Ensinando a Ética de Aristóteles através de Vídeo: Happiness

Ensinando a Ética de Aristóteles através de Vídeo: Happiness

Olá, marujos! Hoje, mostrarei como vocês podem estar ensinando a ética de Aristóteles através do vídeo Happiness. Essa animação mostra ratos correndo pela cidade para alcançarem aquilo que seria, para eles, a felicidade. A proposta é que os alunos reflitam sobre o modo como estamos procurando a felicidade e onde achamos que a encontraremos. Vamos lá!

Sobre a Ética de Aristóteles

Aristóteles foi quem consagrou como um dos objetivos da ética a reflexão sobre a felicidade (em grego, eudaimonia).

O filósofo compreendia a felicidade como o fim último das ações humanas. Em outras palavras, tudo o que fazemos ao longo das nossas vidas tem como objetivo final sermos felizes.

Mas o que é felicidade? Aristóteles começa sua reflexão dizendo o que não é felicidade: não é uma vida de prazeres, não é dinheiro, não é fama.

Mas o que é, então? É uma vida virtuosa ou, em outras palavras, excelente.

E como alcançamos essa vida? Vivendo-a de forma equilibrada, buscando sempre o meio-termo entre a falta e o excesso. Nem muito, nem pouco: o necessário.

Se quiser aprender mais sobre esse conceito filosófico, recomendo a leitura do texto: A Felicidade para Aristóteles Descomplicada: Ética Aristotélica.

Sobre o Vídeo (COM Spoilers)

Happiness, cuja tradução literal é Felicidade, é um curta-metragem de animação. Foi produzido em 2017 por Steve Cutts.

Na história, acompanhamos um rato buscando a “felicidade”. Ele começa pegando um metrô apertado. Depois, anda pela cidade cheia de propagandas indicando a felicidade ou sugerindo produtos diversos chamados de felicidade.

Após percorrer uma rua cheia dessas propagandas, ele entra em uma liquidação de produtos estilo “black friday” e se envolve em uma briga com outros ratos para “conquistar” uma TV de LED gigante. Porém, logo a abandona para pegar um carro conversível e sair dirigindo com o “vento nos cabelos” até que precisa parar por causa de um engarrafamento monstruoso.

Durante o engarrafamento, começa a chover dentro do carro, suas rodas são roubadas, ele leva uma multa e o carro é pichado. Desiludido, ele abandona o carro e vai seguindo anúncios de diferentes bebidas alcoólicas de nome Happiness (Felicidade), consumindo todas elas no caminho até que cai bêbado no chão. Desorientado, acorda com um receituário em seu rosto indicando remédios como a felicidade.

O ratinho cai literalmente dentro de um pote de remédios e sai de lá totalmente alucinado, como se estivesse em um reino de fantasia da Disney até que o efeito passa e ele mergulha novamente na tristeza. Nisso, surge uma nota de 100,00 e ele começa a persegui-la incansavelmente até uma mesa dentro de um prédio.

Lá, ele é pego por uma ratoeira, que se transforma em uma mesa de escritório. A câmera abre e descobrimos que existem milhares como ele naquela situação.

Ensinando a Ética de Aristóteles através de Vídeo: A Aula

Preparação

Você precisará passar o vídeo no começo da aula para os alunos.

O curta-metragem está disponível no YouTube gratuitamente: 

Não esqueça de reservar o auditório ou a TV Móvel. E lembre-se que precisará de internet.

É possível, por fim, baixar o vídeo com o auxílio de alguns programas e passar usando um pen drive.

Execução

Antes da exibição, sempre acho interessante apresentar brevemente a história do vídeo porque, infelizmente, nos dias atuais, os alunos são muito dispersos e essa apresentação costuma ajudar na atenção deles. Faça algo breve e simples como “veja esses ratinhos procurando a felicidade”.

Esse vídeo não tem diálogos. Apenas vale explicar para os alunos que a palavra “happiness”, a qual aparecerá várias vezes no vídeo, significa “felicidade”.

