Reflexão sobre Modern Family: Novas Famílias, Velhas Mentiras

Reflexão sobre Modern Family: Novas Famílias, Velhas Mentiras

Olá, marujos! Hoje, farei uma reflexão sobre a série Modern Family. Essa série de comédia acompanha três famílias americanas diferentes e mostra diversos causos cotidianos vividos por elas. Na reflexão, falo sobre como as mentiras do dia a dia estão presentes em todos os tipos de relação familiar e como elas atrapalham essa relação. Não teremos spoilers da série. Vamos lá!

Sobre a Série

Modern Family ou Família Moderna é uma série estadunidense de comédia. Ela possui 11 temporadas, exibidas entre 2009 e 2020. Ganhadora de vários Emmys (incluindo de melhor série de comédia), está disponível na Disney+.

Na série, acompanhamos três famílias desenvolvidas a partir de um núcleo familiar comum:

a) O patriarca Jay Pritchett (Ed O’Neill), após divorciar-se de sua esposa, casou-se de novo com Gloria Delgado (Sofía Vergara), uma imigrante colombiana muito mais nova que ele (ela é mais nova que a filha de Jay). Gloria já chega na relação com seu filho pré-adolescente Manny Delgado (Rico Rodriguez), o qual é adotado afetivamente por Jay. Jay é o dono e gerente de uma empresa que constrói closets e Gloria é dona de casa.

b) Claire Dunphy (Julie Bowen) é filha de Jay e casou-se com Phil Dunphy (Ty Burrell), um namorado da época de faculdade. Eles possuem três filhos em diferentes idades, da criança ao adolescente: Luke (Nolan Gould), Alex (Ariel Winter) e Haley (Sarah Hyland). Phil é corretor de imóveis e Claire é dona de casa. Eles moram no subúrbio e podemos dizer que aparentam ser aquela típica família americana.

c) Mitchell Pritchett (Jesse Tyler) também é filho de Jay. Ele é homossexual e casado com Cameron Tucker (Eric Stonestreet). Eles começam a série adotando uma bebê vietnamita chamada Lily. Mitchell é advogado e Cameron deixou o emprego para cuidar da Lily e da casa.

As três famílias moram em casas separadas, mas próximas. Elas diariamente se reúnem ou se cruzam por alguma necessidade.

Ao longo das temporadas, cada família e seus membros vão vivendo acontecimentos “normais” de qualquer família, como questões ligadas ao emprego, estudo e relacionamento.

Contudo, como uma boa série de comédia, essas famílias sempre vivem situações inusitadas, e tudo acaba sendo gatilho para darmos boas risadas.

A série é apresentada como um falso documentário porque todo episódio começa e termina com alguns dos membros dessas famílias relatando para o público / entrevistador a situação inusitada que eles viveram naquela semana e as lições que tiraram dela.

Quer acompanhar o dia a dia dessas famílias? Veja Modern Family na Disney+.

Caso já seja fã, adquira uma caneca personalizada ou um livro sobre o seriado.

Reflexão sobre Modern Family: Mentirinhas do Dia a Dia

Ao longo da série, 90% dos problemas são causados porque algum membro da família mentiu para outro. E dessas mentiras, também uns 90% são mentirinhas bobas, ditas mais por vergonha de falar a verdade do que realmente sendo uma coisa série que se quis esconder.

Ou seja, a maior parte dos problemas das famílias da série seria resolvida se seus membros fossem sinceros uns com os outros!

Obviamente, estamos falando aqui de teoria e sabemos, por nós mesmos inclusive, que, na prática, a mentira sempre parece mais interessante que a verdade.

Mas por que pensamos assim? Provavelmente, porque temos vergonha de admitir nossos erros, nossas falhas, nosso fracasso.

E por que temos essa dificuldade? Porque não gostamos de decepcionar quem amamos.

Na série, percebemos como os membros daquelas famílias se amam, seja entre si ou umas com as outras. Acredito que o mesmo acontece na sua família e na sua relação com alguns parentes.

E quanto mais amamos alguém, mais vergonha temos de admitir que não fomos bons o suficiente e acabamos recorrendo à mentira do que falando a verdade para a pessoa.

O mais engraçado é que, em algum momento, essa mentira virá à tona e a vergonha será ainda maior. Mesmo assim, acabaremos mentindo novamente em outra situação porque o “eu de agora” não terá coragem de encarar a situação e jogará o problema para o “eu do futuro”.

Assim, tomamos sempre a pior decisão e não aprendemos com nosso erro porque sempre quereremos jogar a culpa para frente!

Reflexão sobre Modern Family: Como Evitar Mentiras Familiares

Agora que sabemos a causa do problema, a pergunta a seguir é: existe uma solução? E a resposta é “sim”, apesar de muitas vezes não funcionar!

A única solução para evitar mentiras em um núcleo familiar é através da confiança entre seus membros.

