Reflexão sobre ELITE: O Dinheiro Corrompe

Reflexão sobre ELITE: O Dinheiro Corrompe

Olá, marujos! Hoje, faremos uma reflexão sobre a série ELITE. A série mostra a vida de adolescentes ricos e pobres (com bolsas de estudo) na escola mais elitizada da Espanha. Além dos assuntos pessoais e escolares vividos por esses jovens, toda temporada mostra uma morte misteriosa que os envolve, a qual tentamos desvendar. Na reflexão, falo como o dinheiro que os personagens da série têm ou querem ter os corrompem e os impactos disso nas nossas vidas pessoais e na nossa sociedade se os imitarmos. Não teremos spoilers. Vamos lá!

Sobre a Série (SEM Spoilers)

ELITE é uma série espanhola da Netflix. Estreou em 2018 e finalizou em 2024. É do gênero drama adolescente e suspense.

Todas as temporadas começam com um corpo sendo descoberto, intercalando momentos da investigação no presente com acontecimentos passados do dia a dia dos adolescentes na escola de elite espanhola Las Encinas.

Além do mistério, a série também ficou famosa por mostrar muitas cenas de sexo e abuso de álcool e drogas pelos adolescentes ricos e (muitas vezes) mimados.

As primeiras temporadas focam em três adolescentes pobres que conseguem uma bolsa de estudos nessa escola de elite e mostra as dificuldades pelas quais eles passam para se encaixar nesse novo meio social. Ao mesmo tempo, também mostra os problemas vividos pelos adolescentes ricos, deixando claro que ninguém tem uma vida perfeita só porque tem dinheiro.

Conforme avançam as temporadas, alunos entram e alunos saem. Porém, os problemas causados pela desigualdade social se mantém.

Quer conhecer esses personagens? Quer desvendar os mistérios sobre as mortes que ocorrem? Veja ELITE na Netflix.

Reflexão sobre ELITE: Poder é Diferente de Dinheiro

A frase “poder é diferente de dinheiro” pode ser meio óbvia, mas muitas pessoas acham que poder e dinheiro são sinônimos porque vivemos em uma sociedade cuja desigualdade social é tão gritante que qualquer um com dinheiro consegue exercer poder com facilidade.

Porém, a definição de poder é “a capacidade de fazer com que alguém lhe obedeça ou concorde com você”. O poder pode ser exercido pelo dinheiro, mas essa é apenas uma forma de exercer poder.

O poder, segundo Max Weber, também pode ser exercido por coação (por exemplo, chantagem ou ameaça de violência), por carisma (por exemplo, imitação por admiração) ou legalmente (por exemplo, seguir leis ou uma eleição democrática).

De qualquer forma, nessa reflexão, o foco será no dinheiro como meio para o exercício do poder.

Reflexão sobre ELITE: O Dinheiro Corrompe as Pessoas

Como já foi dito, a todo o momento a série apresenta as distorções sociais entre os pobres e os ricos, ora através dos alunos ora através das famílias desses alunos.

Mesmo o dinheiro não sendo a única forma de exercer poder, fica claro que o dinheiro é a forma prioritária com que os ricos da série tentam exercer seu poder sobre as demais pessoas, especialmente com os pobres.

A grande questão para mim é que chega um momento em que os ricos já possuem tudo que o dinheiro pode comprar legalmente ou eticamente que eles começam a buscar formas de se sentirem ainda mais poderosos e usam o dinheiro para conseguir coisas ilegais ou antiéticas.

Os casos mais comuns vistos são a compra de favores sexuais e a promessa de grandes fortunas em caso de apoio em determinada situação. Porém, não são as únicas.

É interessante também ver como pessoas ricas sempre “precisam” de mais dinheiro ou nunca tem dinheiro suficiente para algo que elas querem fazer ou alcançar. E na busca por esse dinheiro extra, se corrompem.

Quem é pobre, então, é ainda mais facilmente corrompido. Em um primeiro momento, sua corrupção é do tipo “aceito fazer essa coisa errada porque preciso do dinheiro”. Contudo, não demora muito para o pensamento virar algo do tipo “quero o dinheiro e não me importo em fazer algo errado”.

Ou seja, no começo, ainda existe uma certa ética no sujeito, que admite estar fazendo algo errado, mas que busca justificar moralmente seu ato. Depois, o sujeito se corrompe ao ponto de não ligar mais para a ética de suas ações e topar tudo pelo dinheiro que ele não tem e quer.

O engraçado é que, muitas vezes, a justificativa para os seus atos acaba sendo a desigualdade econômica. É como se ele dissesse que possui o direito de ser corrupto porque essa é a única forma dele ter tanto dinheiro quanto a outra pessoa que está oferecendo a grana.

