Ensinando Humanismo através de Dinâmica: Dinâmica do Espelho

Ensinando Humanismo através de Dinâmica: Dinâmica do Espelho

Olá, marujos! Hoje estarei ensinando como trabalhar o Humanismo Renascentista através de um dinâmica simples e até famosa: a dinâmica do espelho. Irei relembrar brevemente esse conteúdo filosófico, mostrar como preparar e aplicar a dinâmica, além das possibilidades de interdisciplinaridade. Vamos lá!

Ensinando Humanismo através de Dinâmica: Relembrando o Conceito

O período conhecido como Renascimento (ou Renascença, ou Renascentismo) ocorreu na Europa entre meados do século XIV e o fim do século XVI. 

Dentro desse período, ocorreu uma mudança literária e filosófica que ressaltou a importância e a dignidade do ser humano, muito inspirado na Antiguidade Clássica (cultura greco-romana). Esse movimento recebeu o nome de Humanismo.

Basicamente, o Humanismo é a valorização do ser humano como único responsável por compreender o mundo e a si mesmo. A proposta, como podemos perceber, é dar poder ao ser humano e retirar poder de Deus e da autoridade eclesial.

Os principais expoentes do humanismo renascentista foram:

a) Erasmo de Rotterdam (1466-1533)

Principal obra: “Elogio à Loucura” (1511).

O filósofo teceu grandes críticas aos problemas religiosos abstratos (próprios da filosofia medieval, especialmente na escolástica) e afirmou a valorização da busca do conhecimento do mundo natural por meios humanos e concretos.

b) Pico della Mirandola (1463-1494)

Principal obra “Discurso sobre a dignidade do homem” (1486).

O filósofo considerava o ser humano como o único responsável por quem ele é; possuindo uma natureza não determinada e capaz de, por sua inteligência, escolher ser o que quisesse.

c) Michel de Montaigne (1533-1595).

Principal obra “Ensaios” (1595).

Para o filósofo, a sabedoria é o caminho para a felicidade. Cada pessoa deve conhecer a si mesma, saber o que a leva a uma vida feliz e realizada, e estabelecer os caminhos e normas próprias para isso.

Caso queiram aprofundar esse conteúdo, recomendo a leitura do artigo Humanismo Renascentista Descomplicado: Filosofia Renascentista.

Ensinando Humanismo através de Dinâmica: Dinâmica do Espelho

Materiais

Você vai precisar de:

  1. Um espelho pequeno (eu sugiro algo simples, tipo aqueles retangulares com moldura em plástico laranja, mas pode ser qualquer um que você tenha em casa – até mesmo de maquiagem);
  2. Uma caixa com tampa para esconder o espelho no fundo (qualquer caixa serve – se ela estiver feia por fora e isso lhe incomodar, você pode encapar com algum papel de presente ou papel pardo);
  3. Fita adesiva para grudar o espelho no fundo da caixa (cole com vontade porque sempre vai ter um aluno que irá sacudir a caixa antes de abrir!).

Realizando a Dinâmica

  1. Fazer uma fila ou chamar um aluno por vez para olhar a caixa;
  2. Deve-se tentar fazer com todos os alunos, mas, se não for possível, pode-se escolher alguns ou chamar por voluntários;
  3. Dizer aos alunos que dentro da caixa tem uma imagem e eles terão que dizer qual é a importância daquilo que eles estão vendo para eles (mas sem dizer o que estão vendo, para não estragar a surpresa);
  4. Chamar um aluno por vez, fazer a pergunta e aguardar a resposta;
  5. Pode ser que, em algum momento, os alunos descubram o que tem na caixa (ou por dedução ou por fofoca dos que já fizeram). Nessa hora, o professor tem que ver se vale a pena continuar a dinâmica ou interromper já que o segredo não existe mais;
  6. Se for decidir por interromper, é bom perguntar se alguém ainda quer ir. Pode ser que um aluno ou outro não “pescou” ainda o segredo ou, mesmo sabendo o que é, ele quer passar pela experiência (e isso pode ser importante para ele);
  7. No final, fazer uma reflexão livre sobre a importância de cada um deles e de todos os seres humanos.

Ensinando Humanismo através de Dinâmica: Relacionando a Dinâmica com o Conteúdo

Como foi apresentado no começo do artigo, o humanismo é um resgate da importância e da dignidade do ser humano. Ele surge em contraposição a um forte pensamento religioso, que valorizava mais Deus e colocava o ser humano em segundo plano.

A proposta da dinâmica é relembrar aos alunos que eles são importantes, como indivíduos e como seres humanos.

A partir desse ponto, o professor deve fazer o link com a matéria, mostrando que existiu um período histórico em que a humanidade fez essa revalorização, e que muitos estudos filosóficos foram feitos à época para demonstrar essa importância do ser humano como foco da reflexão e como sujeito conhecedor.

O professor deve, para corroborar a fala, apresentar os três filósofos que sugeri e suas teorias. Isso não impede que você possa apresentar outros filósofos da época e suas teorias.

Ensinando Humanismo através de Dinâmica: Interdisciplinaridade

Essa aula pode ser dada em conjunto com uma aula de literatura, história e/ou educação socioemocional / projeto de vida / psicólogo escolar.

O Humanismo Renascentista também foi um movimento literário. Então, o professor de literatura pode apresentar a parte literária desse movimento.

O Humanismo foi um movimento que ocorreu dentro do Renascimento. Então, o professor de história pode fazer uma apresentação desse momento histórico.

A dinâmica do espelho pode mexer com o emocional de alguns alunos, especialmente aqueles que possuem algum quadro depressivo. A dinâmica obriga a pessoa a olhar para si mesma e dizer para ela mesma se ela se vê como alguém importante e porquê.

Em alguns casos, teremos alunos que vão dizer que aquilo que estão vendo não é importante e isso aponta a necessidade de um intervenção profissional (aqui entra em ação o psicólogo da escola). 

Uma fala geral, sobre a importância de se autovalorizar também é importante e deve sempre ser reafirmada, mesmo que todos digam que o que viram é importante. Nessa hora, entra em ação o professor de alguma disciplina de educação socioemocional ou de projeto de vida (ambos trabalham nessa linha do autoconhecimento e amor-próprio).

Ensinando Humanismo através de Dinâmica: Conclusão

Essa é uma dinâmica simples, mas poderosa. Se os alunos a levarem a sério, poderão surgir ótimas respostas que resultarão em boas conversas / debates. Como ficou evidenciado, ela deve ser feita no começo da aula, como motivadora do tema filosófico. Também percebemos que essa dinâmica proporciona muitas interdisciplinaridades, sendo um perfeito “coringa” para ser feito em aulões ou projetos escolares.

E aí? Alguma sugestão para melhorar essa aula ou algum relato de experiência? Diz nos comentários! Gostou dessa proposta pedagógica? Compartilha entre seus amigos professores! Quer sugerir outras dinâmicas ou temas para serem dinamizados? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

———————————————————————————————

Referências

Coleção Ensino Médio 2ª série: Manual do Professor (Volume 1). – Belo Horizonte: Bernoulli Sistema de Ensino, 2019. 60 p.: il.

Wikipédia. Verbete Renascimento.

Posted in Dinâmicas, Filosofia Lúdica and tagged , , , , , , , , .

Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.