Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar ensinando a antropologia de Heidegger através do anime Yakusoku no Neverland, também conhecido como The Promised Neverland. Heidegger dizia que aquilo que nos distingue dos demais seres é o fato de termos consciência que existimos em um mundo, que temos uma liberdade (não plena, mas com possibilidades), que nos angustiamos porque sabemos que morreremos e que nos relacionamos necessariamente com as outras pessoas. No anime, poderemos observar todos esses pontos nos principais personagens. Veremos como trabalhar esse anime em sala de aula. Vamos lá!
Ensinando a Antropologia de Heidegger através de Anime: Apresentações
Sobre a Filosofia de Heidegger
Heidegger pertence à corrente filosófica conhecida como existencialismo e criou alguns conceitos bem famosos na filosofia:
Dasein / Ser-aí: o modo como ele se refere ao ser humano, diferenciando-o dos demais seres vivos e não-vivos. Esse conceito serve para destacar a consciência de existência do ser humano.
Ser-no-mundo: mostra que o ser humano é um projeto, uma existência que muda e se molda diante da realidade, sem definições prévias e cheio de possibilidades.
Liberdade Situada: modo como define seu conceito de liberdade, que não é total, mas também não é determinística; ou seja, permite escolhas dentro de alguns caminhos estabelecidos.
Facticidade: conjunto de fatores pré-determinados na nossa vida, que nos são apresentados quando nascemos ou não temos controle de escolha.
Transcendência: conjunto de ações e decisões que o ser humano toma diante das possibilidades que lhe são apresentadas.
Ser-para-a-morte / Angústia: consciência de que morreremos um dia e que, por isso, devemos aproveitar esse momento ao máximo (no sentido de realizar nosso projeto de vida).
Ser-com-os-outros: consciência de que vivemos em um mundo povoado de outros dasein (ou seja, seres humanos que também possuem consciência de existência) e, por isso, precisamos conviver respeitando as escolhas pessoais de cada um e sem se deixar levar pelas escolhas dos outros.
Para compreender a antropologia de Heidegger com mais detalhes, recomendo a leitura o texto: Existencialismo de Heidegger Descomplicado.
Sobre o Anime Yakusoku no Neverland (COM Spoilers)
O anime Yakusoku no Neverland estreou em 2019 e é baseado em um mangá de mesmo nome. Atualmente, ele possui duas temporadas, mas somente a primeira nos interessa.
Em um orfanato localizado em uma área rural, todas as crianças são muito bem cuidadas, tendo liberdade para brincar e estudar. De tempos em tempos, algumas delas são “adotadas” e novas chegam.
Emma e Norman são duas das crianças mais velhas do local. Elas vão se despedir do lado de fora de uma das crianças menores que foi “adotada” e descobre que, na verdade, a criança foi morta e vendida como comida de demônios!
É isso mesmo: na verdade, o “orfanato” é uma fazenda de crianças. Os exercícios físicos e os estudos servem para deixar seus corpos e cérebros mais gostosos…
A partir desse momento Emma e Norman começam a bolar um plano para fugir do local levando todas as crianças. Para isso, eles pedem ajuda a Ray, outra das crianças mais velhas.
Ray se propõe a ajudar, mas possui um pensamento mais egoísta, querendo privilegiar as melhores chances de escapatória de um pequeno grupo do que arriscar tudo na tentativa de salvar todos.
Porém, o maior problema deles é a mãe Isabella, a responsável pelo local. Ela tem a função de criar as crianças e também impedir que elas fujam. Além disso, Isabella ainda convoca a ajuda da irmã Krone quando percebe que o trio está desconfiado das verdadeiras intenções do local e planeja fugir.
Começa, então, uma situação de gato e rato no orfanato, com as crianças se aproveitando das ambições e falta de caráter da Krone para obter vantagens.
Nessa hora, descobrimos que as mães também eram crianças da fazenda, as quais receberam a chance de virarem mães em vez de virarem comida.
A traição de Krone é descoberta e ela cai. Logo depois, Norman (uma das crianças do trio) é “colhido”. Emma (outra criança do trio) é convidada a virar mãe, mas recusa. Parecia que o plano de escapar havia sido abandonado…
Mas não. Emma e Ray continuaram a arquitetar um plano e o executam. Tudo começa com Ray tacando fogo na casa. Enquanto Isabella tenta resolver o problema e pedir ajuda para os demônios, as crianças fogem.
Mas nem todas. As mais novinhas, porque sabiam que não seriam “colhidas” tão cedo, decidem ficar mais alguns anos na esperando de que aqueles que fugiram voltarão para ajudá-los.
Também descobrimos que Isabella fica relativamente feliz com a fuga do grupo. Ela mesma já havia tentado isso quando criança, mas falhou. E também descobrimos que ela é literalmente a mãe de Ray.
Ensinando a Antropologia de Heidegger através de Anime: A Aula
Preparação
Os alunos precisam ver o anime antes da aula ou durante a aula. O anime está disponível por streaming na Crunchyroll (até no plano gratuito, com propaganda).
