve como “tapa-buraco” para algum momento do ano em que o professor precise dar uma aula surpresa porque esse jogo tanto serve para apresentar um tema novo como revisar um tema importante para a compreensão da origem da filosofia.
E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!
Até a próxima e tenham uma boa viagem!
———————————————————————————————
APOIE NOSSAS VIAGENS!
Faça um PIX de APENAS R$0,10 (dez centavos)
Chave PIX: contato@naudosloucos.com.br
———————————————————————————————