Olá, marujos! Hoje, mostrarei como fazer uma introdução à área filosófica da ética através de um jogo de cartas chamado “Trial by Trolley”. Nesse jogo, o jogador precisa escolher quem devem ou não atropelar com seu bonde baseando-se em argumentos dados pelos outros jogadores. O objetivo da atividade é fazer os alunos terem conflitos éticos na hora das decisões e introduzi-los nesse tema filosófico. Apesar desse jogo ser caro, mostrarei uma versão de baixo custo dele. Vamos lá!
Introdução à Ética através de Jogo: Relembrando o Conceito
Ética é a área da filosofia que reflete sobre o agir do ser humano. As diversas teorias éticas tentam nos ensinar como devemos agir durante as nossas vidas para sermos felizes e considerados boas pessoas.
A ética reflete sobre a moral (conjunto de regras e costumes) de uma pessoa ou de uma sociedade. Ela debate questões sobre bem e mal, certo e errado, justo e injusto.
As principais perguntas éticas giram em torno de: “como devo agir?”, “posso ou não fazer isso?”, “isso é certo ou errado?”, “isso é bom ou mal?”, “isso é justo ou injusto?”.
Introdução à Ética através de Jogo: “Trial by Trolley”
Apresentação
Esse é um jogo de decisões éticas. Ora, você é um condutor de um bondinho desenfreado que precisa tomar uma decisão entre atropelar uma ou outra pessoa. Ora, você é a consciência desse condutor, que precisa ajudá-lo a tomar essa decisão. A questão é: não tem escapatória, alguém será atropelado!
A decisão é tomada baseando-se nas cartas que são apresentadas (que descrevem tanto pessoas boas quanto pessoas más) e nas argumentações das consciências, que tentam inclinar o condutor a não atropelar o lado que defendem e escolher o lado oposto.
As posições vão sempre girando, então todos terão sua vez de serem condutor ou consciência.
A posição de consciência pode ser ocupada por um jogador ou grupo de jogadores. Se for um grupo de jogadores, eles também precisarão entrar em acordo na hora de escolher as cartas que irão usar.
Preparação do Jogo
Primeiramente, você deverá possuir uma cópia do jogo.
O jogo recomenda até seis pessoas em cada grupo para dar mais chance de interação (totalizando 13 jogadores) e, por isso, se tiver condições, compre mais um ou dois jogos para ter duas ou três mesas simultâneas na sala de aula.
Porém, acredito que uma cópia seja suficiente porque você pode criar dois grandes grupos de consciência.
Sugestão de onde comprar o jogo:
As regras do jogo são relativamente simples:
- A cada turno, um jogador é o condutor e os demais se dividem em dois grupos, cada um defendendo um lado dos trilhos;
- Uma carta aleatória de pessoa boa é colocada em cada lado do trilho;
- Cada grupo terá que escolher, dentre algumas cartas da mão, mais uma carta de pessoa boa e colocar no seu lado do trilho;
- Depois, cada grupo terá que escolher, dentre algumas cartas da mão, um carta de pessoa má e colocar no trilho do grupo adversário;
- Para finalizar o trilho, cada grupo terá que escolher, dentre algumas cartas da mão, uma carta de modificador (que revela algo bom ou ruim de uma pessoa) e colocar sobre alguma carta em jogo (sua ou do adversário);
- Após a conclusão do trilho, os grupos começam a argumentar com o jogador condutor porquê ele não deve escolher o seu lado do trilho e/ou porquê ele deve escolher o outro lado do trilho;
- Após ouvir os argumentos, o condutor faz uma escolha e justifica brevemente essa escolha. Todos os jogadores que estiverem do lado em que o bondinho vai passar recebem uma ficha de morte;
- Começa uma nova rodada, com um novo condutor e com o possível embaralhamento dos grupos;
- Após todos os jogadores terem passado uma vez na posição de condutor, quem tiver menos fichas de morte, ganha.
Para verem como é o jogo e as regras explicadas, recomendo o vídeo:
Para ter acesso ao livro de regras, acesse: Regras “Trial by Trolley”.
Jogando
- Coloque as mesas, cadeiras e/ou carteiras dos alunos no fundo ou nos cantos da sala;
- Coloque a mesa do professor no centro da sala com o seu lado maior paralelo ao maior lado da sala (ou seja, a mesa vai servir para dividir a sala ao meio, deixando claro quem de cada grupo estará em cada lado do trilho;
- Divida a turma em dois grupos iguais (se o número de alunos for ímpar, já escolhe um aluno para ser o condutor);
- Se o número de alunos for par, escolha um aluno de algum dos grupos e coloque-o na posição de condutor;
- Coloque o tabuleiro na posição adequada sobre a mesa e as cartas que serão usadas;
- Explique as regras e tire dúvidas;
- Comece o jogo e vá conduzindo o seu desenvolvimento (especialmente na ordem das cartas jogadas e na mudança de condutor);
- No final, declare o vencedor (ou vencedores).
