Reflexão sobre League of Legends: Estratégia é Tudo!

Reflexão sobre League of Legends: Estratégia é Tudo!

Olá, marujos! Hoje, faremos uma reflexão sobre o jogo League of Legends. Esse é um jogo de PC que chegou recentemente aos celulares e consoles. Basicamente, você é um campeão que precisa se unir com outros campeões e destruir a base inimiga. Só que a premissa é mais fácil que a execução. Estratégia é fundamental para o sucesso e será sobre esse ponto do jogo que falarei aqui. Vamos lá!

Sobre League of Legends

League of Legends ou, para os íntimos, LoL é um jogo originalmente de computador, mas que chegou em 2020 aos celulares e consoles. Ele é gratuito e foi criado pela empresa Riot Games em 2009, inspirado no modo Defense of the Ancients do jogo Warcraft III.

Esse é um jogo de estilo MOBA (multiplayer online battle arena): um cenário em que vários jogadores se enfrentam de forma online. Existem alguns cenários diferentes dentro do jogo, com propostas próprias. Porém, o mais famoso é o mapa Summoner’s Rift.

Nesse mapa, você controla um campeão (um personagem cheio de habilidades e poderes). Você se junta com outros 4 jogadores, cada um com o seu campeão, e deve enfrentar cinco campeões adversários.

Ganha a partida quem conseguir destruir a base inimiga primeiro. Para isso, você precisa ir derrotando outros campeões, seus minions (soldados mais fracos controlados pela Inteligência Artificial), monstros (personagens neutros que aparecem no mapa e que podem ser mortos para te dar ouro, experiência e poderes)  e torres de vigilância para abrir caminho ao centro da base (chamada de Nexus).

Os campeões possuem vidas infinitas. Então, quando morrem, reaparecem depois de alguns segundos na base aliada. Dessa forma, você nunca para de jogar com seu time até um dos dois lados atingir o objetivo.

As partidas duram de 20 a 50 minutos (em média).

Disclaimer (Aviso Importante)!

Eu sei que o que falarei aqui gerará a ira de muitas pessoas, mas preciso dizer:

Eu conhecia LoL e Dota 2 apenas de nome, nunca tinha jogado uma partida. Porém, me pediram reflexões sobre esses dois jogos e comecei a jogá-los para ter uma experiência e poder refletir sobre ela.

Em ambos os jogos, eu joguei apenas o tutorial e algumas partidas amistosas. Dessa forma, preciso dizer que eu NÃO VI DIFERENÇA entre os jogos no que se refere a sua proposta e jogabilidade geral.

Sendo assim, o artigo que escrevo aqui serve tanto como reflexão para o jogo League of Legends quanto para o jogo Dota 2 (e vice-versa). Peço desculpas se chatearei algum fã mais entusiasmado, mas foi essa a experiência que tive. ¯\_(ツ)_/¯

Reflexão sobre League of Legends: Falta de Estratégia é uma Merda!

Como disse acima, joguei apenas o tutorial e partidas amistosas. Em ambos os casos, ou estava tendo como aliados os chamados Bots (que são personagens controlados por computador, que tentam emular um jogador real) ou pessoas desconhecidas (que também deveriam ser iniciantes).

Dessa forma, eu só sabia o objetivo (destruir o Nexus inimigo) e o modo para fazer isso (percorrer o cenário, sobreviver e atacar as instalações inimigas pelo caminho). Só que apenas isso não resolve o problema. A estratégia para atingir o objetivo e a estratégia por trás do modo de fazer isso eram essenciais e eu não tinha!

Cada personagem tem suas características que lhes dão vantagens e desvantagens (por exemplo, poder do dano, resistência, velocidade, distância para ataque). Os campeões de um time devem equilibrar essas características e criar uma tática de ataque e defesa. Como eu estava sozinho ou jogando com desconhecidos também iniciantes, essas táticas não existiam e só sobrava o velho “cair para dentro, matando”.

Era só isso que eu sabia fazer, avançar junto com outros campeões ou minions e sair matando tudo na minha frente até morrer e recomeçar o processo. Em algum momento, ou a gente ganhava ou a gente perdia. Mas como? O que houve de diferente? Porque só agora e não antes? Não faço ideia…

E é esse o problema que acomete várias pessoas em suas vidas. Elas têm um objetivo, sabem até como alcançá-lo, mas não tem uma estratégia para executar tudo. Exemplos:

1. A pessoa quer ser rica. Sabe que se arranjar um emprego que paga bem vai ficar rica. Mas como fazer isso? Qual emprego? Qual profissão? Quanto tempo demora em média? Como conseguir esse emprego? Tudo isso as pessoas não pensam direito! É por causa disso que várias pessoas fracassam na vida, interrompem projetos na metade porque não está “funcionando”, reclamam do mundo, do governo, das outras pessoas porque estão “atrapalhando seus planos” sendo que a culpa provavelmente é dela mesma porque não pensou direito em como atingir seu objetivo!

