Introdução à Metafísica através de Jogo: O que é o que é?

Introdução à Metafísica através de Jogo: O que é o que é?

Olá, marujos! Hoje, ensinarei como fazer uma introdução à metafísica através de um jogo que chamarei “o que é o que é?”. Nesse jogo, os alunos brincarão de dar respostas criativas a adivinhações clássicas do estilo “O que é, o que é?”. O objetivo é introduzir os alunos a essa principal pergunta metafísica, que sairá da resposta simples e banal do jogo para algo complexo e profundo ao longo das aulas seguintes. Vamos lá!

Relembrando o Conceito

A metafísica quer entender o ser enquanto ser, o elemento ou estrutura elementar básica que é comum a todas as coisas existentes. Em outras palavras, aquilo que está sob a existência de todas as coisas, a base existencial de tudo.

É por isso que as perguntas fundamentais da metafísica são: “O que é?” e “O que é o que é?”.

Dizem que o termo “metafísica”, literalmente “antes da física”, surgiu ao acaso porque as obras de Aristóteles que tratavam desse assunto foram posicionadas antes das suas obras de “física” na extinta e famosa biblioteca de Alexandria.

Porém, Aristóteles não foi o primeiro a refletir sobre o ser. Platão e até mesmo os pré-socráticos Parmênides e Heráclito já se perguntavam sobre o ser das coisas.

Como área da filosofia, uma tradução mais adequada para metafísica seria “além da física” ou “transcende a física”.

Introdução à Metafísica através de Jogo: O que é o que é?

Contexto

Quando eu era criança, era muito comum ler, ouvir e contar adivinhações do estilo “O que é, o que é?”. Alguns exemplos que lembro até hoje são “O que é, o que é? Cai em pé e corre deitado” ou “O que é, o que é? Um pontinho azul no céu”.

As respostas nem sempre eram enigmas de fato. Muitas vezes, eram piadas disfarçadas. A resposta do “pontinho azul no céu” era “urublue” (mistura de urubu com a palavra blue – azul em inglês).

Já os enigmas tinham sua resposta “certa”, mas era muito comum surgirem respostas engraçadas. A resposta certa do “cai em pé e corre deitado” era chuva (as gotas caem do céu em pé e depois escorrem pela rua), mas alguns piadistas diziam que a resposta era “uma minhoca de paraquedas”!

Foi lembrando disso que pensei nesse jogo.

Apresentação

Nesse jogo, jogará um grupo de alunos. A cada rodada, um dos jogadores lê a adivinhação. Os demais precisam escrever uma resposta. Se a resposta for a certa, o jogador que a escreveu marca dois pontos.

Contudo, a graça do jogo aparece quando não se sabe a resposta. Nesse caso, o objetivo é criar a resposta mais criativa ou engraçada. Quem vai eleger a resposta mais criativa ou engraçada é o jogador que leu a pergunta e ganhará um ponto o autor dessa resposta criativa ou engraçada.

Quando todos os jogadores já tiverem passado pela fase de fazer a pergunta, aquele que tiver mais pontos ganha.

Preparação

Esse jogo precisa de uma pergunta do estilo “O que é, o que é?” por jogador. Vou fazer aqui um jogo para cinco pessoas. Logo, se quiser colocar mais pessoas, precisará de mais perguntas.

Como uma turma tem bem mais de cinco alunos, você tem duas opções: colocar para jogar em duplas ou trios; ou criar vários grupos de cinco ou mais jogadores (nesse caso, precisa imprimir um kit de perguntas e respostas para cada grupo). Eu só não aconselho fazer um grande grupo de 20-30 jogadores porque vai ficar demorado, pode dispersar a turma e vai ser difícil analisar bem todas as respostas para escolher a melhor.

Em um papel, anote ou imprima as perguntas e as respostas. Deixe junto a pergunta com sua respectiva resposta, mas separando cada conjunto. Exemplo:

1. Pergunta: “O que é, o que é? Cai em pé e corre deitado”. | Resposta: A Chuva.

2. Pergunta: “O que é, o que é? Um pontinho azul no céu”. | Resposta: Um Urublue.

3. Pergunta: “O que é, o que é? Quanto mais se tira mais se aumenta”. | Resposta: O Buraco.

4. Pergunta: “O que é, o que é? Um pontinho verde no canto da sala de aula”. | Resposta: Uma ervilha de castigo.

5. Pergunta: “O que é, o que é? Tem cabeça e tem dente, não é bicho e nem é gente”. | Resposta: O Alho.

No final, você terá cinco tiras de papel. Para outras perguntas, sugiro esse link: Adivinhas por Daniela Diana.

