Ensinando Indústria Cultural e Cultura de Massa através de Leitura: Ozob - Protocolo Molotov (Vol. 1)

Ensinando Indústria Cultural e Cultura de Massa através de Leitura: Ozob – Protocolo Molotov (Vol. 1)

Olá, marujos! Hoje, mostrarei como vocês podem estar ensinando os temas Indústria Cultural e Cultura de Massa através de leitura do livro Ozob – Protocolo Molotov (Vol. 1). Nesse livro de ficção científica cyberpunk, somos apresentados ao construto genético Ozob, um ser com cara de palhaço e granada no nariz, que se junta a um grupo de músicos rebeldes que estão sendo perseguidos por megacorporações só porque eles querem cantar suas músicas de protesto. A ideia é ler o livro ou um trecho dele para que os alunos descubram várias referências aos problemas ligados à cultura capitalista, que foram chamados de Indústria Cultural e Cultura de Massa pela Escola de Frankfurt.

Ensinando Indústria Cultural e Cultura de Massa através de Leitura: Relembrando os Conceitos

Indústria Cultural foi um termo cunhado pela Escola de Frankfurt para se referir ao mercado emergente no capitalismo que resolveu comercializar a arte. Até então, arte era uma produção autoral que buscava traduzir sentimentos e visões artísticas através do sensível, provocando reflexões nos espectadores. Porém, o capitalismo se apropriou dessa forma de conhecimento e iniciou um processo de produção em massa de produtos culturais para serem vendidos ao público, se tornando, agora, apenas uma fonte de entretenimento e diversão.

Já a Cultura de Massa é outro termo do mesmo grupo de pensadores para se referir ao tipo de cultura que se criou após o predomínio das produções da indústria cultural sobre a população capitalista. A cultura de massa é formada por espectadores passivos dessa nova “arte”, que não pensam mais através delas, apenas as consomem de qualquer jeito. São espectadores que se acostumam fácil com produções medíocres e repetitivas, muitas vezes se deixando influenciar e manipular por mensagens passadas de forma subliminar nessas produções que só servem para vender mais produtos ou controlar os pensamentos e ações dessa massa para benefício da classe dominante.

Para entender mais sobre esse assunto, recomendo os textos: Indústria Cultural Descomplicada: Uma Crítica Estética da Escola de Frankfurt (Adorno & Horkheimer) e Cultura de Massa Descomplicada: Mais uma Crítica Estética da Escola de Frankfurt (Adorno & Horkheimer).

Ensinando Indústria Cultural e Cultura de Massa através de Leitura: O Livro

Apresentação

O livro pode ser adquirido nesse link: Ozob – Protocolo Molotov (Vol. 1). Também é possível encontrá-lo em PDF pela internet ou sua versão em audiolivro (com assinatura gratuita de sete dias!).

Preparação

A ideia é que os alunos leiam o livro previamente para que estejam com a história e as situações narradas na obra na memória para o dia da aula. O livro não é pequeno. Por isso, o professor precisa combinar com antecedência essa atividade com os alunos.

Eu, normalmente, costumo dar a aula sobre indústria cultural e cultura de massa como a última do tema “estética e filosofia da arte”. Se for também o seu caso, você pode pedir a leitura do livro no começo das aulas dessa temática. Assim, você terá por volta de um mês ou mais até chegar o grande dia.

Uma aula antes, reforce a necessidade de concluir a leitura e peça para todos trazerem seus exemplares no próximo encontro. 

Execução

No dia da aula, o professor trabalhará a leitura de dois trechos do livro que abordam bem o tema em si que nos interessa. Essa ação tanto serve para “refrescar” a memória dos alunos como resolver possíveis problemas de alunos que não leram o livro e ficariam “boiando” na aula.

O primeiro trecho é o que vai da página 323 à página 326. Nesse trecho, entendemos o plano da DataDyne (que é lançar uma música que moldará a próxima geração) e porque eles precisavam calar Johnny Molotov.

O segundo trecho é o que vai da página 407 à página 411. Nesse trecho, descobrimos que Johnny Molotov se corrompeu ao sistema e acompanhamos sua morte.