2. A pessoa quer ser feliz. Acredita que será feliz casando com quem ama e tendo filhos. Mas como se mantém um casamento saudável? Qual o custo de ter um filho? Quais são os sacrifícios que precisarei fazer na vida para dar atenção e cuidado ao cônjuge e à criança? Toda essa estratégia está por trás de um casamento bem sucedido e uma família unida. Casais que não planejam direito a sua união acabam se separando quando surgem as crises. Casais que não planejam direito seus filhos acabam passando a vida reclamando do que tiveram que sacrificar por eles e culpando-os, sendo que a culpa é de quem não pensou direito antes de ter o filho!

3. A pessoa quer ter uma vida intelectual. Sabe que para isso precisa ler bons livros e aprender coisas boas. Mas o que ler? Como ler? Qual ordem? A Internet nos permite hoje um mundo de informações e querer abraçar todas elas é ir direto ao desânimo (por não conseguir dar conta de tudo) ou ao falso conhecimento (encontrar conhecimentos errados ou mal interpretados). É preciso uma estratégia para que se possa partir do ponta A e chegar no ponto B com segurança e tranquilidade. Esse caminho geralmente é oferecido por professores bem qualificados, que já passaram por ele e agora ensinam as melhores opções.

Reflexão sobre League of Legends: Falta de Estratégia Leva ao Desespero!

Eu acabei jogando com um personagem que atirava de longe e não tinha uma vida tão grande. Para atacar os minions adversários e as torres de vigia deles era muito bom porque estava longe, em segurança. Mas quando vinham os campeões adversários para o combate era um desespero!

Resumidamente, embolava tudo! Eu não me enxergava mais no cenário, não sabia em quem estava atirando, não sabia quem estava me batendo. Eu simplesmente começava a soltar todas as minhas magias e habilidades e clicava no centro da confusão.

Eu só ficava lá, apertando todos os botões e esperando morrer…

Na nossa vida, acontece o mesmo. Precisamos parar para pensar nos próximos passos. É chato? É! Executar é mais legal que planejar? É! mas a falta de planejamento e estratégia vai te deixar maluco mais para frente.

Quando as coisas estão indo devagar, você dá conta dos imprevistos, das adaptações necessárias. Mas quando a coisa apertar, quando tudo estiver acontecendo ao mesmo tempo, você vai querer sentar e chorar porque não terá mais controle de nada e estará que nem “barata tonta” no meio da confusão. E não se engane: você será esmagado mais cedo ou mais tarde!

Reflexão sobre League of Legends: Falta de Estratégia com o Dinheiro

Tenho certeza que todo mundo aqui pensa: se eu for rico, todos os meus problemas estão resolvidos! League of Legends me mostrou que não é bem assim…

Durante as partidas, eu acumulava ouro. Juntava bastante dinheiro. Mas eu não sabia gastá-lo!

No começo, eu sabia abrir o mercado, que é onde compramos as coisas. Só que eu clicava nos itens e não conseguia comprá-los. Alguma coisa estava fazendo errado que não habilitava a compra do itens mesmo tendo o dinheiro para aquilo. Depois, não sei porquê, consegui comprar alguns itens, mas não entendia nada do que eu estava comprando. Eu lia e não entendia. Comprava e não sabia usar. Não tinha estratégia nos meus gastos e, consequentemente, não adiantava nada ter dinheiro e não saber gastá-lo.

Na vida, é a mesma coisa. Você pode não perceber porque não tem muito dinheiro sobrando para gastar. Mas, talvez, sobre pouco porque você não tem estratégia sobre o seu controle financeiro.

Mas não se culpe porque esse é um dos principais problemas do Brasil. Não nos ensinam a administrar dinheiro! Não nos ensinam sobre poupança, formas de pagamento, investimentos, câmbio, bolsa de valores, aproveitamento de promoções, cálculo de custo dos produtos etc. Só dizem que temos que ganhar dinheiro para gastar dinheiro. Dessa forma, ficamos na roda eternamente e nunca satisfeitos.

Precisamos aprender a administrar o que temos, mesmo que pouco. A estratégia certa com o nosso dinheiro pode nos ajudar muito a ter uma vida melhor. Saber gastar acaba sendo mais importante do que saber ganhar!

Conclusão

No final dessa reflexão sobre League of Legends, percebemos que a estratégia é a alma do negócio! Sem ela, estamos fadados e correr, nos esforçar, e (talvez) conquistar nossos objetivos depois de muito tempo, sendo que tudo poderia ser mais simples se tivéssemos parado para elaborar uma estratégia desde o começo. Que possamos ser mais pacientes e entender que um edifício se começa pela fundação e não pelas paredes!

E aí? Gostou dessa reflexão? Deixa sua opinião nos comentários! Conhece fãs do LoL e do Dota 2? Compartilha esse artigo com eles! Quer sugerir outros jogos para reflexão? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

Posted in Jogos / Games, Reflexões Nerds and tagged , , , , , , , , , , .

Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.