Ensinando a Antropologia de Sartre através de Filme: O Show de Truman

Ensinando a Antropologia de Sartre através de Filme: O Show de Truman

Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar ensinando a antropologia filosófica de Jean-Paul Sartre através de um filme. Sartre defendia que o ser humano se definia enquanto vivia, sendo livre para mudar quando fosse preciso. No filme, vemos um personagem que lutou do seu modo contra definições que tentaram lhe dar, não as aceitando mais. Veremos como trabalhar esse filme em aula. Vamos lá!

Sobre a Filosofia de Sartre

Duas frases clássicas de Jean-Paul Sartre definem seu pensamento antropológico, conhecido como existencialismo: “A existência precede a essência” e “não importa o que fizeram com você, mas o que você fará com o que fizeram com você”.

Para o filósofo, nada (nem imanente, nem transcendente) define a essência do ser humano previamente. O ser humano se define a si mesmo enquanto vai existindo nesse mundo. Ele vai escolhendo quem quer ser conforme define seu projeto, o qual, inclusive, pode mudar ao longo de sua vida.

Sendo livre e sem predefinições, o ser humano não precisa – e nem pode – aceitar um estado de vida como algo imutável. Ao contrário, deve agir ativamente para mudar as coisas conforme sua necessidade. Essa mudança não é só da sociedade ao ser redor, mas também de si mesmo (como valores e crenças).

Sartre condenava aquilo que chamava de má-fé, que seria a desculpa dada por muitas pessoas para não mudar. Quem pratica a má-fé coloca a responsabilidade de sua vida sobre outrem (seja outra pessoa, Deus, a Natureza, a Sociedade). Aquele que pratica a má-fé não entendeu ainda que é o único responsável pela sua vida, por mais angustiante que isso possa ser.

Para conhecer mais da antropologia filosófica de Sartre, recomendo a leitura do texto: O Existencialismo de Sartre Descomplicado.

Sobre o Filme (COM Spoilers)

O Show de Truman – O Show da Vida é um filme americano de 1998, do gênero drama e comédia, estrelado por Jim Carrey.

Truman é um cara que acaba de completar 30 anos. Ele é casado, tem um emprego estável e uma vida tranquila em uma cidadezinha pacata. Mas algo o incomoda, ele sente que quer viver mais do que isso.

Sua angústia e descontentamento vão aumentando conforme ele vai tentando sair de casa, da sua cidade, e parece que tudo conspira para lhe impedir. Suas atitudes parecem paranoicas, ele começa a jurar que está sendo observado constantemente. E, de fato, está.

Truman é o protagonista do programa de TV “O Show de Truman”, que nada mais é do que um reality show sobre Truman. O problema é que ele não sabe disso. Todos os demais moradores da cidade são atores, boa parte da cidade é cenográfica. Tudo é feito para que Truman viva uma vida “normal”, mas limitada àquilo que possa ser gravado e acompanhado sem que ele descubra.

Tendo como motivador um amor impedido que ele teve com uma colega de escola (a qual também era uma atriz contratada, mas que abandonou o papel para tentar falar a verdade anos atrás), Truman encara todos os seus medos – especialmente o medo de mar – e parte de barco da cidade até chegar ao limite da cidade-cenário.

Nessa hora, ele tem um diálogo com o criador do programa. O criador tenta lhe convencer a ficar, dizendo que naquele local ele estaria seguro e protegido. Porém, Truman prefere o risco da liberdade, em poder fazer o que bem quer. E sai do estúdio. O programa acaba.

Ensinando a Antropologia de Sartre através de Filme: A Aula

Preparação

Você precisará passar o filme no começo da aula para os alunos.

Não o encontrei incluso em nenhuma plataforma de streaming. Porém, dá para alugá-lo na Amazon Prime Video (R$ 6,90) ou YouTube Filmes (R$ 6,90). Também pode comprar o DVD ou Blu-ray do filme.

Não esqueça de reservar o auditório ou a TV Móvel. E lembre-se que, no caso de streaming, precisará de uma boa internet e colocar sua conta no aparelho da escola; ou precisará do leito de DVD / Blu-ray caso use mídia física.

