Reflexão sobre Tierra Incógnita: O Poder do Medo!

Reflexão sobre Tierra Incógnita: O Poder do Medo!

Olá, marujos! Hoje, faremos uma reflexão sobre a série Tierra Incógnita. Nela, acompanhamos dois irmãos órfãos voltando para o parque de diversões da família onde seus pais desapareceram para tentar descobrir o mistério por trás disso tudo. Na reflexão, falo sobre o medo, como ele é sua maior fraqueza e como pode servir de arma. Não teremos spoilers da série. Vamos lá!

Sobre a Série (SEM Spoilers)

Tierra Incógnita é uma série argentina adolescente de terror e mistério lançada no Disney+ em 2022. Ela está completa, tendo apenas 16 episódios divididos em duas temporadas.

A família Dalaras tinha um parque de diversões chamado “Tierra Incógnita” em uma pequena cidade. Esse parque era muito famoso na região porque seus brinquedos focavam em causar medo nas pessoas.

Certo dia, umas luzes misteriosas surgiram no céu sobre o parque e os donos Roberto Dalaras (Ezequiel Rodríguez) e Julia Lumens (Verónica Intile) desapareceram misteriosamente.

O parque foi fechado e os filhos do casal – Eric (Pedro Maurizi) e Uma (Mora Fisz) – foram morar com os avós maternos em outra cidade.

Oito anos se passaram e Eric está determinado a encontrar seus pais porque não acredita que eles simplesmente morreram e os corpos desapareceram. Ele acredita que os pais estão de alguma forma no parque, que existe algum mistério lá dentro que não foi solucionado pela polícia local.

Eric decide, então, fugir para sua cidade natal e investigar o parque. Para isso, ele contará com a ajuda da sua irmã e dos seus amigos de infância Pablo (Thomas Lepera) e Lila (Azucena Zhoue).

O que os jovens não esperavam é que o mistério por trás dos desaparecimentos envolve forças sombrias e lendas locais perigosas.

Quer saber se o grupo de jovens conseguirá solucionar o mistério e resgatar os desaparecidos? Veja Tierra Incógnita na Disney+.

Reflexão sobre Tierra Incógnita: O que é o Medo?

O medo é um estado de alerta em que o ser humano se coloca quando sente que está em perigo. Essa sensação dispara de forma automática, ou seja, não conseguimos controlar.

Ninguém gosta de sentir medo, mas gosta de sentir o prazer que vem após enfrentar uma sensação de medo e sobreviver. É um êxtase misturado com alívio, que nos faz nos sentirmos poderosos, invencíveis, corajosos e coisas do tipo.

É por isso que existem brinquedos e esportes radicais ou brinquedos e filmes de terror. Porque esse é um ambiente controlado, em que “entramos” sabendo que sairemos ilesos. Ninguém visita ou participa de uma dessas atividades esperando que terá problemas. Quando isso acontece, a pessoa nem faz. Quem “encara” é porque sabe que dará tudo certo no final.

Obviamente, durante a experiência, a pessoa passará pelo estado de medo e essa é a proposta, para que, no final, a experiência acabe e a pessoa possa aproveitar a sensação prazerosa da sobrevivência.

Na série, o dono do parque – Roberto Dalaras – descobriu uma forma das suas atrações provocarem ainda mais medo nos visitantes. Se, em um parque, as atrações normalmente assustam de forma física (por exemplo, você vê um mostro apavorante); em Tierra Incógnita, as atrações também causavam medo psicológico, mexiam com a mente das pessoas por breves segundos. Era esse medo psicológico “controlado” que fazia sucesso.

Reflexão sobre Tierra Incógnita: O Medo como Fraqueza

Os donos do parque da série – um espaço de medo controlado – não queriam fazer mal para as pessoas. Eles queriam provocar emoções fortes, que deixassem as pessoas interessadas em viver essas experiências. Se a Disneyland encanta as pessoas pelo carinho pelos personagens, Tierra Incógnita encanta as pessoas pela superação dos medos.

Porém, algo que não foi planejado e que acabou se desenrolando ao longo da série foi a percepção que o medo é a nossa maior fraqueza. Ou, em termos melhores, aquilo de que temos medo é exatamente a nossa fraqueza.

Por exemplo, se você tem medo de dirigir, sua fraqueza está na pilotagem. Se surgir uma necessidade desse tipo, você vai falhar. Se surgir uma oportunidade de emprego que exija carteira de motorista, você vai perdê-la. Da mesma forma, se seu medo é falar em público, sua fraqueza é exatamente nessa área. Se surgir uma oportunidade que exija essa habilidade, você não aproveitará.

