Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar ensinando a Política de Rousseau através de um jogo. Nesse jogo cooperativo, os alunos terão que controlar peões em um tabuleiro labiríntico sem poder falar ou apontar o dedo, sendo que cada jogador só consegue se movimentar para um dos lados. Para isso, os alunos precisarão se unir, usando suas diferenças como qualidades que funcionam melhor quando todos possuem o mesmo objetivo. Dessa forma, eles compreenderão brincando o conceito de Vontade Geral do filósofo suíço. Vamos lá!
Ensinando a Política de Rousseau através de Jogo: Relembrando o Conceito
A política de Rousseau começa com uma crítica ao que ele denomina primeiro contrato social.
Basicamente, o filósofo dirá que, desde a origem da sociedade civil, já existia uma desigualdade social porque uns possuíam propriedades privadas e outros não.
Com o passar do tempo, a coisa foi só piorando, com o Estado reforçando essa desigualdade e os cidadãos, já corrompidos pela sua educação viciada, não conseguindo pensar em uma sociedade de outra forma.
A solução para o problema da desigualdade social começaria com uma nova educação, em que os jovens, antes de se corromperem, seriam educados nas escolas para buscarem a igualdade social.
A concretização dessa nova educação se manifestaria na chamada Vontade Geral, que substituiria a Vontade de Todos. Enquanto a vontade de todos busca a satisfação individual egoísta e acaba prejudicando uns para beneficiar outros, a vontade geral garante que de fato todos serão atendidos nas suas individualidades. Seria pensar no coletivo e não no privado.
Para o filósofo, somente quando os cidadãos aprenderem a olhar para a sociedade civil como uma coisa só é que conseguiremos alcançar a igualdade social.
Para uma explicação mais aprofundada e descomplicada sobre esse tema, recomendo a leitura do artigo: Contratualismo de Rousseau Descomplicado.
Ensinando a Política de Rousseau através de Jogo: Jogo Magic Maze
Entendendo o Jogo
O jogo Magic Maze é um jogo de tabuleiro cooperativo de 1 a 8 jogadores.
A história por trás dele diz que 4 seres mágicos (um mago, um guerreiro, um elfo e um anão) foram roubados e perderam suas armas mágicas. Como eles não tinham mais dinheiro, resolveram roubar um shopping/labirinto mágico. O objetivo deles é entrarem no local ao mesmo tempo, roubarem novas armas (cada um saqueia uma loja diferente, representada por um lugar diferente no tabuleiro) e fugirem antes de serem pegos (o tempo acabar).
O jogo é jogado em tempo real, com todos os jogadores podendo mexer no tabuleiro a qualquer momento. O grande desafio é que cada jogador só pode realizar um tipo de movimento (por exemplo, andar para a direita ou para a esquerda ou abrir uma porta) e os jogadores não podem se comunicar entre si com sons e sinais. Logo, todos precisam ficar muito atentos para as posições das peças, das lojas e das saídas e perceberem como colaborar com o sucesso da missão.
A grande diversão do jogo é que, quanto mais o tempo vai passando, mais desesperado o grupo vai ficando e mais tentador é querer falar ou apontar para que algum dos seus colegas perceba que é ele quem precisa fazer alguma coisa.
Material
Para jogar, você precisará adquirir o jogo. Você pode comprá-lo aqui: Jogo Magic Maze (Amazon) e Jogo Magic Maze (Conclave).
Preparando e Jogando
Por se tratar de um jogo de tabuleiro, ele possui algumas regras de organização, distribuição de cartas e especificação das etapas para a vitória.
Acredito que não é necessário que eu explique isso nesse artigo porque não é esse o foco. Por isso, deixarei um vídeo explicando tudo isso de forma detalhada: Magic Maze – Como Jogar.
Premiação
Como esse é um jogo cooperativo, todos do time ganham ou perdem. Por isso, se for haver uma competição, será entre times. Recomendo fazer times de pelo menos 4 jogadores e que todos os times tenham a mesma quantidade de jogadores para não desbalancear a competição.
O professor pode estipular algumas punições caso os times descumpram as regras, tais como segundos somados no final tantas as vezes em que alguém falou ou sinalizou algo na hora errada.
Como sempre falo, a distribuição de pontos extras sempre é um incentivo aos alunos. Acho válido dar alguns pontos pela participação de todos os envolvidos e uns pontos extras para os que ganharem.
Ensinando a Política de Rousseau através de Jogo: Variação de Baixo Custo
A publicadora original do jogo, chamada Sit Down!, criou uma versão Print & Play do jogo, com artes e desafios simplificados.
Para jogar, basta imprimir o arquivo Print & Play – Magic Maze e acrescentar os peões, o temporizador e o objeto “chamar atenção”.
As regras desse arquivo estão em inglês e francês. Caso não saiba lê-las, pode usar o Google Tradutor ou mesmo se basear no Manual Oficial em Português, no Guia Rápido ou no vídeo Como Jogar.
Ensinando a Política de Rousseau através de Jogo: Relacionando o Jogo com o Conteúdo
Recomendo utilizar o jogo no começo da aula, apenas com eles jogando, sem fazer referência a nenhuma teoria filosófica.
Ao final das partidas, o professor pode fazer as seguintes referências:
Através da mecânica – Fazer com que os alunos entendam a importância do trabalho em equipe, da cooperação honesta entre eles, de que cada um possui uma habilidade única na sociedade e que ela é fundamental para o sucesso do coletivo.
Através do fato de que cada peão precisa ir até uma loja específica e sair por uma saída específica – Mostrar que cada cidadão possui uma necessidade única e todos precisam trabalhar juntos para atendê-la, sendo que a sociedade não prospera quando apenas uns alcançam seus objetivos e outros não.
Através da história por trás do jogo – Levantar o questionamento sobre a existência da propriedade privada. Fazer com que eles pensem que, se todas as armas mágicas fossem de todas as pessoas, não precisaria ter havido nenhum roubo. Da mesma forma, fazê-los refletir se o fato de existir propriedade privada – mesmo sendo isso, supostamente, injusto – daria direito aos personagens roubarem o que não é deles.
Para concluir a aula, o professor pode passar a parte teórica do conteúdo.
Ensinando a Política de Rousseau através de Jogo: Interdisciplinaridade
Esse jogo permite uma interdisciplinaridade com as disciplinas de línguas estrangeiras (como inglês ou espanhol) ou LIBRAS.
A proposta original do jogo é jogá-lo sem comunicação oral ou gestual; porém, pode-se abrir uma exceção e permitir que os jogadores se comuniquem oralmente no outro idioma que estão aprendendo ou com sinais de LIBRAS.
Se, por um lado, o jogo pode ficar mais fácil, por outro lado, vai estimular os alunos a praticarem seus aprendizados dessas outras línguas ao serem “forçados” a utilizá-las caso queiram ganhar mais rápido.
Ensinando a Política de Rousseau através de Jogo: Conclusão
O jogo Magic Maze é um jogo rápido e divertido. É preciso destacar que, invariavelmente, haverá casos de pessoas que burlarão as regras consciente ou inconscientemente e são essas situações que fazem todos rirem ao se acusarem e zoarem entre si. Tenho certeza que todos compreenderão a mensagem por trás do jogo quando o professor explicar a matéria. Pode até ser que os alunos não decorem os conceitos, mas a mensagem geral da necessidade de cooperação e solidariedade na sociedade – que é o mais importante – ficará guardada dentro deles.
E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!
Até a próxima e tenham uma boa viagem!
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