Olá, marujos! Hoje, mostrarei como você pode estar ensinando a Antropologia Filosófica de Platão através de um jogo. Nesse jogo, os alunos terão que colar nos locais adequados os nomes e as funções das partes das almas tal como Platão propôs. O objetivo da atividade é fazer os alunos raciocinarem e tentarem compreender pelos nomes e/ou dicas a proposta filosófica de Platão. Esse é um jogo de baixo custo que vai divertir a galera. Vamos lá!
Ensinando Antropologia de Platão através de Jogo: Relembrando o Conceito
Para Platão, o ser humano é constituído de corpo (mortal e corruptível) e alma (imortal e incorruptível).
O corpo seria só uma casca, sem condições nenhuma de agir se não fosse a alma lhe dando movimento e motivações para a ação. É por isso que, quando morremos, o corpo fica inerte (porque a alma sai dele).
Já a alma, após a morte, vai para o mundo das ideias e fica esperando a reencarnação.
A alma, enquanto encarnada, se divide em três partes (ou funções, para ficar claro que ainda é só uma alma):
a) Parte Concupiscível / Apetitiva: é responsável pelos desejos e prazeres e fica localizada no baixo-ventre (região do estômago e sexo);
b) Parte Irascível / Impetuosa: é responsável pela proteção e cuidado do corpo e fica localizada no tórax;
c) Parte Racional: é responsável pelo raciocínio e pensamento e fica localizada na cabeça.
Para mais detalhes sobre a antropologia filosófica de Platão, recomendo a leitura do artigo: A Tripartição da Alma Descomplicada: Antropologia de Platão.
Ensinando Antropologia de Platão através de Jogo: Jogo das Partes da Alma
Apresentação
A proposta do jogo é os alunos colarem corretamente papéis com os nomes das partes da alma e papéis com as funções de cada parte da alma em um desenho do corpo humano.
Preparação do Jogo em Casa
Previamente, o professor deve preparar os papéis com os nomes das partes e das funções de cada parte da alma. Para isso, pode-se usar tanto um papel adesivo ou um papel normal e colocar atrás um fita dupla face ou uma fita adesiva/fita crepe enrolada.
Eu fiz da forma mais básica possível, inclusive escrevendo à mão em um pedaço de papel de rascunho. Mas se quiser fazer “bonitinho”, pode até escrever os textos no computador e imprimir em papel mais grosso.
Um kit é suficiente se você quiser dividir a turma em grupos e cada grupo jogar por vez. Porém, se quiser fazer uma competição ao mesmo tempo, vai ter que ter um kit para cada grupo.
Eu desenhei o corpo humano no quadro branco. Se não for possível fazer isso ou não for permitido colar os papéis no quadro, aí você precisará fazer o desenho do corpo humano em uma cartolina previamente. Nesse desenho, é importante que você faça um risco tracejado para deixar claro a divisão do corpo em cabeça/troco/baixo-ventre (é recomendável escrever do lado o nome dessas partes para deixar tudo bem claro).
Exemplo:
Jogando – Versão 01: Um Grupo por Vez
- Explique a proposta para a turma;
- Divida a turma em dois ou mais grupos;
- Chame um representante de um grupo e entregue as fichas das partes da alma e peça para ele, com o auxílio do grupo, posicionar corretamente as fichas no corpo humano;
- Após essa primeira parte, entregue as fichas das funções da alma e repita o final do passo 3;
- Permita que o grupo rearranje quantas vezes quiserem as fichas, conforme eles forem pensando melhor;
- Se achar necessário, estipule um tempo limite de 5 minutos para cada etapa de fichas;
- Confira o resultado, anote ou tire foto, mas não diga se está certo ou errado;
- Chame o próximo grupo e repita o processo;
- Vence o grupo (ou os grupos) que acertar(em) tudo ou que errar(em) menos;
- Se a atividade for cronometrada, pode ser considerado vencedor o grupo que fizer melhor em menor tempo.