Você também precisará de folhas em branco (pode ser de caderno) e caneta / lápis. Um kit por jogador.

Jogando

  1. Coloque os jogadores em círculo, em volta de uma mesa;
  2. Distribua um papel em branco e um material de escrever para cada aluno;
  3. Coloque os papéis com as adivinhações no centro da mesa, dobrados;
  4. Escolha um jogador para começar como líder da rodada. Ele deve pegar um dos papéis e ler a pergunta;
  5. Os demais jogadores terão um tempo (acho que uns dois minutos é suficiente) para escrever uma resposta (a certa ou alguma engraçada / criativa);
  6. Cada jogador lê a sua resposta;
  7. O líder da rodada diz a resposta certa e escolhe a mais criativa / engraçada;
  8. Anotam-se os pontos de quem acertou e do escolhido;
  9. O jogador à esquerda do líder se torna o novo líder da rodada;
  10. Repetem-se as etapas de 4 a 8 até todos terem lido sua pergunta;
  11. O jogador com mais pontos ganha.

Observação: Se o professor desconfiar que o líder está favorecendo ou desfavorecendo algum jogador ou se desconfiar desde o começo que isso poderá acontecer, existem duas soluções.

Uma é os jogadores escreverem no seu papel, rasgarem esse pedaço e entregarem para o líder de forma embaralhada. Assim, o líder não saberá quem respondeu o que.

Outra opção é o professor ler as respostas de cada jogador e escrever no quadro para o líder decidir. Nesse caso, o líder não pode olhar para não saber a ordem de escrita no quadro.

Premiação

O vencedor pode ganhar pontos extras ou algum mimo (como doces).

Introdução à Metafísica através de Jogo: Relacionando o Jogo com a Matéria

Esse jogo tem que ser feito no começo da aula, para que os alunos tenham a experiência de ouvir várias vezes a pergunta “o que é, o que é?” e buscar responder essas perguntas.

Quando o jogo acabar, o professor questionará os alunos qual era a pergunta que iniciava cada adivinhação e os alunos responderão “o que, o que é?”. O professor escreverá isso no quadro.

O professor explicará que, durante o jogo, os alunos tentaram responder às perguntas achando a resposta para aquela pergunta em si. Cada resposta corresponderia a um ente, uma unidade da realidade. Porém, e se, em vez de buscar a resposta para essas perguntas individuais, buscássemos a resposta para a pergunta que quer saber sobre a totalidade dos entes, a totalidade da realidade?

Nessa hora, o professor apresentará a área da metafísica, a origem do termo, sua proposta e suas principais perguntas, escrevendo no quadro as perguntas “O que é?” e “O que é o que é?” (sem a vírgula).

Introdução à Metafísica através de Jogo: Interdisciplinaridade

Eu não conheço, mas acredito que devem existir algumas adivinhações ou piadinhas nas demais disciplinas curriculares.

Havendo, o professor dessa disciplina pode “entrar na brincadeira” acrescentando ou substituindo algumas das adivinhações genéricas do jogo pelas dele. Assim, os alunos também aprenderão um pouco daquele conteúdo específico enquanto jogam.

Introdução à Metafísica através de Jogo: Conclusão

Estou ciente que esse jogo não trabalha necessariamente a metafísica nem produz algo necessariamente ligado à metafísica. Porém, acredito que ele sirva como “preparação de terreno” para a apresentação da metafísica. Essa é uma das áreas mais complexas da filosofia porque é totalmente abstrata, precisando de um alto grau de dedicação e concentração do aluno para compreender essa realidade por trás do sensível. Sendo esse jogo leve e divertido, creio que ele ajudará a aliviar o peso inicial da profundidade e seriedade da metafísica.

E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outro tema da metafísica para uma aula lúdica? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

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Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.