Premiação
Aqueles que tiverem menos marcadores de morte podem ganhar 1,0 ponto extra.
0,5 ponto pode ser dado por todos que participarem ou para aqueles que participarem de forma organizada, sem terem tumultuado a brincadeira.
Introdução à Ética através de Jogo: Variação de Baixo Custo
Caso não seja possível comprar o jogo, existe uma solução que inventei para brincar em sala mantendo a essência do jogo.
Leve para a sala folhas de papel e algo que sirva como marcadores (pode ser palito, pedrinhas, botões…).
Preparação
- Distribua meia folha para cada aluno;
- Peça para ele cortar essa meia folha ao meio novamente e, em um pedaço (que corresponde a 1/4 da folha), escrever algo ou alguém que considere bom e/ou digno de ser preservado (dê como exemplos “minha mãe”, “um vira-lata caramelo”, “um hospital infantil cheio de pacientes”);
- No outro pedaço, eles devem escrever algo ou alguém que considere mau e/ou digno de ser destruído (dê como exemplos “um assassino”, “um mosquito da dengue”, “uma fábrica de drogas ilegais”);
- Pegue as fichas “boas” e as embaralhe em uma pilha e faça o mesmo com as fichas “más”;
- Repita os passos de 1-4 do subtópico “jogando” lá de cima;
- Explique as regras do jogo com a seguinte modificação:
- Cada grupo representa um lado da cidade;
- O jogador em destaque agora é um super-herói que só pode salvar um lado da cidade de um ataque do vilão;
- Cada grupo irá escolher dentre cinco cartas compradas do baralho “do bem” uma carta e colocá-la no seu lado da cidade;
- Cada grupo irá escolher dentre cinco cartas compradas do baralho “do mau” uma carta e colocá-la no outro lado da cidade;
- Após isso, os grupos irão argumentar porque seu lado da cidade deve ser salvo e o jogador “super-herói” deve fazer uma escolha justificada;
- Cada jogador do lado que foi salvo recebe um marcador;
- Após todos jogarem como “super-heróis”, ganha quem tiver mais marcadores.
Premiação
Mesma sugestão dada no tópico usando o jogo original.
Introdução à Ética através de Jogo: Relacionando o Jogo com a Matéria
Todo o jogo é baseado em escolhas éticas.
O professor não deve fazer intervenções durante as argumentações e justificativas, mas pode anotar algo interessante para citar depois.
Após cada rodada, o professor pode questionar os alunos sobre seus argumentos ou decisão de escolha. Ou deixar isso para o final do jogo, para não atrapalhar a dinâmica.
Além dos questionamentos éticos, o professor também deve explicar que nenhuma escolha costuma ser fácil e que o ser humano sempre se questionou sobre como deve agir em situações conflituosas ou complicadas de escolha moral.
Deve-se destacar que a moral faz parte do ser humano. Todos nós temos esse senso de agir de forma correta e repudiar as ações incorretas.
Por fim, apresentar a ética como a área filosófica que irá refletir sobre a moral e sugerir modos de agir que sejam adequados.
É bom deixar claro que cada filósofo tem um pensamento único, podendo haver conflitos de visão entre eles, e que, no final, nenhum deles está totalmente certo ou errado. Cabe a nós, após aprendermos as teorias, escolher qual faz mais sentido para nós ou até mesmo fazer uma combinação de diferentes teorias, criando uma nova visão ética.
Introdução à Ética através de Jogo: Interdisciplinaridade
Essa aula pode ser dada junto com o professor de História, Sociologia / Ciências Sociais e/ou Religião.
A ideia é fazer um debate sobre as visões éticas e mudanças morais que ocorrem nas sociedades; sobre as diferenças culturais que observamos no mundo; e sobre o papel da religião como uma instituição moralizante.
Introdução à Ética através de Jogo: Conclusão
Tenho certeza que esse jogo despertará muito o interesse dos alunos porque permite muitas “trollagens” e muitas discussões entre eles. Esse também é um jogo que você sentirá na prática o conteúdo porque todo ele é baseado em escolhas que falam diretamente com a área da filosofia em si que estamos trabalhando.
E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!
Até a próxima e tenham uma boa viagem!
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