Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar ensinando a política de Platão através de um filme. Platão defendia que cada cidadão deveria exercer uma função na sociedade de acordo com as aptidões naturais de sua alma para a prosperidade da comunidade. No filme, vemos uma sociedade distópica, em que os sobreviventes se organizam em grupos de acordo com suas maiores qualidades para exercerem uma função específica na sociedade, sem possibilidade de mudança. Veremos como trabalhar esse filme em aula. Vamos lá!
Sobre a Filosofia de Platão
Platão havia definido em sua antropologia filosófica que a alma humana se dividia em três partes (ou funções) enquanto encarnada. Seriam elas: concupiscível ou apetitiva (ligada aos desejos e prazeres), irascível ou impetuosa (ligada à vontade e autopreservação) e racional (ligada ao raciocínio e intelecto).
Cada um de nós possui essas três partes, mas em cada um de nós, uma dessas partes se destaca, é mais “forte”.
Baseando-se nessa parte ou função mais aflorada, Platão dirá que cada um nós possui uma aptidão maior para uma função dentro da sociedade em que vivemos:
Pessoas com a alma concupiscível / apetitiva destacada possuem mais aptidão para a agropecuária ou comércio porque seria de sua natureza querer a acumulação de bens e geração de riquezas;
Pessoas com a alma irascível / impetuosa destacada possuem mais aptidão para a defesa da sociedade porque seriam mais combativos e adeptos ao uso da força; e
Pessoas com a alma racional destacada possuem mais aptidão para cargos administrativos e governo porque seriam mais lógicos e racionais nas tomadas de decisões importantes para a sociedade.
A compreensão da melhor aptidão individual de cada cidadão se daria ao longo dos estudos básicos, os quais todos teriam e seriam ofertados pelo próprio governo. Seria o próprio governo que também distribuiria os cidadãos nas funções da sociedade após formados.
Essa forma de organização funcional dos cidadãos seria o meio ideal para que todos pudessem exercer um labor de forma feliz e adequada, se beneficiando e beneficiando a sociedade como um todo.
Para o filósofo, o maior problema da sociedade são pessoas exercendo funções para as quais são inadequadas. Isso só prejudica ela mesma e a sociedade em que vive, gerando baixo desempenho e corrupção.
Para entender mais profundamente esse pensamento, recomendo a leitura do texto: Política de Platão Descomplicada.
Sobre o Filme (COM Spoilers)
Divergente é um filme americano de 2014, do gênero ação e ficção científica, baseado no livro de mesmo nome.
Em uma Chicago do futuro (não sabemos quando), destruída após uma guerra (não sabemos qual), os sobreviventes se reorganizaram em grupos, chamados de facções, de acordo com qualidades humanas:
A Franqueza valoriza a honestidade e é responsável pela justiça;
A Amizade valoriza a generosidade e é responsável pela produção de alimentos;
A Audácia valoriza a coragem e é responsável pela segurança;
A Erudição valoriza a inteligência e é responsável pelo desenvolvimento das ciências e tecnologias; e
A Abnegação valoriza o altruísmo e é responsável pelo governo.
Juntas, elas criam um corpo social equilibrado.
Todos os anos, os jovens de cada facção devem escolher seu caminho, podendo se manter na facção de nascimento ou mudando de facção se assim for sua aptidão natural e vontade. Todos fazem um teste antes para saberem quais são suas aptidões e poderem escolher mais tranquilamente.
Beatrice Prior (Shailene Woodley), nossa protagonista, nasceu na abnegação, mas sempre se sentiu estranha ali. Por isso, no dia da escolha, decidiu-se pela Audácia e passa por muitas provações lá dentro para comprovar aos líderes da facção que realmente tinha vocação.
Porém, mais surpreendente é o fato de que Beatrice é uma divergente. Divergentes são pessoas que possuem mais de uma aptidão natural. Por causa disso, não são pessoas de pensamento unilateral e difíceis de serem controladas ou manipuladas.
No dia de celebração da aprovação dos novos membros da Audácia, descobrimos que existe um plano conjunto dos líderes da Audácia e Erudição para tomarem o controle da cidade, derrubando a Abnegação. Para isso, eles utilizaram um chip de controle mental, que só funciona em pessoas típicas (não funcionando em divergentes).
Como esperado, nossa heroína não sofre o controle mental e luta contra os líderes da Audácia e Erudição para liberar as pessoas do controle mental e evitar o golpe.
Ela tem um sucesso parcial, mas ainda precisará fugir com seus amigos para não ser morta.
Ensinando a Política de Platão através de Filme: A Aula
Preparação
Você precisará passar o filme no começo da aula para os alunos.