O que vemos na série não é muito diferente da nossa realidade. Podem não ser as mesmas situações, mas são situações análogas: vemos pessoas ricas exercendo seu poder de forma ilegal ou imoral pelo dinheiro e vemos pessoas pobres aceitando ilegalidades e imoralidades pelo dinheiro recebido.

Reflexão sobre ELITE: O Dinheiro Corrompe a Sociedade

Na série, vemos exemplos de como o dinheiro acaba sendo utilizado para situações de corrupção social.

São situações que envolvem polícia e fiscalização, permitindo que crimes ocorram ou não sejam punidos e permitindo que ações ilegais sejam praticadas como se fossem legais para o resto da sociedade.

Eu acredito na frase “todo mundo tem seu preço”. Para alguns é pouco, para outros é muito. Muitas vezes, depende da situação. Porém, em uma sociedade cujo dinheiro é um dos (se não o principal) meio para exercer poder, por algum valor você irá se vender, uma hora ou outra.

E, como somos seres sociais, nossa corrupção afeta em alguma medida a sociedade como um todo. Um professor que aceita dinheiro para aprovar um aluno permitirá um profissional desqualificado exercendo sua profissão, um médico que aceita dinheiro para dar um laudo ou atestado gera um problema na empresa afetada ou na previdência social, um guarda de trânsito que aceita dinheiro para liberar um carro ou motorista irregular coloca a vida de outros em risco.

Como destaque, em períodos eleitorais, vemos muitas pessoas vendendo seus votos por dinheiro ou favores. Também vemos vendas indiretas porque votam em certo candidato acreditando que ele conseguirá algum emprego ou benefício pessoal.

Também existe o fato de quanto mais dinheiro, mais campanha um político consegue fazer. E mesmo sendo uma campanha totalmente legal, ainda é imoral do ponto de vista da competição saudável e justa já que o alcance da campanha de alguém com dinheiro é muito maior que a campanha de alguém sem dinheiro ou com pouco dinheiro.

Nesse caso, o que ocorre é uma corrupção da democracia, já que o princípio da equidade não existe.

Reflexão sobre ELITE: Queimem o Dinheiro?!

Retomando o primeiro tópico da reflexão, dinheiro não é sinônimo de poder. Sendo assim, o poder continuará existindo mesmo que não exista dinheiro.

O dinheiro nada mais é do que um meio criado pelos seres humano para intermediar suas trocas. Simplesmente acabar com o dinheiro não vai acabar com as relações de troca entre as pessoas e a diferença de valor atribuído a elas.

Para que as pessoas começassem a trocar de forma mais solidária, precisaria de uma mudança de mentalidade, em que vigorasse mais a generosidade que o egoísmo. Um médico deveria aceitar trocar uma consulta por um corte de cabelo, por exemplo.

Além disso, também precisaria existir um pensamento de união e respeito mútuo entre os cidadãos para que não existisse exploração de uns sobre os outros. Senão, o exercício do poder continuaria a ocorrer, apenas mudando o meio de exercê-lo. A pessoa poderia não conseguir comprar um favor, mas ainda poderia conseguir esse “favor” por meio da violência, por exemplo.

A solução não é acabar com o dinheiro, mas ressignificar seu valor social. Para isso, antes, precisaríamos mudar nosso pensamento de sociedade, para que fossemos capazes de viver satisfeitos com o que é nosso e sem interesse de tirar, mesmo que legalmente, o que é do outro.

É algo fácil ou simples? Com certeza, não. Por isso, o caminho é ir aos poucos, com uma mudança individual e familiar. Quem sabe, no futuro, não existam mais elites porque todos se entendem como iguais na sociedade?

Conclusão

ELITE é uma série bem extravagante. Extravagante porque ela apresenta os ricos e o luxo com opulências, absurdos e exageros que fica difícil acreditar ser real. Como não sou rico, posso simplesmente estar ignorando que essa é a realidade deles. De qualquer forma, é interessante ver a série pelo mistério dos assassinatos e pela curiosidade sobre o modo de vida das elites. Isso, porém, não deve servir para que você queira fazer de tudo para ter tanto dinheiro quanto eles. Isso deve servir para você entender que dinheiro corrompe e, por isso, deve tomar cuidado com ele.

E aí? Curtiu essa reflexão sobre ELITE? Compartilha! Tem algo a acrescentar a essa reflexão sobre ELITE? Comenta! Quer uma reflexão sobre outra série colegial? Entra em contato!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

———————————————————————————————

APOIE NOSSAS VIAGENS!

Faça um PIX de APENAS R$0,10 (dez centavos) 

Reflexão sobre ELITE: PIX

Chave PIX: contato@naudosloucos.com.br

———————————————————————————————

Posted in Reflexões Nerds, Séries / Minisséries and tagged , , , , , .

Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.