Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar fazendo uma introdução à filosofia da ciência através de um filme. Filosofia da Ciência é a área da filosofia que estuda o que é ciência, o papel da ciência na sociedade e a ética ao fazer ciência. No filme Gattaca – A Experiência Genética, estamos em uma sociedade futurista que alcançou o ápice da manipulação genética em humano e, por isso, começa a ser preconceituosa com aqueles que nascem de forma natural. Aproveitaremos essa obra para também abordar a responsabilidade social do cientista. Veremos como trabalhar esse filme em aula. Vamos lá!
Sobre a Filosofia da Ciência
A Filosofia da Ciência é um campo da filosofia que busca compreender e se aprofundar naquilo que chamamos de ciência.
Para isso, os filósofos da ciência primeiramente definirão o que é e o que não é ciência. Definirão também os métodos científicos, ou seja, o modo como uma pesquisa deve ser conduzida para que ela seja validade pela comunidade científica.
Combinado com a Ética, a filosofia da ciência também investigará os impactos das pesquisas científicas na sociedade, se elas tornam a sociedade melhor ou pior, se respeitam ou não a dignidade humana e a natureza. Também existe o olhar ético sobre o cientista, refletindo sua responsabilidade em estudar ou não algum campo científico já que todo avanço que ele tiver pode impactar a sociedade para melhor ou pior.
A filosofia da ciência também olha a ciência como mais uma componente do intrincado jogo da humanidade, especialmente sua relação com a política e com a economia.
Uma introdução à filosofia da ciência deve mostrar aos alunos esses pontos para que eles entendam o que irão estudar nessa área filosófica.
Sobre a Responsabilidade Social do Cientista
Um dos temas específicos da filosofia da ciência é a responsabilidade social do cientista.
Basicamente, é questionarmos a responsabilidade individual que um cientista tem ao pesquisar ou não determinado campo da ciência. É questionar se é válido investigar tudo, até aquilo que pode fazer mal para a sociedade.
É questionar os limites e barreiras que precisam ser impostas (de fora ou de dentro) à ciência em vez de deixá-la livre para estudar qualquer coisa e de qualquer jeito.
Sobre o Filme (COM Spoilers)
Gattaca – A Experiência Genética é um filme 1997 do gênero ficção científica, suspense e drama, com uma pegada de filme noir de detetive e um pouco de romance.
Em um futuro não especificado, a ciência já avançou muito, especialmente na manipulação genética humana. Por causa disso, o comum agora é que os pais encomendem com um geneticista seus bebês, escolhendo todas as características físicas deles e retirando todas as chances de eles desenvolverem doenças genéticas.
Vincent Freeman (Ethan Hawke) é considerado um inválido por essa sociedade porque ele foi concebido de forma natural por seus pais (ou seja, de uma relação sexual, sem manipulação genética). Por ele supostamente ter condições de saúde desfavoráveis e mais propensão à criminalidade, o máximo que ele consegue é um emprego de faxineiro.
Contudo, o sonho de Vincent é ser um astronauta e, para realizar seu objetivo, ele recorrerá a um esquema ilegal. Ele irá se passar por uma outra pessoa, que tem o DNA “perfeito”, mas que se acidentou e, por isso, não tem condições de conseguir grandes empregos. A pessoa em questão é Jerome Eugene Morrow (Jude Law), um atleta que perdeu os movimentos das pernas em um acidente de carro.
Assumindo a identidade de Jerome, Vincent conseguiu o emprego e estava tendo sucesso na empresa GATTACA, que realiza os lançamentos de foguetes para a exploração espacial. Porém, faltando menos de uma semana para sua partida, o Comandante da missão é assassinado e isso traz a polícia para investigar. Durante as varreduras, pegam um cílio de Vincent e agora sabem que existe um inválido infiltrado, tornando-o o principal suspeito.
Vincent agora precisa fugir dos olhares dos investigadores ao mesmo tempo que precisa parecer normal para os demais funcionários da empresa e, assim, garantir que irá na missão.
Quando ele estava para ser pego, o Diretor Josef (Gore Vidal) confessou o crime porque estavam ameaçando cancelar a missão e ela seria a grande realização da vida dele.
Vincent consegue embarcar, descobrindo minutos antes que o Dr. Lamar (Xander Berkeley), médico da empresa, sempre soube que ele era um inválido, mas fazia vista grossa porque apoiava o esforço de Vincent em se superar a cada dia, disputando de igual para igual com aqueles que eram geneticamente perfeitos.
Introdução à Filosofia da Ciência através de Filme: A Aula
Preparação
Você precisará passar o filme no começo da aula para os alunos.
O filme está disponível na plataforma de streaming MAX (se você tiver assinatura) ou Prime Video (para alugar).
Também é possível comprar o Blu-ray ou DVD do filme.
