Antropologia Medieval através de Poesia
Olá, marujos! Hoje teremos um artigo sobre ensino de filosofia de uma forma diferenciada. Vou propor uma forma de trabalhar o conceito de antropologia medieval através de poesia. Vamos tanto pegar uma poesia “famosa” da Internet quanto estimular nossos alunos a fazerem suas próprias criações. Para quem estiver lendo e não está familiarizado com o tema, vamos falar um pouco dessa teoria filosófica. Vamos lá!
Filosofia Medieval
A filosofia medieval é um período que data do século I ao século XIV d.C. A principal característica desse momento filosófico é a aproximação entre a filosofia grega e a religião cristã. Com o crescimento da fé cristã pela Europa, especialmente nas cidades do império romano, muitos convertidos, que já tinham um conhecimento formal da filosofia, buscaram desenvolver argumentos mais racionais para provar que os preceitos divinos propostos por Jesus Cristo eram verdadeiros e, assim, converterem mais pessoas. Depois, quando a religião cristã se torna a religião oficial de Roma, a Igreja assume o posto de ente intelectual da Europa e seus membros religiosos se dedicam com ainda mais afinco a produzirem tratados filosóficos que conseguissem corroborar de forma racional àquilo que eles já acreditavam pela fé revelada.
Antropologia Medieval
Bom, para quem ainda não sabe exatamente o que é essa área de pesquisa filosófica, podemos resumir dizendo que é a tentativa de explicar racionalmente qual é a essência do ser humano, o que ele é e o que o distingue de todos os demais seres. Você pode entender melhor isso lendo esse artigo aqui.
E qual era o pensamento dos filósofos medievais? Era de que a essência do ser humano é ser imagem e semelhança de Deus, tal qual está na Bíblia, no livro do Gênesis:
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.Gênesis 1:26,27
Filosoficamente falando, isso quer dizer que a característica que existe apenas no ser humano e em mais nenhum ser existente é o fato de ele ter sido feito à imagem e semelhança de Deus. Isso traz algumas implicações:
- Ele é criatura e contingente (ou seja, não existe por si mesmo e não precisaria existir, sendo dependente do seu criador);
- Ele é uma criatura superior (somente ele foi criado dessa forma e por isso ele participa de uma forma especial e única do plano divino);
- Ele tem autoridade sobre as demais criaturas da Terra (ele tem autorização do criador para dominar toda a sua criação, exceto outros seres humanos).
Além disso, os filósofos medievais também interpretaram o trecho bíblico pelos conceitos filosóficos gregos, entendendo que as palavras Imagem e Semelhança significariam a Racionalidade (Razão) e o Livre-Arbítrio (Liberdade), características que apenas os seres humanos possuem. Podemos, assim, dizer que os filósofos medievais consideravam que Deus deu o dom da Razão e da Liberdade ao ser humano para que o ser humano fosse capaz de se relacionar com Ele, fazendo do ser humano um ser especial e único.
Apenas para deixar claro, essa interpretação é uma “avaliação geral” do entendimento antropológico medieval. É claro que, se fossemos estudar cada filósofo desse período, teríamos algumas interpretações diferenciadas. O que faço aqui é apenas um apanhado geral da ideia filosófica.
Poesia do Casamento do Pastor Cláudio Duarte
Eu não sei se esse pastor é famoso em todo o Brasil, mas acho que sim. Provavelmente, se você é evangélico ou católico, já deve ter visto algum vídeo dele nos grupos de Whatsapp ou no YouTube.
De qualquer forma, tem um vídeo dele muito engraçado, em que ele está fazendo uma pregação para casais. No final da pregação, ele conta uma poesia escrita por um amigo dele. Vocês podem ver o vídeo aqui. A pregação é sobre relacionamento e a poesia se refere à forma como Deus criou Eva para Adão não ficar sozinho. Você pode pegar o texto completo da poesia aqui.
De forma engraçada e envolvente, você vai escutando o sofrimento de Adão ao estar sozinho, a compaixão de Deus por ele, a forma como Deus fez Eva, a posição que Eva ocupa na criação, e a missão dos seres humanos na Terra.
Antropologia Medieval através de Poesia
Etapa 1: Ouvindo a Poesia do Pastor Cláudio Duarte
Em um primeiro momento da aula, o professor irá colocar a poesia para os alunos ouvirem. Dependendo das possibilidades técnicas e financeiras da escola, o vídeo pode ser exibido aos alunos ou o áudio extraído e tocado em alguma caixa de som. Os alunos podem ter a letra, ou impressa ou em formato digital (nos seus celulares), para acompanharem.
Essa poesia deve introduzir a aula, mostrando que ela é fruto de um pensamento tanto teológico quanto filosófico. Que ela está fazendo uma interpretação da criação divina e que nela estão os traços que marcam o que seria a essência do ser humano, que é a resposta medieval à pergunta filosófica “Quem é o ser humano?”. Dito isso, o professor deve desenvolver o tema, tratando das implicações sobre o que significa dizer que o ser humano é “Imagem e Semelhança de Deus”.
Etapa 2: Criando Seu Próprio Poema
Após a explicação da matéria, uma segunda atividade, para fixação do conteúdo (e que pode ser usada como avaliação) seria a criação, por parte dos alunos, de um poema autoral. A minha sugestão é que seja individual, com pelo menos uma estrofe e quatro versos. O tema seria “Quem é o Ser Humano” e os alunos estariam livres para darem as suas interpretações, não precisando se prender ao que foi dito nessa aula ou em qualquer outra aula de antropologia filosófica.
Essa atividade é muito interessante para conhecer o aluno, pois a sua fala diz muito do que ele pensa do ser humano como um todo, mas também o que pensa de si, e dos que estão próximos a ele. Muitas pessoas que gostam de escrever vão se destacar e criar belíssimos textos. Deve-se também, infelizmente, ficar atento aos alunos que irão “procurar no Google” respostas prontas. Então, desconfie. kkkkk
Uma extrapolação dessa atividade é a criação de um livro com os melhores poemas (ideal se a atividade for aplicada em todas as turmas do mesmo ano em que for lecionada essa matéria). Como complementação, os poemas podem ser ilustrados por alunos desenhistas da escola.
Antropologia Medieval através de Poesia: Interdisciplinaridade
Essa atividade também pode ser desenvolvida com apoio e participação dos professores de Religião (Ensino Religioso), Português e Literatura.
Ensino Religioso: aproveitar para contextualizar o texto bíblico e o impacto desse pensamento antropológico para as religiões cristãs. Se o ensino não for confessional, o professor também pode explicar como outras religiões, como as de origem africana, interpretam o surgimento do ser humano na Terra e a sua relação com a divindade.
Português: trabalhar tanto o gênero literário Poema quanto ajudar o aluno a produzi-lo, com trabalho de métrica, rima e gramática.
Literatura: pode-se pinçar algum autor brasileiro que já tenha feito um poema desse assunto (O Ser Humano) e trabalhá-lo junto com a explicação sobre o poeta.
Antropologia Medieval através de Poesia: Conclusão
De uma forma poética e lúdica, podemos trabalhar um conceito filosófico que flerta também com a religião. Ao mesmo tempo que iremos estimular nossos alunos a pensarem criticamente, também estamos estimulando-os a criarem suas próprias obras e se expressarem artisticamente.
E aí? O que acharam dessa proposta? Deixa nos comentários! Gostou, quer experimentar, quer indicar para alguém? Compartilha e divulga esse material! Quer sugerir algum tema filosófico para ser trabalhado de uma forma diferenciada? Entra em contato comigo!
Até a próxima e tenham uma boa viagem!