Premiação

Eu recomendo que chame dois ou mais alunos para lerem esses trechos. Isso é bem importante para estimulá-los a ler em voz alta e treinar leitura em público.

Como gratificação, ofereça 1,0 ponto extra para cada um deles.

Debate

Creio que esses trechos e o livro todo tem um ótimo material que pode alimentar um intenso e vigoroso debate na turma. Esse debate, obviamente, não precisa se prender ao tema em si da aula.

Como sugestão, deixo uma reflexão que fiz sobre esse livro: Reflexão sobre Ozob Protocolo Molotov: Industria Cultural e Cultura de Massa.

Ensinando Indústria Cultural e Cultura de Massa através de Leitura: Relacionando o Livro com a Matéria

O primeiro trecho mostra como as corporações usam deliberadamente a arte para manipular a população. As empresas criam os artistas e as artes com antecedência e fazem todo um jogo para parecer que as pessoas descobriram as produções “sem querer”. Além disso, as produções em si possuíam funções que iam além da venda em si de produtos; elas também estavam ligadas a planos maiores de manipulação de comportamentos em massa da população cujos resultados seriam tanto imediatos quanto se estenderiam por gerações.

O segundo trecho mostra como as corporações conseguiram controlar o artista rebelde. Usando dinheiro, privilégios e segurança, as corporações sempre conseguem o que querem e eliminam quaisquer chances de terem seus planos frustrados. Ela elimina a concorrência e a resistência, acabando com as chances de surgirem vozes dissonantes.

Ambos os trechos mostrariam como as empresas da Indústria Cultural operam seus serviços. Mesmo que possamos pensar que o livro exagera a forma como as empresas reais lidam com situações desfavoráveis, é inegável que essas empresas possuem muitos recursos e conseguem “controlar o jogo” dentro da legalidade. Em um mundo capitalista, o dinheiro sempre fala mais alto e essas empresas são “podres de ricas”.

Do outro lado, temos a população totalmente entregue à “arte” dessa indústria, que consome tudo sem nenhum senso crítico, sem perceber o quanto estão sendo manipulados e conduzidos a pensarem de um jeito favorável ao mercado capitalista. 

É o mundo sendo moldado por uma “arte” que não é artística. 

Além disso, existem outras passagens que também podem ser utilizadas, como os mercenários que tentam matar o grupo rebelde fazendo live para os seus seguidores ou como os anúncios aparecem na mente das pessoas durante o uso dos implantes cerebrais.

Ensinando Indústria Cultural e Cultura de Massa através de Leitura: Interdisciplinaridade

Essa aula pode ser dada junto com Língua Portuguesa e Sociologia.

Sendo um livro, o professor de português pode trabalhar tanto leitura quanto gênero literário com Ozob – Protocolo Molotov (Vol. 1). O livro tem uma linguagem jovial, mas muito bem estruturada gramaticalmente. Por isso, é um livro que irá enriquecer o vocabulário e as habilidades dos alunos.

O tema da indústria cultural e cultura de massa também é um tema da sociologia. Por isso, o professor dessa disciplina pode fazer a sua intervenção puxando mais para o lado das consequências sociais que situações como as descritas no livro causam ou poderiam causar.

Ensinando Indústria Cultural e Cultura de Massa através de Leitura: Conclusão

Tenho consciência que será muito difícil conseguir a leitura integral do livro por uma série de fatores, especialmente custo e tempo. Porém, apenas com a leitura dos trechos selecionados em sala, já será possível fazer um excelente debate. Apenas, nesse caso, vale a pena o professor ter lido o livro todo e apresentar o cenário em que tudo está se desenrolando para que os alunos entendam o contexto e possam aproveitar os trechos da obra em si, talvez até se empolgado para lê-la toda posteriormente.

E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outro tema da estética ou filosofia da arte para uma aula lúdica? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

———————————————————————————————

APOIE NOSSAS VIAGENS!

Faça um PIX de APENAS R$0,10 (dez centavos) 

Ensinando a Indústria Cultural e a Cultura de Massa através de Leitura: PIX

Chave PIX: contato@naudosloucos.com.br

———————————————————————————————

Posted in Leitura / Resumo / Apresentação de Textos and tagged , , , , , , .

Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.