Passe o vídeo para os alunos. 

Debate / Roda de Conversa

Após a exibição do vídeo, converse com os alunos sobre o que eles acharam do filme.

Sem se prender ao conteúdo da aula, vale a pena uma reflexão sobre toda a história. Sobre o que foi mostrado como felicidade, a reação dos ratos em “pegar” essa felicidade e depois perdendo-a, a relação da história do curta com a nossa sociedade atual, os problemas do vício.

Ensinando a Ética de Aristóteles através de Vídeo: Relacionando o Filme com a Matéria

O curta-metragem mostra muito bem como a felicidade não está nos prazeres e no dinheiro porque mostra a insatisfação do rato logo após adquirir e usufruir do produto comprado e como o dinheiro te leva para um tipo de prisão.

Os alunos precisam entender que os prazeres são pontuais e não podemos colocar nossa felicidade neles porque acabaríamos escravos, viciados, tal como o rato ficou ao recorrer às bebidas e remédio para ter uma sensação momentânea de prazer.

O dinheiro também não é a felicidade porque se o buscarmos por ele mesmo também ficaremos presos nessa busca incessante já que sempre quereremos mais. O dinheiro deve ser um meio, mas também não pode ser um meio só para comprar prazeres, porque aí voltamos ao problema anterior.

O vídeo não fala da fama, mas podemos explicar que a fama não pode ser nossa felicidade porque ela depende dos outros e a felicidade depende de nós.

O professor precisa deixar claro que Aristóteles não condena os prazeres, o dinheiro e a fama. O que ele condena é colocarmos nossa felicidade nessas coisas porque isso significa que tudo o que fazemos é para ter prazer, dinheiro ou fama; o que seria errado.

Depois de usar o vídeo como exemplo do que não é felicidade, o professor deve explicar o que é felicidade para os alunos segundo o filósofo. Explicando a importância do equilíbrio, do meio-termo, da justa medida entre a falta e o excesso.

De modo geral, o aluno sabe que prazeres, dinheiro e fama não são a felicidade; mas eles precisam entender o que é a felicidade para ter o que buscar, para onde se direcionar.

Ensinando a Ética de Aristóteles através de Vídeo: Interdisciplinaridade

Essa aula pode ser dada com o professor de Sociologia, Educação Financeira e Projeto de Vida.

Com o professor de Sociologia, podemos trabalhar a modernidade líquida e o consumismo, dois problemas atuais da nossa sociedade.

Com o professor de Educação Financeira, podemos trabalhar a administração do dinheiro e escolha de prioridades para não ficarmos presos a querer o dinheiro pelo dinheiro, sabendo aproveitá-lo.

Com o professor de Projeto de Vida, podemos trabalhar o que é necessário e o que é contingente em nossa vida, para aprendermos a vivenciá-la de fato em vez de vivermos apenas para o trabalho.

Conclusão

O tema Felicidade é algo muito importante para os brasileiros, especialmente nessas épocas em que tudo parece caótico. Porém, poucos são os que sabem onde e como buscar a felicidade e, por isso, se frustram. Acredito que o vídeo Happiness ilustra muito bem os caminhos errados que podemos tomar para alcançar a felicidade e acredito que Aristóteles sabe bem como nos conduzir à verdadeira felicidade. Por isso, essa aula será bem interessante e proveitosa para os alunos.

E aí? Alguma parte ficou confusa? Deixa sua dúvida nos comentários! Conhece algum professor de filosofia? Compartilha esse artigo com ele! Quer sugerir outro tema de Aristóteles para uma aula lúdica? Entra em contato comigo!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

———————————————————————————————

APOIE NOSSAS VIAGENS!

Faça um PIX de APENAS R$0,10 (dez centavos) 

Ensinando a Ética de Aristóteles através de Vídeo: PIX

Chave PIX: contato@naudosloucos.com.br

———————————————————————————————

Posted in Filmes / Séries / Desenhos /Animes / Vídeos, Filosofia Lúdica and tagged , , , , , , , , .

Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.