Meu nome é Luiz Claudio Rios Pecoraro Junior, tenho 30 anos, sou professor desde 2014 e mestre em Filosofia desde 2016.
Cursei por dois anos Bacharelado em Filosofia na PUC-RJ (2008 e 2009), mas tive que concluir meu curso de graduação, mudando para Licenciatura, na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (2012), pois não havia possibilidade de continuar com a bolsa da PUC. No meu TCC, desenvolvi a teoria filosófica de Julio Cabrera que possibilita utilizar um filme como “Obra de Filosofia”. Na minha especialização lato sensu em Filosofia da UERJ em 2013, iniciei um estudo sobre a compreensão estética do conceito de imagem e imaginação para o filósofo Gaston Bachelard, finalizando essa pesquisa no meu mestrado (2014-2016), também na UERJ, em que defendi a existência de um método filosófico oculto nas obras de Bachelard, que chamei de ontofenomenologia da imaginação, que consiste na conclusão de que só seria possível apreender o ser da imagem poética ao experimentá-la em uma relação íntima com ela mesma, no momento de sua novidade. Tenho planos para ingressar futuramente no doutorado com uma tese que, aplicando o método da ontofenomenologia da imaginação, é possível defender uma relação íntima entre Mitologia e Cinema, em que o Cinema assume hoje o papel do Mito, ou seja, passar reflexões sobre a vida através de narrativas simbólico-imagéticas.
Iniciei meu magistério em fevereiro de 2014, através de concurso, nas escolas prisionais e socioeducativas do estado do Rio de Janeiro. Durante meu trabalho, busquei ao máximo elevar a autoestima dos meus alunos, incentivando a manutenção do estudo e mostrando a sua importância para a vida e ressocialização. Implementei um plano de estudo de Filosofia e Sociologia com os alunos adolescentes em que toda aula era um combinação de filme e debate sobre os temas do currículo mínimo. Numa escola para mulheres adultas, consegui fazer um minicurso de debate, seguindo os padrões americanos.
Após meu casamento, me mudei para a cidade de Araruama. Fiz transferência para uma escola regular da região e ingressei com uma segunda matrícula através de outro concurso. Até o momento, já consegui reproduzir o minicurso de debate em uma das escolas. Também fui um dos principais organizadores de uma gincana de conscientização e conservação do bem público, que durou uma semana e mobilizou toda uma escola de quase 800 alunos. Criei e Administrei duas edições de um minicurso de Cinema e Filosofia na escola, para por em prática aquilo que acredito ser possível: ensinar filosofia através do cinema.
Na parte administrativa escolar pública, fui tesoureiro por um ano e presidente das comissões organizadoras tanto da eleição dos membros do conselho escolar como do processo consultivo para escolha da nova direção da escola.
Trabalhei entre 2019 e 2021 no Colégio Araruama, lecionando filosofia (ensino médio e ensino fundamental II) e sociologia (ensino médio). Lá, já consegui fazer uma tarde de atividade diferenciada, em comemoração ao dias dos namorados, com confecção e troca de cartões de amizade e debate sobre relacionamentos.
Desde 2020 trabalho no Colégio Sant’Anna com filosofia e sociologia no ensino médio. Durante parte de um bimestre, consegui desenvolver um trabalho de cine-debate, em que os alunos viam o filme ou documentário previamente e usávamos a aula para debater sobre o tema da obra.