Jogando – Versão 02: Todos os Grupos Juntos
- Explique a proposta para a turma;
- Divida a turma em dois ou mais grupos;
- Chame um representante de cada grupo e entregue as fichas das partes da alma e peça para eles, com o auxílio dos seus grupos, posicionarem corretamente as fichas no corpo humano;
- Após essa primeira parte, entregue as fichas das funções da alma e repita o final do passo 3;
- Permita que os grupos rearranjem quantas vezes quiserem as fichas, conforme eles forem pensando melhor;
- Quando um grupo acabar, confira o resultado;
- Se errarem algo, informe o erro e dê uma penalidade de 1 minuto de espera até poderem voltar a recolocar as fichas;
- O grupo que acertar tudo primeiro ganha.
Premiação
Eu dei 1,0 ponto extra para todos os membros do grupo vencedor.
Fica a critério do professor fazer algo semelhante ou não.
Ensinando Antropologia de Platão através de Jogo: Variações
Atividade individual
Em vez de se fazer um jogo, como proposto, o professor pode elaborar uma folhinha contendo de um lado os nomes das partes da alma, do outro lado as funções das partes da alma e embaixo o desenho do corpo humano.
A proposta é que cada aluno, na sua folhinha, ligue o nome das partes da alma e as funções das partes da alma aos locais do corpo humano.
Rabo do Burro
Você pode fazer uma versão mais agitada do jogo vendando o aluno representante do grupo.
Dessa forma, além do grupo ter que refletir sobre onde encaixar no corpo humano cada parte e função da alma, ainda terá que orientar o representante para ele fixar o papel no local correto sem estar vendo onde está posicionando o papel, apenas confiando nas diretrizes do seu grupo.
Ensinando Antropologia de Platão através de Jogo: Relacionando o Jogo com a Matéria
A relação entre o jogo e a matéria é muito óbvia. Basicamente, o jogo colocará em termos visuais aquilo que Platão explicou de forma descritiva. O jogo serve como um complemento da explicação, tendo em vista que ele apresenta as características da alma platônica, mas não desenvolve muito os conceitos.
Jogo Antes da Explicação
Se você aplicar o jogo antes da explicação da matéria, o jogo servirá como introdução ao assunto e exigirá muita reflexão dos alunos para tentarem encaixar corretamente as fichas sem nenhum conhecimento prévio.
Essa proposta é interessante por ser mais desafiadora e também motivadora.
Jogo Após a Explicação
Se você aplicar o jogo após a explicação da matéria, o jogo servirá como avaliação informal – para saber se os alunos compreenderam a matéria.
Essa proposta é interessante por ser uma forma de avaliação dinâmica.
Ensinando Antropologia de Platão através de Jogo: Interdisciplinaridade
Acredito que essa aula pode ser aplicada juntamente com Religião, Projeto de Vida e/ou Biologia.
No caso da Religião, existe muitas semelhanças e algumas diferenças entre a visão platônica de ser humano como corpo e alma e as religiões cristã e espírita. O professor de religião pode desenvolver esses temas, como a questão do corpo humano como corrupto e mera casca enquanto a alma é imortal e reencarna.
No caso de Projeto de Vida, o professor pode se apropriar das funções das partes da alma e desenvolver esses temas com os alunos. Debater com eles sobre nossas capacidades racionais, nossos instintos de autoproteção e também nossos impulsos relacionados a alimentação e sexo.
No caso da Biologia, o professor pode dar a explicação biológica para todas as funções do corpo humano que, para Platão, era atribuído à alma humana.
Ensinando Antropologia de Platão através de Jogo: Conclusão
O Jogo das Partes da Alma é um jogo simples de se fazer e que consegue integrar e motivar bem os alunos. Minhas experiências mostraram que os alunos realmente engajam como grupo e que levam a sério a proposta em encaixar corretamente todas as fichas nas posições adequadas. Além disso, o resultado do jogo deixa um material visual muito bom para ajudar os alunos a estudarem posteriormente.
E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outros conteúdos para receberem uma aula diferenciada? Entra em contato comigo!
Até a próxima e tenham uma boa viagem!
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