É possível, por fim, encontrar o filme em alguns sites “alternativos” para baixar e passar com o auxílio de um pendrive…

Execução

Antes da exibição, sempre acho interessante apresentar brevemente a história do filme porque, infelizmente, nos dias atuais, os alunos são muito dispersos e essa apresentação costuma ajudar na atenção deles. Faça algo breve e simples como “esse filme mostra como seria um big brother em que a pessoa lá dentro não sabe que está em um programa de TV”.

Passe o filme para os alunos. Eu gosto de passar dublado e com legenda para garantir que os alunos entendam tudo, mesmo que comecem a conversar.

Debate / Roda de Conversa

Após a exibição do filme, converse com os alunos sobre o que eles acharam do filme.

Sem se prender ao conteúdo da aula, vale a pena uma reflexão sobre toda a história. Tanto das ações do Truman, quanto do diretor do programa, das pessoas que pagavam para ver ou patrocinar o show.

Para mais temas de debate sobre o filme, recomendo a leitura do texto: Uma reflexão sobre O Show de Truman: quem somos nós e quem queremos ser.

Ensinando a Antropologia de Sartre através de Filme: Relacionando o Filme com a Matéria

Truman foi alguém praticamente moldado pelos produtores do seu programa.

Foi mostrado diversas vezes que seu medo de água e desinteresse em sair da cidade foram implantados desde quando era criança. Quase uma lavagem cerebral.

Seu casamento com Maryl também foi arranjado, assim como sua amizade com Marlon. Os produtos tiveram que afastar Lauren porque não era do interesse do programa esse romance.

Mesmo com todos esses revezes, Truman se rebelou e se libertou. Ele usou da sua liberdade para mudar quem era.

Ele deixou de ser o cara covarde, pacífico e pacato para se tornar ousado e aventureiro, arriscando tudo por um amor juvenil (o qual não sabia se ainda seria correspondido).

Truman é a prova de que quem somos não está definido desde sempre, a prova de que podemos mudar totalmente quem somos se assim quisermos.

Além disso, Truman foi um “herói” do existencialismo sartreano ao recusar a má-fé que lhe foi sugerido por Christof. O produtor lhe deu a opção de continuar na sua vida de mentira, mas segura. Lhe sugeriu a resignação com a garantir de não sofrer. Porém, Truman recusou tudo isso, aceitando o risco da desilusão, da decepção, do desconhecido.

Truman não sabia o que lhe aguardava do lado de fora – ele não tinha noção de nada, de como era a realidade, de quem o acolheria. Talvez, ele nem soubessem mais quem era. E mesmo assim saiu pela porta.

Truman mudou totalmente o seu projeto de vida. Abandonou esposa e a ideia de um filho para encontrar alguém do seu passado, que poderia estar o aguardando ou não.

Truman sofreu, se angustiou, mas encarou o desafio.

Nunca saberemos o que aconteceu depois porque agora a vida é toda dele e não mais nossa.

Ensinando a Antropologia de Sartre através de Filme: Interdisciplinaridade

Podemos trabalhar essa aula com Sociologia

O professor de sociologia pode explorar a questão da vigilância constante. Mesmo não estando em um programa, acreditamos que estamos sendo constantemente observado (se não por câmeras, pela coleta de dados digitais). Quais impactos que isso teria em nossa vida atual e futura?

Com relação às relações sociais que Truman tinha na cidade, eram falsas ou verdadeiras? Em que medida? Em que medida poderíamos relacionar esse exemplo com as amizades e amores que temos em nossa vida já que tudo, em última instância, é, de alguma forma, interesse?

A forma como Truman foi criado na infância foi essencial para criar o adulto que o programa queria. Isso é um ótimo exemplo do funcionamento da socialização primária. Será que podemos pensar nos aspectos de nossa vida que foram moldados na nossa infância?

Ensinando a Antropologia de Sartre através de Filme: Conclusão

O filme O Show de Truman – O Show da Vida é um clássico contemporâneo do cinema. Talvez, seu humor já não agrade tanto a geração atual, mas quem lhe der uma chance será muito bem servido de ótimas frases, piadas e atuações. Torço para que os alunos que virem esse filme possam se motivar a “rebelarem-se” contra o sistema e lutarem para serem livres em suas escolhas, não importando o quanto tentaram moldá-los no passado.

E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

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Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.