A primeira temporada possui 12 episódios de 20 minutos cada, dando um total de 4 horas de exibição. Por isso, acho inviável ver o anime todo em sala de aula. Logo, o melhor é sugerir que eles vejam em casa antes.
Eu encontrei um resumo engraçado do anime no YouTube que pode ser exibido em sala para relembrar a história e “preparar o terreno” para a aula. São 10 minutos porque fala das duas temporadas, mas pode parar o vídeo em 6min37s, quando acaba o resumo da primeira temporada (que é o que nos importa). Também vai servir para aqueles alunos que não viram em casa, para não ficarem perdidos:
Outra opção, mas que exige muito do professor (em tempo e habilidade), seria criar um compilado dos principais eventos da temporada, fazendo um “filme resumo”. Sei que é complexo, mas deixo a sugestão caso o professor se empolgue ou saiba alguém que possa fazer isso.
Por fim, existe a opção do professor passar em aula apenas alguns episódios do anime para os alunos. Se for esse o caso, recomendo os episódios 1, 2, 7 e 12.
Debate / Roda de Conversa
Após a exibição dos episódios e/ou resumo, o professor pode levantar um debate livre para conversar sobre as impressões que os alunos tiveram desse anime antes de entrar de fato na parte filosófica da aula.
Ensinando a Antropologia de Heidegger através de Anime: Relacionando o Anime com a Matéria
São vários personagens e acontecimentos do anime Yakusoku no Neverland que podemos relacionar com a antropologia de Heidegger:
Dasein / Ser-aí: as crianças, quando descobriram a realidade sobre o orfanato, buscaram fugir. Não aceitaram serem comida de monstros. Isso só é possível porque elas são dasein, possuem consciência de si. Os animais e as plantas não possuem isso e é por esse motivo que ainda hoje nós temos a agropecuária (o consumo desses seres sem que eles se rebelem).
Ser-no-mundo: as crianças não ficaram alheias à situação e começaram a buscar formas de fugir, sempre se adaptando às novas realidades. Enquanto que um animal tentaria fugir apenas forçando a porta, as crianças pensaram e contornaram as dificuldades.
Liberdade Situada: As escolhas da mãe Isabella e irmã Krone estão dentro desse contexto porque elas precisavam escolher dentro das possibilidades que tinham à época.
Facticidade: para essas duas mulheres, na época que eram crianças e receberam o convite, elas só tinham a opção de seres mães ou virarem comida.
Transcendência: a decisão que as duas mulheres tomaram foi o modo como escolheram encarar a realidade que se apresentava a elas, sendo que cada uma assumiu essa nova função com objetivos diferentes (Isabella queria dar conforto e amor às crianças enquanto Krone queria poder).
Ser-para-a-morte / Angústia: a atitude de Norman, ao perceber que não tinha como fugir só pulando o muro, voltando para encarar seu destino como único modo de alertar os amigos que ficaram e lhes dar uma chance é um exemplo de alguém que entendeu que a morte lhe espera, mas a vida que lhe resta precisa de um objetivo.
Ser-com-os-outros: a atitude de Emma, de querer salvar todas as crianças, é uma atitude de alguém que respeita o dasein de todos, reconhecendo-os como seres conscientes de si (e merecedores de salvação). Em contrapartida, podemos dizer que Ray não teve essa sensibilidade ao preferir fugir sozinho ou apenas com os mais capacitados (deixando os menores para trás).
Para um aprofundamento na questão da liberdade situada, facticidade e transcendência – exemplificadas pelas ações das personagens Isabella e Krone – recomendo a leitura do texto: Reflexão sobre The Promised Neverland: As (não) Opções da Vida.
Ensinando a Antropologia de Heidegger através de Anime: Interdisciplinaridade
Não consegui pensar em nenhuma interdisciplinaridade com o anime Yakusoku no Neverland. Porém, pensei em algo utilizando o mangá que deu inspiração ao desenho.
O professor de língua portuguesa pode pedir para os alunos lerem a série de mangás The Promised Neverland.
Depois, os alunos podem comparar a produção impressa com a produção audiovisual e discutir as mudanças, adaptações e fidelidades.
Também pode-se discutir quais das duas obras conseguiu (ou se as duas conseguiram) passar da melhor forma a história.
Esse trabalho é um tipo de análise e interpretação artístico-cultural, tanto de produção impresso quanto audiovisual, que é uma das habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos segundo a BNCC.: Conclusão
Reconheço que a utilização de um anime é complicado para dar uma aula. Porém, não podemos nos fechar a essa possibilidade porque existem diversas realidades escolares e também diversas pessoas habilidosas que podem pegar essa ideia e conseguir adaptá-la para algo que se encaixe melhor na prática. De qualquer forma, o anime é muito bom e o recomendo independentemente de tudo. Inclusive, o próprio professor pode vê-lo apenas para usá-lo como exemplo em uma aula expositiva tradicional.
E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!
Até a próxima e tenham uma boa viagem!
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