A única forma de alguém admitir imediatamente que fez algo inadequado em vez de mentir é se essa pessoa tiver certeza que não será julgada, condenada, criticada, humilhada ou qualquer outra depreciação que se possa imaginar.

Para alguém conseguir chegar logo “de cara” e falar que errou, essa pessoa precisa se sentir segura em admitir para o outro esse erro. E ela só sentirá essa segurança se ela for demonstrada em outras situações, seja na teoria ou, especialmente, na prática.

Por outro lado, se eu sentir que serei punido de alguma forma (inclusive psicologicamente) por meu erro, recorrerei à mentira sem sombra de dúvidas para não passar pela vergonha.

Sendo assim, se você não quer que membros da sua família mintam para você, você precisa ser a pessoa mais acolhedora e compreensiva que existe. Você precisará lidar com a situação problemática sem julgar, condenar, criticar, humilhar, fazer ou falar qualquer outra coisa ruim para a pessoa que lhe falou a verdade.

Como ter esse grau de “espiritualização”? Se colocando no lugar do outro e pensando o quanto você ficaria mal se recebesse um julgamento, condenação, crítica, humilhação etc.

Reflexão sobre Modern Family: Família sempre é Família

Contudo, existe aqui um “problema”: família é família e as relações entre seus membros nunca é igual.

Existe um desequilíbrio de autoridade entre pais e filhos, irmãos mais novos e irmãos mais velhos, tios e sobrinhos, avós e netos e outras relações desse tipo.

Esse desequilíbrio é necessário porque o familiar mais velho possui uma certa responsabilidade com o mais novo, seja de cuidar, proteger, criar ou até ensinar a lidar com as coisas da vida.

Dessa forma, não dá para simplesmente esse membro com autoridade ignorar o que o outro fez, sem lhe dar um conselho, castigo, sermão, lição ou qualquer outra coisa necessária para que o membro sem autoridade entenda de fato as consequências de sua atitude para evitar fazê-la novamente.

Além disso, essa relação assimétrica é sentida pelos dois lados. Então, mesmo que você seja a pessoa mais compreensiva e bondosa possível, se você possui autoridade sobre o outro, o outro sempre lhe verá como alguém que irá lhe punir ou criticar e evitará falar a verdade para você!

É algo que converso com minha esposa: como professor, escuto muito as críticas dos alunos aos seus pais e acho que sei como agiria com meu filho para que ele me procurasse quando precisasse e não um colega ou professor. Entretanto, sei que só pelo fato de ser o pai nessa relação, meu filho não irá me procurar por mais que eu mostre ao máximo que acolherei o erro dele.

Essa é a sina dos pais ou figuras de autoridade em uma relação familiar (e até mesmo trabalhista, como chefe e empregado).

Ah! E essa relação de desigualdade também existe entre marido e mulher e irmãos quando adultos. Acontece que para cada assunto da vida do casal ou dos irmãos, um é mais seguro, “safo”, bem resolvido que o outro e essa pessoa acabará assumindo essa figura de autoridade psicológica na relação.

Sendo assim, aquele que tem uma vida financeira mais estável sempre será visto com a autoridade na relação nesse assunto; o que tem a vida emocional mais estável será a autoridade nesse assunto na relação e assim sucessivamente.

Logo, a desigualdade psicológica fará com que o “inferior” da relação minta para o “superior” por medo do julgamento, crítica, etc., mesmo que o outro diga que não fará isso.

Conclusão

Modern Family nos mostra uma triste realidade em forma de comédia: não importa o quanto as configurações familiares mudem, ainda existirão sérios problemas de confiança no seio familiar. Ainda será mais conveniente mentir do que dizer a verdade porque a essência da instituição família não mudou. Será que um dia mudará? Acredito que não, pelo menos não para as “mentirinhas inocentes”. O que torço de verdade é que “grandes mentiras” não existam no ambiente familiar, que as relações familiares consigam acolher com o verdadeiro amor parental esses problemas mais sérios.

E aí? Curtiu essa reflexão sobre Modern Family? Compartilha! Tem algo a acrescentar a essa reflexão sobre Modern Family? Comenta! Quer uma reflexão sobre outra série de comédia? Entra em contato!

Até a próxima e tenham uma boa viagem!

———————————————————————————————

APOIE NOSSAS VIAGENS!

Faça um PIX de APENAS R$0,10 (dez centavos) 

Reflexão sobre Modern Family: PIX

Chave PIX: contato@naudosloucos.com.br

———————————————————————————————

Posted in Reflexões Nerds, Séries / Minisséries and tagged , , , , , , .

Professor de filosofia desde 2014 e nerd desde sempre. Tem como objetivo pessoal mostrar às pessoas que filosofia é importante e não é uma coisa chata. Gosta de falar dos temas filosóficos de forma descontraída e atual, fazendo muitas referências ao universo nerd.