Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar ensinando a teoria do conhecimento de Kant através de atividades. Através de várias atividades que elaborei, os alunos poderão entender a importância das faculdades da sensibilidade e do entendimento, bem como do contato com o mundo exterior para formar o conhecimento, tal como defendia Kant. Essa é uma atividade de baixo custo e fácil aplicação. Vamos lá!
Ensinando a Teoria do Conhecimento de Kant através de Atividades: Relembrando o Conceito
Immanuel Kant é conhecido como o filósofo que, na sua Crítica da Razão Pura, conseguiu conciliar o Racionalismo e o Empirismo.
Basicamente, Kant demonstrará que, para haver conhecimento, é preciso tanto informações novas coletadas do mundo exterior (empirismo) quanto de faculdades prévias existentes na razão humana para processar essas informações (racionalismo).
Kant chamará esse tipo de conhecimento de “juízo sintético a priori“.
Para entender mais esse conceito, recomendo a leitura do artigo: Criticismo de Kant Descomplicado.
Ensinando a Teoria do Conhecimento de Kant através de Atividades: Jogo da Casa
Apresentação
A proposta desse jogo é que os alunos consigam distribuir objetos de uma casa nos seus devidos cômodos.
Material
O professor deverá imprimir uma planta baixa de uma casa, que apresente ao menos os seguintes cômodos: sala, quarto, cozinha e banheiro.
Ele também precisará imprimir objetos que sejam exclusivos desses locais. Por exemplo:
Sala – Sofá
Quarto – Cama, Guarda-roupas
Cozinha – Geladeira, Fogão
Banheiro – Vaso Sanitário, Chuveiro
Como alternativa, o professor pode desenhar a planta baixa da casa no quadro e escrever em forma de lista o nome dos objetos.
Jogando
A ideia é que os alunos saibam posicionar cada objeto no seu devido cômodo.
Como é algo bem simples, o professor pode fazer um questionamento geral para a turma, tal como dizer em voz alta “Onde fica a geladeira?” e esperar que todos os alunos respondam “Na cozinha!”. E posicionar o objeto / escrever o nome do objeto no devido cômodo.
Ensinando a Teoria do Conhecimento de Kant através de Atividades: Jogo do Tempo
Apresentação
A proposta é que os alunos consigam colocar na ordem cronológica o desenvolvimento biológico dos elementos propostos.
Material
O professor deverá imprimir uma linha de desenvolvimento biológico de um ser humano e de uma planta.
Depois, o professor cortará cada etapa e embaralhará.
Jogando
A proposta é que os alunos coloquem a linha de desenvolvimento do ser humano e da planta na ordem certa, do começo até o final.
O professor pode imprimir um grande modelo e fazer junto com os alunos, colando no quadro as etapas ou pode imprimir dois ou três kits e fazer uma competição entre grupos de alunos.
Ensinando a Teoria do Conhecimento de Kant através de Atividades: Demonstração do Entendimento
Apresentação
Essa atividade é um pouquinho mais complexa porque envolverá um trabalho com todas as categorias do entendimento.
A proposta é que sejam feitas demonstrações das doze categorias para que os alunos consigam entendê-las.
Material
O professor precisará imprimir um modelo simples de pizza; levar uma lanterna (serve a do celular) e uma caixa vazia (pode ser pequena, preferencialmente funda); levar uma laranja (fruta) madura (cor laranja) e uma verde (cor verde) ou imprimir uma colorida; levar alguma coisa que role, tipo uma bola ou copo; imprimir uma imagem de um cavalo e de um unicórnio; levar um copo de água filtrada, um copo de suco, um copo de água de coco e um isotônico (tipo Gatorade).
