A Relevância da Política e da Economia na Ciência através de Leitura, Resumo e Apresentação de Texto
Olá, marujos! Hoje, vamos entender mais sobre a relevância da política e da economia na Ciência. Esse tipo de estudo se encontra dentro do tema Filosofia da Ciência, momento em que pensamos o que é, qual a função e o limite do fazer ciência. Hoje, a estratégia será colocar os alunos para trabalhar em grupo em três momentos: leitura de texto, resumo e apresentação. Em um primeiro momento, pode parecer que esse é uma forma tradicional de ensinar, mas não é: tradicional é o professor falar ou colocar matéria no quadro e o aluno apenas copiar ou ouvir e no máximo tirar dúvidas. Filosofia e o filosofar envolvem leitura e interpretação de texto, e por isso devem acontecer algumas vezes durante o ano (intercalando com atividades mais lúdicas). Vamos lá!
Filosofia da Ciência
O papel da filosofia da ciência e suas aplicações encontram-se na investigação dos fins e das prioridades a que a ciência se propõe, na análise das condições em que se realizam as pesquisas e nas consequências do uso das técnicas. Em outras palavras, essa disciplina tenta estudar o fazer do cientista. Se lembrarmos que o papel da filosofia é encontrar o fundamento das coisas e questionar tudo em busca da verdade, não podemos ser omissos ao que acontece nos laboratórios de pesquisa. Temos que estar atualizados sobre o que é produzido, sua finalidade, a influência externa que recebem e as consequências globais dos resultados.
A metodologia científica está preocupada com a busca de respostas verificáveis para obtenção de leis e regras aplicáveis a grandes proporções e criação de novas tecnologias. É a reflexão filosófica por trás da aplicação da metodologia científica que tenta garantir o bom uso daquilo que é investigado e descoberto pela ciência. É por isso que, mesmo em cursos superiores de ciências naturais, existem disciplinas como Introdução à Filosofia, Introdução à Sociologia, Filosofia da Ciência etc. para garantir uma formação humana do cientista. Logo, fica evidente que cabe às ciências humanas a tentativa de garantir uma aplicabilidade saudável dos avanços científicos na humanidade.
A Relevância da Política e da Economia na Ciência: Conteúdo a ser Trabalhado com os Alunos
Não podemos pensar mais ciência como algo isolado do resto do mundo. Como se o cientista fizesse seus experimentos no porão de sua casa ou com seus próprios recursos. Hoje, devemos compreender que aquilo que é investigado e como é investigado está permeado por uma política e uma economia externas à pesquisa em si.
São diversas ramificações do “fazer política” que possibilitam ou não o funcionamento e o financiamento de uma pesquisa científica. Da mesma forma, devemos levar isso em consideração quando analisamos os resultados ou as dificuldades de elaboração de resultados de uma pesquisa.
Não é simplesmente criar uma “teoria da conspiração”, de que tudo é manipulado pelas grandes empresas ou pelo governo. Mas sim ter a capacidade crítica de desconfiar de tudo o que é divulgado como um saber científico. Porque, em questão de valores, a ciência pode falhar.
A Relevância da Política e da Economia na Ciência: Atividade
- Dividir a turma em quatro grupos, e distribuir para cada dois grupos um dos seguintes textos: “O porquê da filosofia em um programa de ciências” (FOUREZ, Gérard. A construção das ciências: introdução à filosofia e a à ética das ciências. São Paulo: Editora Unesp, 1995 p. 25-27) e “A política da atividade científica” (CHALMERS, Alan. A fabricação da ciência. São Paulo: Editora Unesp, 1994. p. 157-159). Ambos os textos podem ser encontrados no livro didático Filosofando: introdução à filosofia de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins (Editora Moderna);
- Pedir para cada grupo fazer um resumo (com suas palavras) do texto. Mínimo de 10 e máximo de 15 linhas;
- Pedir para os dois grupos de um texto lerem seus resumos, um de cada vez. Depois, eles terão que explicar o texto para os demais alunos que não leram aquele texto. Fazer o mesmo com os dois grupos do outro texto.
Sobre os Textos
“O porquê da filosofia em um programa de ciências” (FOUREZ, Gérard)
Nesse texto, temos uma justificação da importância de ter o estudo de filosofia nos programas universitários de ciências. Explica que o cientista não está isolado da realidade social, ao contrário, está inserido nela. Por isso, ele deve ter estudos das ciências humanas para saber como agir e como aplicar à humanidade aquilo que ele estudou e produziu em seu laboratório.
“A política da atividade científica” (CHALMERS, Alan)
Nesse texto, através de uma história, Chalmers mostra como que a pesquisa científica só consegue acontecer graças a diversos agentes externos, especialmente os ligados às áreas da política e da economia. Dessa forma, deixa claro que não existe pesquisa científica se não existir interesse social.
A Relevância da Política e da Economia na Ciência: Interdisciplinariedades
Considerando que o foco desses textos são as ciências naturais, podem ser chamados para participar dessa atividade os professores de Biologia, Física e Química.
A proposta é que esses professores possam relatar como foram aplicadas as disciplinas de humanas em suas formações e como eles, que são da área das ciências naturais enxergam a relevância da filosofia em seu campo de estudo.
Em substituição ou complementariedade aos professores das áreas citadas, podem ser chamados pesquisadores / cientistas para falarem com a turma das suas experiências em laboratório e como a pesquisa é impactada pelos agentes externos.
Também podem ser chamados os professores de Português e Redação para auxiliar os alunos na confecção do resumo, ensinando ou re-explicando as regras e formas de se fazer um resumo.
A Relevância da Política e da Economia na Ciência: Conclusão
Espera-se, com esse trabalho, que os alunos desenvolvam o censo crítico para compreender a íntima relação entre Ciência, Política, Economia e Filosofia. Ao mesmo tempo, também queremos que os alunos desenvolvam as habilidades de trabalhar em grupo, ler e interpretar texto, saber sintetizar ideias e expô-las tanto em texto quanto oralmente.
E aí? Gostaram dessa atividade? Acham que ainda devemos ter trabalhos desse tipo na escola ou somente jogos e dinâmicas? Deixa aí nos comentários! Quer aplicar essa proposta nas suas aulas, compartilha esse artigo. Quer sugerir algum assunto da filosofia da ciência para trabalharmos no blog? Manda sua sugestão através do Formulário de Contato.