O filme está disponível na plataforma de streaming Prime Video. Você também pode comprar o DVD do filme.
Não esqueça de reservar o auditório ou a TV Móvel. E lembre-se que, no caso de streaming, precisará de uma boa internet e colocar sua conta no aparelho da escola; ou precisará do leito de DVD / Blu-ray caso use mídia física.
É possível, por fim, encontrar o filme em alguns sites “alternativos” para baixar e passar com o auxílio de um pen drive…
Execução
Antes da exibição, sempre acho interessante apresentar brevemente a história do filme porque, infelizmente, nos dias atuais, os alunos são muito dispersos e essa apresentação costuma ajudar na atenção deles. Faça algo breve e simples como “esse filme mostra uma sociedade futurista pós-apocalíptica que decidiu se reorganizar em grupos sociais conforme a qualidade de cada um”.
Passe o filme para os alunos. Eu gosto de passar dublado e com legenda para garantir que os alunos entendam tudo, mesmo que comecem a conversar.
Debate / Roda de Conversa
Após a exibição do filme, converse com os alunos sobre o que eles acharam do filme.
Sem se prender ao conteúdo da aula, vale a pena uma reflexão sobre toda a história. Tanto dos pontos positivos quanto dos pontos negativos dessa sociedade que impõe um único caminho a seguir (após sua decisão inicial) e que parece valorizar as pessoas de visão mais unilateral do que as pessoas com visões mais diversificadas.
Para mais temas de debate sobre o filme, recomendo a leitura do texto: Uma reflexão sobre Divergente: em busca da sociedade ideal.
Atividade Avaliativa
Como forma de compreender se os alunos prestaram atenção no filme e também como uma forma de sustentar o diálogo na sala de aula, o professor pode pedir para cada aluno dizer qual facção escolheria ou se ele seria divergente, justificando sua resposta.
Ensinando a Política de Platão através de Filme: Relacionando o Filme com a Matéria
Platão acreditava que o sucesso de uma sociedade estava no fato de cada membro dessa sociedade trabalhar, exercer uma função de acordo com a aptidão de sua alma. No filme, nós vemos algo semelhante porque o sucesso daquela sociedade estava no fato de cada membro também seguir sua aptidão natural.
Por mais que, no filme, o cidadão poderia escolher qualquer facção, ele era inclinado a escolher àquela que o teste recomendava e, se escolhesse diferente, poderia ficar sem facção caso não passasse no teste de entrada (seriam os sem-facções). Também se tornava um sem-facção se você abandonasse sua facção escolhida porque não poderia ser admitido em outra. Dessa forma, lhe era praticamente imposto seguir a facção que mais tinha relação com sua natureza (semelhante ao que acontecia na sociedade imaginada por Platão).
Mesmo que o filme (e mais especialmente a série completa, seja de filmes ou livros) acabe valorizando a divergência, podemos questionar que o problema dentro de Chicago foi o fato da Erudição e Audácia não quererem ficar limitados aos seus papéis sociais. Se assim tivessem feito, talvez não teria surgido o problema que surgiu. De qualquer forma, é inegável a conclusão que mesmo estando em seu local adequado, ainda assim podem existir pessoas boas ou más nesses grupos.
Fazendo um paralelo com nossa sociedade, podemos pensar os pontos positivos em termos pessoas vocacionadas trabalhando em suas profissões. Não teríamos pessoas interessadas apenas no dinheiro e que seriam mais dedicadas ao que fazem, já que fazem aquilo por gosto pessoal.
Podemos também fazer uma reflexão crítica e pensar os pontos negativos na proposta platônica, usando o próprio filme ou série de livros para entender porque uma pluralidade de pensamento, ou seja, a divergência seria melhor para uma sociedade.
Ensinando a Política de Platão através de Filme: Interdisciplinaridade
Essa aula pode ser dada junto com o professor de Sociologia ou Ciências Sociais.
Em ambos os casos, o professor de sociologia ou ciências sociais iria colaborar com seus conhecimentos para engrandecer e aprofundar o debate provocado pelo filme e pela teoria política de Platão, utilizando sociólogos e cientistas políticos para compreender essa sociedade do filme Divergente e analisar seus pontos positivos e negativos para nossa sociedade.
Ensinando a Política de Platão através de Filme: Conclusão
O filme Divergente é um filme relativamente recente e conhecido dos alunos. Suas cenas de ação e seus efeitos visuais mais atuais ajudam os alunos a se manterem engajados na história e nos problemas apresentados nessa sociedade complicada. Tenho certeza que será sucesso!
E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos de filosofia política para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!
Até a próxima e tenham uma boa viagem!
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