Olá, marujos! Hoje, mostrarei como vocês podem estar ensinando a epistemologia do Círculo de Viena através de uma atividade. Conhecida como critério da verificabilidade, os filósofos do Círculo de Viena desenvolveram uma regra que só aceitava como científica as teorias que poderiam ser demonstradas, verificadas. Para ilustrar esse pensamento, a proposta é que os alunos vejam algumas experiências simples em sala e entendam o processo o qual faz com que alguns enunciados sejam científicos e outros não, seguindo o critério defendido pelo Círculo de Viena. Vamos lá!
Sobre o Critério de Verificabilidade
O Círculo de Viena foi um grupo de filósofos e cientistas que se reuniram na Universidade de Viena na primeira metade do século XX. Eles tinham como objetivo fundamentar filosoficamente o que seria a ciência.
Eles definiram o enunciado científico como um enunciado sobre a natureza que possa ser verificado. Daí o nome dessa teoria ser “critério da verificabilidade”. Além disso, é preciso que esse enunciado se torne uma lei universal para que ele também se distinga do chamado senso comum.
Usando esse critério, será científica uma declaração que propõe algo sobre a natureza de caráter universal e que possa ser verificada.
Se não seguisse esses critérios, tal declaração seria outra coisa, menos científica.
Para entender melhor esse conceito, recomendo a leitura do meu texto: Critério da Verificabilidade Descomplicado: Epistemologia & O Círculo de Viena.
Ensinando a Epistemologia do Círculo de Viena através de Atividade: Brincando de Cientista
Apresentação
A proposta é que os alunos leiam vários enunciados válidos no quadro colocados pelo professor e que eles compreendam que somente alguns deles são científicos porque passaram pelo critério da verificabilidade.
Para isso, faremos algumas experiências simples em sala de aula para comprovar porque alguns enunciados no quadro são científicos e outros não.
Os Enunciados
Escolhi dois enunciados científicos, um senso comum, um religioso, um artístico e um metafísico. Todos eles podendo ser “demonstrados” em sala.
Artístico: A obra “Comediante” é uma ótima obra de arte.
Senso Comum: Tomar leite com manga faz mal.
Religião: Podemos invocar a chuva com um ritual específico.
Metafísico: Existe o mundo das ideias segundo Platão.
Científico 1: A água salgada é mais densa que a água doce.
Científico 2: O ar exerce uma pressão sobre os corpos.
Materiais
Para fazer um experimento para cada enunciado, você precisará de materiais. Segue a lista:
Artístico: uma fita grossa, preferencialmente prata; e uma banana madura (amarela com pintas pretas);
Senso comum: um copo de leite e uma manga (fruta);
Religião: caneta de quadro;
Metafísico: Nada.
Científico 1: um ovo; um copo transparente grande; sal;
Científico 2: uma régua de 20-30 centímetros; duas folhas de jornal.
Execução
O professor chegará na sala e colocará todos os seis enunciados no quadro. Depois, ele questionará quais são científicos.
Provavelmente, os alunos saberão dizer que são os últimos dois. Então, é para o professor questionar o motivo de eles elegerem os últimos dois como científicos e os outros não.
Nessa hora, surgirão várias tentativas de explicação. Se alguém falar o correto, que é porque os dois últimos possuem comprovação, você pode encerrar o debate reafirmando essa fala. Se ninguém conseguir expressar a motivação desse jeito, o professor pode partir para a próxima etapa.
Agora, o professor vai dizer que irá testar os enunciados para ver se eles são verdadeiros. E aí, o professor faz todos os experimentos segundo essa forma:
1. Artístico
Demonstração: Pegue um pedaço de fita mais ou menos grande e use-o para colar a banana no quadro ou na parede. Explique que essa é uma réplica da obra de arte “Comediante” de 2019 de Maurizio Cattelan, vendida por US$ 6,2 milhões em um leilão.
Comentário: Questione os alunos sobre o propósito dessa obra de arte, seu valor artístico e se julgam válido ou não.
2. Senso Comum
Demonstração: tome um pouco do leite e coma um pedaço de manga. Espere um pouco e observe se passará mal ou não.
Comentário: Diga aos alunos que essa era uma crendice da época colonial passada aos escravos para que eles não bebessem o leite dos senhores.
