Introdução à Filosofia através de Dinâmica

Introdução à Filosofia através de Dinâmica

Olá, marujos! Hoje vou falar como fazer uma introdução à filosofia através de dinâmica. Eu não inventei essa dinâmica. Há um tempo atrás, em uma conversa com um colega, ele disse que o professor de filosofia dele fez essa dinâmica no primeiro dia de aula. Eu fiquei encantado e, desde então, tento fazer essa dinâmica com minhas turmas. Na verdade, ela só funciona bem quando é a primeira vez que você dá aula para aquela turma e quando eles nunca tiveram filosofia antes. Então, geralmente aplico nos meus 1° anos. Porém, nada impede de ser adaptada para a sua realidade, assim como eu fiz algumas adaptações. Vamos lá!

Introdução à Filosofia

A primeira aula de filosofia costuma ser o momento mais importante de um professor dessa disciplina e sua turma. O aluno chega sem saber o que é filosofia, mas tendo já ouvido essa palavra muitas vezes, geralmente com uma conotação de algo difícil e erudito, algo normalmente chato. 

A introdução à filosofia é geralmente a primeira aula. A aula em que o professor tem que explicar minimamente do que se trata a filosofia, porque ela é uma disciplina obrigatória, e porque ela só aparece no ensino médio (eu sei que existem exceções, mas são raras).

Eu considero que essa é a aula em que eu preciso encantar o aluno com a filosofia. Eu tenho que fazer ele pensar “Puxa, porque eu não tive isso antes!” ou “Caramba, é isso que eu quero da minha vida!”.

Se formos pensar friamente, filosofia não é uma disciplina que é muito exigida no Enem; logo, usar a prova não ajuda muito. Além disso, é uma disciplina com nota e que reprova, o que vai obrigar o aluno a estudar para mais uma matéria. Dessa forma, a filosofia começa como um problema para o aluno, e o papel do professor é tentar mostrar que ela é uma solução!

Caso queiram aprofundar esse conteúdo, recomendo a leitura do artigo Introdução à Filosofia Descomplicada.

Introdução à Filosofia através de Dinâmica: “O Silêncio” (passo-a-passo)

Vou descreve agora, em forma de passo-a-passo, como executar essa dinâmica. Atenção porque já tem que entrar na sala de aula no “espírito” da dinâmica!

  • Entrar na sala de aula mudo, já com a caneta e apagador no bolso ou na mão;
  • Tudo o que os alunos falarem, colocar no quadro e questionar filosoficamente as colocações [APENAS ESCREVENDO!];
    • Ex.1: “Bom dia!” – “O que é bom?” / “Como distinguir bom de mau?” / “Como temos certeza que está de dia?”; OU
    • Ex.2: “Posso beber água?” – “O que são as necessidades do corpo?” / “O que é liberdade?” / “Porque precisamos pedir permissão para fazer algumas coisas?“; OU
    • Ex.3: “Qual é o seu nome?” – “Quem sou eu?” / “O que é identidade?” / “Como distinguir o eu das demais coisas?“).
  • Depois de algum tempo desse trabalho (quando os alunos ficarem muito quietos ou depois da entrada dos alunos atrasados do segundo tempo), falar pela primeira vez sobre a Filosofia e o mundo de questionamentos que ela suscita.

Introdução à Filosofia através de Dinâmica: O Que Falar aos Alunos

Mostrar que estamos tão habituados com o nosso comportamento cotidiano que deixamos de observar as nossas ações e não percebemos que na maior parte do dia, estamos agindo automaticamente, sem consciência do que estamos fazendo;

Mostrar que esse é o grande problema da humanidade: agir sem saber o porquê, sem perceber que nossas ações não são naturais – são fruto de convenções e decisões passadas, feitas por pessoas que não conhecemos nem demos liberdade para influenciar nossas vidas;

Explicar que o papel da Filosofia será exatamente “quebrar” essas amarras invisíveis que nos aprisionaram em atitudes automáticas, e possibilitar que nós possamos voltar a escolher livremente nosso modo de agir;

Explicar que, ao longo dos três anos de ensino médio (ou da educação básica se a aula for dada para uma turma do ensino fundamental), percorreremos toda a história da humanidade e todas as áreas que interessaram o ser humano, para analisarmos como a humanidade se comportou e entender porque ela é assim e não de outro jeito, como ela poderia ter sido, e o que ela se tornará se as coisas continuarem como estão;

Explicar que a Filosofia é um tipo de conhecimento mais teórico do que prático. Nosso papel será olhar para o mundo presente, passado e futuro; e, apoiados em textos de diversos filósofos que se propuseram a pensar esse universo de possibilidades, buscar respostas para nossas angústias e questionar aquilo que vemos e consideramos que não está certo, que não está sendo bem encaminhado;

Deixar claro que nem todos os temas são interessantes, e nem todas as abordagens são agradáveis. O mundo é plural e o pensamento também. Mas temos de ser maduros para ouvir as opiniões opostas e, se for o caso, questioná-las (lembrando que não se debate contra aquilo que não conhecemos);

Finalizar a aula fazendo um convite especial para esse mundo novo. Dizer que ele tem que ser experimentado sem medo, sem preconceitos, sem pudor. A proposta é que a sala de aula se transforme em um ambiente de pensamento livre e leve, que possamos discutir tudo o que nos der vontade (mas de forma séria e sincera).

Interdisciplinaridades

Nessa aula, não cabe interdisciplinaridades. É para ser um momento só do professor de filosofia e seus alunos. 

Conclusão

Sempre que aplico essa dinâmica, é um sucesso! Em um primeiro momento, pode ser que ninguém fale nada, esperando o professor falar. Mas depois sempre tem o aluno “engraçadinho” ou o “puxa-saco” que dá a primeira fala. Quando você anotar essa fala no quadro e fazer as colocações, eles vão levar um susto e se entre olharem.

Normalmente vem mais uma onda de silêncio até que alguém fale mais alguma coisa. Geralmente o que chega atrasado. Nova chance de colocar o “bom dia!” ou “Com licença!” dele no quadro e fazer os questionamentos.

Daí, podem acontece duas coisas: ou a turma empolga e começa a falar coisas para você “destrinchar no quadro” e você vai “dando corda” até achar que está bom; ou a turma vai se calando e começando a conversa paralela. Esse é o momento de parar e começar a falar. Quando eles ouvirem sua voz, geralmente é um susto. kkkkk

Ah! Se você ainda vai aplicar a mesma dinâmica em outra turma, pede para eles guardarem segredo e não contarem, porque é a primeira coisa que eles vão querer fazer após a sua aula!

Bom, é isso. Espero que tenham achado legal e possam testar em suas aulas. Deixem aí nos comentários como foi! Se funcionou ou achou interessante essa introdução à filosofia através de dinâmica, compartilha com outros professores! E se ficou alguma dúvida ou quer dar alguma sugestão, entra em contato comigo.

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

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Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.