Não esqueça de reservar o auditório ou a TV Móvel. E lembre-se que, no caso de streaming, precisará de uma boa internet e colocar sua conta no aparelho da escola.
É possível, por fim, encontrar o filme em alguns sites “alternativos” para baixar e passar com o auxílio de um pen drive…
Execução
Antes da exibição, sempre acho interessante apresentar brevemente a história do filme porque, infelizmente, nos dias atuais, os alunos são muito dispersos e essa apresentação costuma ajudar na atenção deles. Faça algo breve e simples como “esse filme mostra um futuro em que pessoas são criadas geneticamente perfeitas e uma pessoa que não foi feita assim precisa provar que é tão capaz quanto as outras”.
Passe o filme para os alunos. Eu gosto de passar dublado e com legenda para garantir que os alunos entendam tudo, mesmo que comecem a conversar.
Debate / Roda de Conversa
Após a exibição do filme, converse com os alunos sobre o que eles acharam do filme.
Sem se prender ao conteúdo da aula, vale a pena uma reflexão sobre toda a história. Sobre a relação entre os irmãos, a questão da superação, a exigência que algumas pessoas sofrem em serem as melhores.
Para auxiliar nessa parte, deixo uma reflexão que fiz sobre o filme: Uma reflexão sobre GATTACA: eugenia e superação.
Introdução à Filosofia da Ciência através de Filme: Relacionando o Filme com a Matéria
Como dito desde o começo, a proposta da aula é ser uma introdução à filosofia da ciência. Por isso, o importante aqui é fazer os alunos refletirem sobre questões ligadas à ciência no filme e suas implicações para a vida humana.
O primeiro e principal aspecto do filme nesse sentido é a manipulação genética de humanos. Compare com os alunos o que é possível no filme e como estamos hoje nas pesquisas, e debata: se os avanços continuarem, a nossa sociedade ficará que nem no filme ou iremos ser mais justos? É certo querer manipular geneticamente um embrião humano para selecionar características físicas? E eliminar doenças? Até onde vale a pena ter esse controle sobre a vida e até onde é melhor deixar a natureza escolher?
Também pode-se refletir se um empregador pode exigir ou não condições genéticas, físicas ou médicas dos seus futuros empregados sem testar antes as condições deles.
Reflita como todo avanço tecnológico traz benefícios, mas também pode trazer malefícios à sociedade. Mostre que a sociedade sempre se adapta às mudanças científicas, seja para o bem ou para o mal.
Um exemplo real que pode ser usado é fissão nuclear. Ela tanto serviu para gerar energia quanto para fabricar a bomba atômica.
Como podem perceber, esse filme também serve para destacar a responsabilidade social do cientista no seu fazer ciência, nas suas escolhas de o que pesquisar ou não. Esse é um tema da filosofia da ciência que já pode ser trabalhado aqui.
Introdução à Filosofia da Ciência através de Filme: Interdisciplinaridade
Essa aula pode ser dada junto com Biologia, Sociologia e Projeto de Vida.
O tema da genética é dado nas aulas de biologia. O professor dessa disciplina pode aproveitar o filme para falar sobre o conteúdo de genética que ele costuma dar em aula, como doenças e o modo como funciona a combinação genética.
O professor de sociologia pode puxar para os impactos sociais da manipulação genética. Pode falar das relações sociais e das questões políticas afetadas por essa tecnologia. Também pode falar sobre o fato do personagem recorrer a algo ilegal para conseguir uma certa justiça naquela sociedade. Apesar do tema ficar muito próximo do que já se falaria pelo professor de filosofia, a sociologia pode trazer outros olhares e outros dados mais específicos que aprofundariam melhor o tema.
Por fim, o professor de projeto de vida pode focar mais na história pessoal do protagonista, mostrando toda sua luta para conseguir provar para as pessoas que ele era capacitado independentemente da sua genética. Também pode-se focar no personagem Jerome e sua dificuldade em lidar com a derrota ou pressão para ser o melhor.
Conclusão
Considero esse filme excelente, com um final surpreendente. Porém, ele é um pouco lento para o atual público jovem. Dessa forma, vale alertar aos alunos paciência, especialmente no começo, quando não estamos ainda envolvidos com os personagens. Com relação à aula, acho que esse filme é excelente para servir como introdução à filosofia da ciência e também para destacar a responsabilidade social do cientista, mostrando que nem todo avanço científico trará benefícios para a sociedade.
E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros filmes para trabalhar outros temas filosóficos? Entra em contato comigo!
Até a próxima e tenham uma boa viagem!
———————————————————————————————
APOIE NOSSAS VIAGENS!
Faça um PIX de APENAS R$0,10 (dez centavos)
Chave PIX: contato@naudosloucos.com.br
———————————————————————————————