Demonstrando
Unidade, Pluralidade e Totalidade – Com a Pizza ainda inteira, mostre que ela é uma unidade (uma pizza); depois, corte ela em fatias (pluralidade de fatias); por fim, reúna novamente as fatias para formar uma pizza completa (totalidade);
Realidade, Negação e Limitação – Ligue a lanterna e aponte para o fundo da caixa para demonstrar que a luz é real; depois, apague a luz da lanterna e demonstre que o escuro no fundo da caixa é a ausência de luz; por fim, ligue e desligue a lanterna algumas vezes e mostre que existe um tempo entre ligar a lanterna e a luz chegar no fundo da caixa (isso é a velocidade da luz, que é limitada);
Inerência e Acidente – Mostre a laranja ou imagem da laranja e explique que existe uma distinção entre laranja fruta e cor laranja;
Causalidade e Dependência – Role o objeto que você levou (bola ou copo) e demonstre a causa do efeito (empurrar o objeto) e a consequência do efeito (o objeto rolar);
Reciprocidade – Chute (de leve) a parede e mostre que ao mesmo tempo que você bate na parede, ela “bate” em você;
Possibilidade-Impossibilidade – Explique que podemos ficar debaixo d’água por um tempo, mas não podemos respirar debaixo d’água; outro exemplo que dá para fazer com os alunos é mostrar que é possível prender a respiração, mas é impossível morrer sem ar dessa forma porque o corpo força a saída dele (você pode fazer um desafio para ver qual aluno aguenta mais tempo);
Existência-Inexistência – Explique essas categorias mostrando a oposição entre um cavalo (existente) e um unicórnio (inexistente). Na imagem que indiquei para imprimir, o modelo-base é o mesmo e isso ajuda a fazer a distinção;
Necessidade-Contingência – Explique essas categorias mostrando que é necessário nos hidratarmos (se não fizermos isso, morremos), mas é contingente (ou seja, pode ser de um jeito ou de outro) a forma como fazemos isso (água filtrada, suco, água de coco, isotônico).
Ensinando a Teoria do Conhecimento de Kant através de Atividades: Relacionando as Atividades com a Matéria
Minha ideia é que o professor vá explicando os conceitos e depois os demonstrando através dos jogos e atividades.
Então, começa-se por falar quem é Kant e sua proposta de resolver o problema entre o racionalismo e o empirismo. Depois, fala-se da sua solução e vai demonstrando a existência da faculdade da sensibilidade e do entendimento e como elas te ajudam a processar todas as informações que “vem de fora”.
Tudo o que os alunos irão “manejar” (objetos da casa, desenvolvimento da planta e ser humano, objetos usados nas categorias) são “coisas” exteriores, que serão decodificadas pelas faculdades “interiores”.
Dessa forma, o professor vai fazendo os jogos e as atividades e explicando cada faculdade e como ela foi importante para que o aluno conseguisse resolver o desafio ou entender a demonstração.
No “jogo da casa”, o professor explica que tudo o que conhecemos precisa estar em algum lugar. No jogo, usamos a casa como exemplo. Mas no cotidiano, tudo o que pensamos fica em algum lugar. Nada fica no vazio.
No “jogo do tempo”, o professor explica que tudo o que conhecemos precisa estar em algum tempo cronológico (nem que seja um simples passado, presente ou futuro). No jogo, os alunos arrumaram o desenvolvimento da planta e do ser humano na ordem correta porque sabiam o que era antes e o que vinha depois. No cotidiano, tudo o que pensamos, pensamos referenciando algum tempo. Nada que pensamos é fora do tempo.
Por fim, o professor vai explicando cada uma das categorias conforme vai fazendo as demonstrações.
Ensinando a Teoria do Conhecimento de Kant através de Atividades: Interdisciplinaridade
Não consegui pensar em nenhuma interdisciplinaridade. Provavelmente porque os jogos e atividades são muito diversos uns dos outros.
Se alguém tiver alguma ideia, pode colocar nos comentários que acrescento aqui.
Ensinando a Teoria do Conhecimento de Kant através de Atividades: Conclusão
Essa filosofia de Kant é um pouco complexa e seu texto não ajuda muito. Porém, acredito que a utilização desses vários exemplos práticos permitirá ao professor conseguir passar bem o conteúdo.
E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!
Até a próxima e tenham uma boa viagem!
———————————————————————————————
APOIE NOSSAS VIAGENS!
Faça um PIX de APENAS R$0,10 (dez centavos)
Chave PIX: contato@naudosloucos.com.br
———————————————————————————————