3. Religioso:
Demonstração: Desenhe no quadro um grande círculo e diga que é o céu, desenho uma espiral dentro do círculo e diga que é o vento, desenhe riscos verticais embaixo do círculo e diga que é a chuva. Peça para os alunos levantarem, darem as mãos e se concentrarem. De frente para o quadro, o professor faz a prece: “Chuva do céu, ouça o chão. / Terra resseca clama tua mão. / Nuvem que dança, vento que vem, / Traz tua água, renova o bem”. Refaça a prece junto com os alunos e peçam para terem fé.
Comentário: Explique que essa não é uma situação de menosprezo da religião, mas que não dá para verificar sua verdade já que não choveu, mas alguém poderia alegar que faltou fé.
4. Metafísico
Demonstração: Explique a teoria das ideias de Platão, apenas a parte da existência dos dois mundos (o sensível e o inteligível).
Comentário: Diga que não se tem como comprovar essa filosofia de Platão, mesmo ela fazendo sentido para alguns.
5. Científico 1
Demonstração: Pegue um copo com água e coloque o ovo cru dentro dele. O ovo irá afundar. Agora, tire o ovo, coloque sal na água e mexa bem. Coloque novamente o ovo e ele irá flutuar.
Comentário: Explique que o sal é uma substância bem densa e, quando ele se mistura com a água, deixa essa mistura também densa. É por isso que o ovo antes era mais denso que a água, afundando e depois ficou menos denso que a mistura de água com sal.
6. Científico 2
Demonstração: Coloque uma ponta da régua para fora da mesa e bata com a mão nela. A régua irá voar. Depois, recoloque a régua na mesa com a ponta para fora e coloque sobre a parte que ficou na mesa as folhas de jornal abertas. Bata novamente e a régua irá ficar parada.
Comentário: Explique que existe um força do ar sobre as coisas chamada pressão atmosférica. Quando batemos na régua pura, estamos “lutando” contra a pressão em uma pequena superfície e vencemos. Porém, quando o jornal é acrescentado, sua longa superfície faz com que muito mais pressão esteja sobre a régua, impedindo que ela saia voando.
Ensinando a Epistemologia do Círculo de Viena através de Atividade: Relacionando a Atividade com a Matéria
Explique que a epistemologia do Círculo de Viena exigia que qualquer anunciado que se considerasse científico precisava ser sobre a natureza, ser universal e poder ser comprovado, verificado.
Os quatro primeiros enunciados não são científicos. O primeiro é artístico, fala sobre arte e beleza, que é algo subjetivo. O segundo é um senso comum, algo que poderia ter até ocorrido eventualmente, mas que não pode ser universal. O terceiro é religioso e não pode ser comprovado. O quarto é metafísico e também não pode ser comprovado, verificado.
Os dois últimos são exemplos de enunciados científicos segundo o Círculo de Viena porque passam por todos os critérios: falam de algo da natureza, suas teorias são universais (se aplicam sempre que forem repetidas nas mesmas condições) e podem ser verificados (seja por essas experiências ou outras experiências mais elaboradas).
Ensinando a Epistemologia do Círculo de Viena através de Atividade: Interdisciplinaridade
Essa aula pode ser dada junto com os professores de Artes, Religião, História, Física e Química.
Ao fazer cada experimento, os professores relacionados com cada experimento podem dar suas contribuições para apresentar o valor intrínseco dos seus enunciados.
Não é porque não é científico que o enunciado em si deve ser ignorado ou taxado como falso. Ele só possui um valor diferente.
É porque nossa sociedade contemporânea se baseia bastante na ciência que consideramos os primeiros quatro enunciados como “falsos” ou “errados”, mas, na verdade, eles só não possuem um caráter científico. São ainda válidos dentro do seu contexto.
Conclusão
Essa é uma aula que pode dar um pouquinho de trabalho para fazer porque exige um monte de materiais, mesmo que simples. Executar tudo também exige um pouco de tempo e paciência. Contudo, essa é uma aula que fará com que os alunos facilmente entendam o conceito filosófico por trás dela porque as demonstrações são bem objetivas e diretas naquilo que querem que o aluno entenda. Acho que valerá bastante a pena e ela ainda pode ser aplicada em uma culminância, por ser bem diferenciada e envolver várias disciplinas.
E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outro tema da epistemologia para uma aula lúdica? Entra em contato comigo!
Até a próxima e tenham uma boa viagem!
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