Todos nós temos medo de alguma coisa. Na verdade, todos nós temos vários medos. O que ocorre é a gradação desses medos. Alguns são fracos/leves e outros são fortes/intensos. Se o medo for descontrolado, vira até uma doença, a chamada fobia.

Identificar nossos medos pode ser uma ótima forma de sabermos nossas fraquezas. Saber nossas fraquezas é algo positivo para acabar com elas ou, pelo menos, para aprender a lidar com elas e não ser surpreendido negativamente.

É muito comum as pessoas não saberem suas fraquezas ou não saberem todas. Dessa forma, fica a dica: pense em coisas ou situações que te dão medo. Essas serão suas fraquezas.

Reflexão sobre Tierra Incógnita: O Medo como Arma

Outra situação também inesperada na série é que o medo das pessoas começou a ser utilizado como uma arma. Basicamente, uma arma paralisante.

Quando a gente vê filmes de terror, é muito comum criticarmos personagens que simplesmente param quando o mostro aparece e só ficam gritando e chorando em vez de fugirem. Porém, isso é mais comum do que parece. Como o medo surge sem o nosso consentimento, a reação a ele também pode ser de uma forma diferente da que queremos. Provavelmente, a vítima queria correr, mas seu corpo não reagiu como esperado, ela não conseguia dar o comando para o seu corpo fazer o que deveria fazer. O choro dela, na verdade, era de frustração por não conseguir fazer o que queria fazer…

Sendo o seu medo a sua fraqueza, seus inimigos o usarão como uma arma contra você. Por isso, é necessário se preparar e se precaver.

Por exemplo, se você tem medo de falar em público, uma pessoa (como um colega de trabalho ou parente) mal-intencionada pode te pedir para fazer um discurso em um evento social e fazer com que você passe vergonha. Podemos pensar também que o medo de qualquer pai e mãe é perder seu filho e, por isso, muitos criminosos passam trote dizendo que sequestraram o seu filho para tentar ganhar um dinheiro fácil.

Dependendo do medo que você tem, é possível tratamento através de uma terapia de Dessensibilização Sistemática, em que você vai sendo exposto de forma controlada ao seu medo até que ele diminua de intensidade ou até suma. Tudo isso, com o acompanhamento de um profissional, um psicólogo especializado nisso.

Se não for possível “curar” esse medo, só resta escondê-lo de quem possa utilizá-lo contra você. Mas lembre-se que seu medo sempre estará lá, pronto para surgir e te assustar. É por isso que a melhor solução é a terapia.

Sendo algo automático, nunca saberemos quando um dos nossos medos pode “atacar” e as consequências sempre serão piores do que a busca por encarar e se libertar dos nossos medos.

Encarar os nossos medos nunca é confortável. Se fosse, não seriam nossos medos. Porém, é algo necessário se quisermos estar livres dessas amarras psicológicas e não corrermos o risco de sermos vítima dessa arma paralisante.

Não estou dizendo que é fácil ou simples. Mas que é necessário, para o seu bem físico e psicológico. Vamos tentar?

Conclusão

A série Tierra Incógnita me fez pensar muito sobre como costumamos negligenciar nossos medos até que surge uma situação em que ele nos coloca em vulnerabilidade porque não quisemos encará-lo e tratá-lo quando tivemos a oportunidade. Que esse texto possa estimulá-lo a mexer um pouco com essa área complicada da nossa psique e buscar uma solução de longo prazo para nossos medos. Que eles deixem de serem nossas fraquezas, que possamos olhar para eles com a sensação de vitória e euforia tal qual acontece quando saímos de um brinquedo radical em um parque de diversões.

E aí? Curtiu essa reflexão sobre Tierra Incógnita? Compartilha! Tem algo a acrescentar a essa reflexão sobre Tierra Incógnita? Comenta! Quer uma reflexão sobre outra série de terror? Entra em contato!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

———————————————————————————————

APOIE NOSSAS VIAGENS!

Faça um PIX de APENAS R$0,10 (dez centavos) 

Reflexão sobre Tierra Incógnita: PIX

Chave PIX: contato@naudosloucos.com.br

———————————————————————————————

Posted in Reflexões Nerds, Séries / Minisséries and tagged , , , , , , , , .

Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.